Textos Jornalísticos Nas Revistas De Moda: Um Estudo Das Publicações Usuais na Vogue E Harper´s Bazaar

Autores

  • Thaisa Cristina Bueno UFMA
  • Yanna Duarte Arraes UFMA

DOI:

https://doi.org/10.18764/2176-5111v16n27.2021.3

Palavras-chave:

Gêneros jornalísticos, jornalismo de moda, revista de moda.

Resumo

Este estudo tem por objetivo identificar os textos mais comuns produzidos no jornalismo de moda nacional. Deste modo buscou-se levantar os tipos mais usuais, tendo como foco a classificação de Joffily (1991) e Flores (2018). O recorte de pesquisa elegeu duas revistas de importante circulação no país: Vogue e Harper´s Bazaar. Ao todo foram analisados 517 textos publicados em seis meses nos dois veículos. Conclusivamente o estudo mostra que o texto de jornalismo de moda, ainda que abarque marcas textuais exclusivas, tem focado na produção noticiosa, explorando pouco o viés opinativo e, investido em produções que se encaixam no jornalismo de serviço e no perfil.

 

Journalistic Texts in Fashion Magazines: A study of usual publications in Vogue and Harper ́s Bazaar

Abstract

This study aims to identify the most common texts produced in national fashion journalism. We sought to identify the most usual types, focusing on the Joffily (1991) and Flores (2018) classification. The research selected two magazines of major circulation in the country: Vogue and Harper ́s Bazaar. In all, 517 texts published during six months in both media outlets were analyzed. In conclusion, the study shows that the fashion journalism text, despite exclusive discourse marks, has focused on news production, exploring little opinion and investing in productions that fit the service and profile journalism.

Keywords: Journalistic genres; fashion journalism; fashion magazine.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaisa Cristina Bueno, UFMA

Doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Mestre em Letras Universidade Federal do Mato Grosso o Sul – Campus de Três Lagoas, Graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). É professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Mestrado, na UFMA. Coordena o Grupo de Pesquisa em Comunicação em Cibercultura (GCiber) e integra o Grupo de Pesquisa em Ciberjornalismo, numa parceria entre a UFMA e a UFMS.

E-mail: thaisabu@gmail.com   

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769365A6

Yanna Duarte Arraes, UFMA

Yanna Duarte Arrais é estudante de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão, campus Imperatriz. Integrou por dois anos (2018-2020) o grupo de estudos em Jornalismo e Cibercultura (Gciber) e faz parte parte do grupo Jornalismo de Fôlego, ambos da UFMA. Telefone para contato: (99) 98171-9021.   

Downloads

Publicado

2021-06-25

Como Citar

BUENO, Thaisa Cristina; ARRAES, Yanna Duarte.
Textos Jornalísticos Nas Revistas De Moda: Um Estudo Das Publicações Usuais na Vogue E Harper´s Bazaar
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 16, n. 27, p. 64–84, 25 Jun 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/16522. Acesso em: 18 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos