RELAÇÕES ENTRE O ERUDITO E O POPULAR NA ORQUESTRA SINFÔNICA DE TERESINA:um estudo de caso da Cantata Gonzaguiana

Autores

  • Fábio Soares da Costa Universidade Federal do Piaui
  • Sarah Fontenelle Santos Universidade Federal do Piauí
  • Janete de Páscoa Rodrigues Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Cultura. Música. Erudito. Popular. OST.

Resumo

Esse artigo procura analisar, por meio de um estudo de caso, distanciamentos e aproximações entre o erudito e o popular a partir do Projeto Cantata Gonzaguiana, realizado pela Orquestra Sinfônica de Teresina- OST, durante o ano de 2012, com apresentações em diversas cidades do Brasil. A institucionalização histórica da polarização entre o erudito e o popular foi a problemática que nos levou a uma abordagem teórico-crítica, possibilitando-nos o reconhecimento de processos de fusão positivos do ponto de vista cultural e comunicacional, com impacto nos processos de produção e de recepção, tendo como multímetro a repercussão midiática e o atingimento maior de diversos públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Soares da Costa, Universidade Federal do Piaui

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Comunicação – PPGCOM da UFPI - Mestrado em Comunicação. Especialista em Supervisão Escolar pela UFRJ e Educador Físico licenciado pela UFPI.

Sarah Fontenelle Santos, Universidade Federal do Piauí

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação – PPGCOM da UFPI - Mestrado em Comunicação. Especialista em educação contextualizada no semiárido na perspectiva da educação do campo pela UESPI. Jornalista e Relações Públicas graduada pela UESPI.

Janete de Páscoa Rodrigues, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Profa. do PPGCOM - Mestrado em Comunicação da Universidade Federal do Piauí – UFPI.

Downloads

Como Citar

COSTA, Fábio Soares da; SANTOS, Sarah Fontenelle; RODRIGUES, Janete de Páscoa.
RELAÇÕES ENTRE O ERUDITO E O POPULAR NA ORQUESTRA SINFÔNICA DE TERESINA:um estudo de caso da Cantata Gonzaguiana
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 19, n. 14, 4 Jun 2015 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/3507. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos