https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/issue/feed Cambiassu: Estudos em Comunicação 2022-07-04T15:07:17+00:00 Equipe Editorial revistacambiassu@ufma.br Open Journal Systems <p>Publicação do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Mestrado Profissional) da Universidade Federal do Maranhão.</p><p>Missão: Visa a divulgação de pesquisas e estudos na sua área de interesse – Comunicação Social – e aceita trabalhos inéditos para publicação, nas modalidades ensaio, artigo, entrevista e resenha. Foca-se em questões relacionadas ao campo da comunicação e seus mecanismos de produção, distribuição e consumo.</p><p><span>ISSN 2176-5111</span></p><p><span>Periodicidade: Semestral</span></p> https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/19470 A discussão sobre fake news na fanpage do Senado 2022-07-04T15:07:17+00:00 Michel Carvalho da Silva midiacidada@gmail.com <p>O artigo examina a discussão sobre desinformação na fanpage do Senado Federal, identificando rupturas no contrato comunicacional estabelecido tacitamente entre este parlamento e os cidadãos. O corpus de pesquisa é formado por 1.734 comentários extraídos de 47 posts da fanpage do Senado, publicados entre 2013 e 2019, que versam predominantemente sobre o universo das informações falsas. Ao final, verificamos que a comunicação pública do Senado produz enunciados que buscam reforçar a sua imagem de instituição credível de informação pública, em contraponto ao não reconhecimento de autoridade por parte significativa dos leitores da fanpage em questão.</p> 2022-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Direitos cedidos à revista para a primeira publicação https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/19064 Branded content e o ofuscamento do caráter mercadológico na publicidade de medicamentos 2022-05-02T14:16:45+00:00 Daniele de Castro Alves danieledecastroalves@gmail.com Fernanda Ferreira de Abreu fabreu@id.uff.br <p>Este trabalho objetiva refletir de forma crítica sobre o uso do <em>branded content</em> por marcas de medicamentos, a partir do delineamento de algumas características desta abordagem comunicacional (COVALESKI, 2015; MARTÍ-PARREÑO; RUIZ-MAFÉ; SCRIBNER, 2015) e do estudo de caso do analgésico e antitérmico Novalgina, considerando, principalmente, ações de <em>branded content</em> realizadas em 2020 como parte da campanha “O colo cura”, voltada ao incentivo da prática do cuidado. Ao hibridizar a narrativa com entretenimento e usar forte apelo emocional, estas ações acionam mecanismos de persuasão oculta (VÁSQUEZ, 2008), configurando uma publicidade não ostensiva (BRAGAGLIA; FERREIRA, 2017), o que favorece o não cumprimento de itens regulatórios.</p> 2022-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Cambiassu: Estudos em Comunicação https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/19099 Metáforas da Comunicação Organizacional 2022-04-25T23:54:20+00:00 Mariana Carareto mariana.carareto@unesp.br Cassiana Anunciata Caglioni cassiana.caglioni@unesp.br Maria Eugênia Porém maria.porem@unesp.br <p>Este artigo propõe uma reflexão metafórica sobre o fenômeno comunicacional no contexto organizacional para compreender que as organizações se constituem e estão em constante transformação a partir da comunicação. Para isso, desenvolveu-se um estudo teórico bibliográfico, de caráter exploratório, considerando o nexo entre comunicação organizacional e comunicação estratégica para estabelecer associações e analogias que envolvem os processos comunicacionais e o contexto organizacional. Assim, a comunicação é vista pela metáfora da travessia, compreendendo as múltiplas variáveis teóricas e práticas que permeiam a realidade das organizações.</p> 2022-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Direitos cedidos à revista para a primeira publicação https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/19059 O reencontro com quem estava ausente e presente 2022-05-02T14:17:39+00:00 Francisco Alves Junior chicoalv@gmail.com Integrante do projeto de restauração das obras do cineasta Joaquim Pedro de Andrade e incluído como bônus no DVD de Garrincha, alegria do povo (1962), o documentário Histórias Cruzadas (2008), de Alice de Andrade, resgata a vida pública e privada de seu pai. Utilizando-se de um vasto material de arquivo, que inclui fotografias, filmagens caseiras, entrevistas e trechos de filmes realizados por ele, a diretora reconstrói uma parte da sua própria vida e a sua relação com a figura paterna. Diante disso, a nossa intenção neste artigo é compreender como Alice de Andrade reescreve uma parte da sua vida na presença e na ausência do pai ao longo dos anos que separam a morte do diretor e a realização do documentário. 2022-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Cambiassu: Estudos em Comunicação https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/19079 O Reels como instrumento de incentivo à vacinação contra a pandemia 2022-05-02T14:13:34+00:00 Orlando Maurício de Carvalho Berti berti@uespi.br <p>Mostra-se, destaca-se, analisa-se e reflete-se como o <em>Reels</em>, uma das ferramentas do <em>Instagram</em>, é utilizado como instrumento de propagação de boas ideias, reflexões e enfrentamento sobre questões falsas e incentivos à vacinação contra a COVID-19. Leva-se em conta estudo etnográfico dentro da Rede Piauí Sem Covid, fazendo uso dessas ferramentas no combate a desinformação. Nota-se que o <em>Reels</em> tem sido um destacável caminho principalmente por seu alcance, capilaridade e possibilidades comunicacionais de atingir os <em>gatekeepers</em> das gerações contemporâneas das mediações informacionais.</p> 2022-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Direitos cedidos à revista para a primeira publicação https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/18927 Do radiojornalismo esportivo aos podcasts 2022-05-02T14:20:56+00:00 Daniel Gambaro d.gambaro@outlook.com Julio Pereira dos Santos Filho juliodossantos.19@outlook.com <span>Este estudo lista e classifica os formatos das produções indicadas como “Top Podcasts Esportes” nas plataformas <em>Deezer</em> e <em>Spotify, </em>e analisar aquelas que se destacam pela roteirização, produção e pós-produção. O artigo também discute a evolução da presença do esporte no rádio, apontando fatores que influenciam a maioria das produções a seguirem o formato “mesa-redonda”, tanto no rádio como nas novas mídias, comum nos programas esportivos televisivos brasileiros. Nos episódios analisados, buscamos exemplificar o contexto de utilização de elemento da linguagem sonora, além de buscar entender o motivo de produções de alta qualidade se mostrarem tão escassas entre os podcasts esportivos.</span> 2022-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Cambiassu: Estudos em Comunicação https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/19087 O público jovem e os processos de informação em desertos de notícias 2022-04-26T18:24:30+00:00 Elaine Javorski elainejavorski@hotmail.com Heloísa Serrão heloisaserrao28@gmail.com Ingrid Silva ingcarolinne@unifesspa.edu.br Kennidi Silva kennidi.junior@unifesspa.edu.br <p class="p1">Este artigo pretende analisar como os jovens consomem notícias nos chamados "desertos de notícias", ou seja, cidades onde não há produção de jornalismo local. É de interesse deste estudo observar também qual o papel da escola no letramento midiático dos jovens e como desenvolvem uma visão crítica sobre os temas que circulam nas suas redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas. Para tanto, foi aplicado um questionário a 79 jovens de 15 a 24 anos das cidades paraenses de Rondon do Pará, Bagre, Novo Repartimento e Capanema. As reflexões teóricas estão relacionadas às relações dos jovens com a mídia, o consumo de informação local e o letramento midiático.</p> 2022-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Direitos cedidos à revista para a primeira publicação https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/19074 Vem, Meteoro! 2022-05-12T13:41:48+00:00 Vanessa Amália Dalpizol Valiati vanessavaliati@feevale.br Amanda Caroline Dörr Ferreira amandacdorr@gmail.com Alison Gilberto Mota alisongmota@gmail.com <p>Este artigo busca compreender o processo de produção de conteúdo para o YouTube por meio do estudo de caso do canal Meteoro Brasil. Para isso, foi realizado um estudo de caso com abordagem qualitativa, utilizando-se de entrevistas e referências bibliográficas que contextualizam o cenário digital em que a plataforma está inserida. Analisando vídeos publicados pelo canal estudado e a entrevista com seus criadores, foi possível traçar parâmetros utilizados para conceituar uma forma produtiva de criar conteúdo para o YouTube e que tenha a cultura pop como principal temática.</p> 2022-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Direitos cedidos à revista para a primeira publicação https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/19102 Meninas negras em animações infantis 2022-05-26T15:10:50+00:00 Maria Luísa Sousa Reis marialuisasr13@gmail.com Karina Gomes Barbosa karina.barbosa@gmail.com Mariana da Silva Assis mariana.assis@aluno.ufop.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">O objetivo deste trabalho é investigar dez meninas negras protagonistas de animações veiculadas em meios de comunicação do Brasil em 2019. Ancoradas pela leitura de bell hooks (2019) e Gayatri Spivak (2010) sobre feminismos negros e subalternidade e pela perspectiva culturalista Douglas Kellner (2001), analisamos quantitativa e qualitativamente quais representações o audiovisual constrói acerca dessas protagonistas negras e quais afetos e possibilidades são apresentados a elas. Concluímos que há um apagamento da raça nas protagonistas, que ocupam lugares de subalternidade e não refletem a multiplicidade das experiências negras quando são protagonistas únicas.</span></p> 2022-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Direitos cedidos à revista para a primeira publicação https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/19055 Circulação de golpes no WhatsApp entre jovens universitários e o papel da literacia digital na prevenção de phishing 2022-05-02T14:33:01+00:00 Daniela Osvald Ramos dosvald@gmail.com Egle Muller Spinelli egle.spinelli@gmail.com <p>Com o isolamento social imposto pela pandemia do Covid19 em 2020, cresceram os golpes na internet. Neste relato desenvolvemos a noção de espaço e literacia digital como abordagem teórica a este fenômeno que está na intersecção do cibercrime e da comunicação digital. O objetivo foi o de identificar como os golpes de <em>phishing</em> circularam e se apresentaram para jovens universitários no <em>WhatsApp</em> a partir de um questionário online que obteve 356 respostas sobre golpes na internet, realizado de maio a junho de 2020. A observação dos dados demonstra que a noção do espaço no ambiente digital pode ser aplicada para reconhecimento de links falsos, e que a literacia digital tem um papel crucial neste contexto. </p> 2022-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Cambiassu: Estudos em Comunicação https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/19403 Expediente 2022-06-28T13:01:23+00:00 Equipe Editorial revistacambiassu@ufma.br <p>Expediente.</p> 2022-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Direitos cedidos à revista para a primeira publicação https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/19406 Carta dos Editores 2022-06-28T17:26:13+00:00 Equipe Editorial revistacambiassu@ufma.br 2022-06-30T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2022 Direitos cedidos à revista para a primeira publicação