GESTAO ESCOLAR: as relações escola e comunidade na EMEB Dr. Clemente Marques Macatrão para melhoria da qualidade do processo ensino aprendizagem em Milagres do Maranhão

Autores

  • Moacir Carlos Nunes Rodrigues Universidade Federal do Maranhão
  • Idayanne de Sousa Araújo Universidade Estadual do Maranhão

Palavras-chave:

Família. Gestão Escolar. Gestão Democrática.

Resumo

O presente estudo versa sobre a gestão escolar: as relações escola e comunidade na EMEB Dr. Clemente Marques Macatrão para melhoria da qualidade do processo ensino - aprendizagem em Milagres do Maranhão. Objetivando analisar a efetivação e atuação dos mecanismos de participação da comunidade escolar, de forma a verificar as metodologias de atuação no processo ensino-aprendizagem e como estas podem refletir em uma efetiva participação da comunidade no processo educacional. A gestão escolar engloba as incumbências que as unidades escolares possuem como elaborar e executar a proposta pedagógica, administrar o pessoal e os recursos materiais e financeiros. O modelo de gestão democrática e participativa valoriza a participação da comunidade no processo de tomada de decisão, construindo os objetivos de forma coletiva. Na gestão democrática o gestor continua sendo o principal responsável pela escola, no entanto, ele divide suas responsabilidades com a comunidade, professores, coordenadores e supervisores. A metodologia deste trabalho é de caráter bibliográfico e de campo. O instrumento utilizado foi a entrevista com diretor, professores e pais. O resultado aponta uma gestão democrática e participativa onde todos os envolvidos participam nas tomadas de decisões. Portanto, quanto mais os pais e a escola estiverem envolvidos, se tornando verdadeiros parceiros, e ambos colaborarem na educação escolar de seus filhos, existirá, uma maior competência para o desenvolvimento de diversas habilidades por parte dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moacir Carlos Nunes Rodrigues, Universidade Federal do Maranhão

Graduado em Licenciatura plena em Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão – CEFET / MA (2004), graduado em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA (2013); é Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada (2008), Especialista em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA (2016) e Especialista em Gestão Educacional / Escolar pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA (2019).

Idayanne de Sousa Araújo, Universidade Estadual do Maranhão

Médica Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2011), com Ênfase em Medicina Veterinária Preventiva atuando na Área de Diagnóstico Laboratorial de Raiva, Diagnóstico Laboratorial de Doenças Infecciosas, Análise Físico-química e Microbiológica de Alimentos e Água. Participou do Programa de Aperfeiçoamento Técnico em Medicina Veterinária (RESIDÊNCIA) pelo Hospital Veterinário "FRANCISCO EDILBERTO UCHÔA LOPES" da Universidade Estadual do Maranhão (2012). Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri (2013), Especialista em Docência do Ensino Superior e Metodologia do Ensino de Biologia pela Faculdade Evangélica do Meio Norte (2012), Especialista em microbiologia Básica e Clínica pela UNITINS(2018).

Referências

ANDRADE, R. C. A gestão da escola. Porto Alegre: Artmed, 2004.

BRASIL: LDB: Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei 9.394, de 1996. 2º ed. 2001.

BRASIL. Conselho Escolar, gestão democrática da educação e escolha do diretor. Brasília, DF: 2005. v. 5.

CARVALHO, M. E. P. (2000). Relações entre família e escola e suas implicações de gênero. Cadernos de pesquisa, (110), 143-155.

CATANI, A. M. et al. Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2009.

FERREIRA, Edla Maria Batista. Novos tempos e aprendizagens. Jornal Mundo Jovem, Porto Alegre, v. 14, p. 17, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Vozes, 1997.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed.São Paulo: Atlas, 2006

LIBÂNEO, José Carlos. O sistema de organização e gestão da escola In: LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola - teoria e prática. São Paulo, Heccus, 2013.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da Escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia:Alternativa, 2004.

LÜCK, Heloísa et al. A escola participativa: O trabalho do gestor escolar. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

LUCK, H. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, 2009.

MINAYO, M. C. de S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 31. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2012

RIBEIRO, A. I. M; MENIN, A. M. C. Formação do gestor educacional: necessidades da ação coletiva e democrática. São Paulo: Arte e Ciência, 2005.

SAVIANI, D. Escola e democracia: teoria da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. 39.Ed. Campinas: Autores Associados. 2008.

SILVA JÚNIOR, C; RANGEL, M. Nove olhares sobre supervisão. 7. ed. São Paulo: Papirus, 1997.

SOARES, J. M. Família e Escola: parceiras no processo educacional da criança. 2000.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação – 1. ed. – São Paulo: Atlas, 2009.

VASCONCELOS, C. S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político – pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 12 ed. São Paulo: Libertad, 2009.

WERLE, F. O. C. Conselhos escolares: implicações na gestão da escola básica. Rio de Janeiro: DP&A, 2003

Weiss, M. L. L. (1994). Psicopedagogia clínica: uma visão diagnóstica (2a ed., pp.1-24). Porto Alegre: Artes Médicas

Downloads

Publicado

2020-08-05

Como Citar

RODRIGUES, Moacir Carlos Nunes; ARAÚJO, Idayanne de Sousa.
GESTAO ESCOLAR: as relações escola e comunidade na EMEB Dr. Clemente Marques Macatrão para melhoria da qualidade do processo ensino aprendizagem em Milagres do Maranhão
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 3, n. 4, p. 49–66, 5 Ago 2020Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 28 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos