A Mensagem Fotográfica do Jornalismo de Viagens: metodologia qualitativa para avaliação de Alternativas Textuais

Autores

  • Suely Maciel Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)
  • Matheus Ferreira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)
  • Guilherme Ferreira de Oliveira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

DOI:

https://doi.org/10.18764/2176-5111v16n28.2021.18

Palavras-chave:

jornalismo de viagens, acessibilidade, texto alternativo, deficiência visual.

Resumo

A produção e disponibilização de recursos de acessibilidade, como textos alternativos (Alt), são aspectos necessários para tornar o jornalismo mais acessível. O objetivo deste artigo é comparar a composição de fotografias jornalísticas de viagem com seus respectivos Alt para verificar se a função e/ou conteúdo fotográficos podem ser transmitidos às pessoas com deficiência visual. Para isso, fez-se uma pesquisa exploratória em cadernos de viagem de sites de jornais brasileiros, na qual apenas o conteúdo da Folha de S. Paulo apresentou o recurso em todas as fotos. Fez-se um levantamento das características de composição de três fotos e, com base no Paradoxo Fotográfico de Barthes, comparouse a mensagem imagética com o Alt. Observa-se que os Alt usados não substituem adequadamente as fotos, comprometendo a compreensão total por parte das pessoas com deficiência visual.

The photographic Message of Travel Journalism: qualitative methodology for Alternative Texts evaluation

Abstract

The production and availability of accessibility resources, such as alternative texts (Alt), are necessary aspects to make journalism more accessible. This article compares the composition of travel news photographs with their respective Alt to verify whether the photographic function or content is accessible to visually impaired people. Exploratory research was carried out in travel sections of Brazilian news websites, in which only the Folha de S. Paulo presented the resource. Hence, the composition characteristics of three photographs have been assessed and based on the Barthes Photographic Paradox, there was an examination between the photos message and their Alt. As a result, the Alt used does not adequately replace the images. Such inadequacy compromises the understanding on the part of visually impaired people.

Keywords: Travel Journalism; accessibility; alternative text; visual impairment.

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Biografia do Autor

Suely Maciel, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Semiótica e Linguística Geral pela mesma instituição. Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Docente dos cursos de Graduação em Jornalismo e Relações Públicas e do Programa de Pós-graduação em Mídia e Tecnologia (PPGMiT) da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), campus de Bauru. Líder do Grupo de Pesquisa "Linguagem e Mídia Acessível" (GELIMA) e Coordenadora do projeto de extensão Biblioteca Falada.

Matheus Ferreira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Jornalista e Mestre em Comunicação pela Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), campus de Bauru. Membro do Grupo de Pesquisa "Linguagem e Mídia Acessível" (GELIMA).

Guilherme Ferreira de Oliveira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp)

Graduando do curso de Relações Públicas da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), campus de Bauru. Membro do Grupo de Pesquisa "Linguagem e Mídia Acessível" (GELIMA).

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Publicado

2021-12-28

Como Citar

MACIEL, Suely; FERREIRA, Matheus; OLIVEIRA, Guilherme Ferreira de.
A Mensagem Fotográfica do Jornalismo de Viagens: metodologia qualitativa para avaliação de Alternativas Textuais
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 16, n. 28, p. 44–64, 28 Dez 2021Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 18 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos