DA ESCRITA À LEITURA:

O DIALOGISMO DO DISCURSO MULTISSEMIÓTICO DE CLARICE FREIRE NO INSTAGRAM

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.21

Palabras clave:

Poesia visual, Gêneros discursivos, Redes Sociais, Multimodalidade

Resumen

Os avanços tecnológicos e o surgimento das redes sociais possibilitaram tanto a emergência de novos gêneros discursivos, quanto a reinvenção de gêneros que já existiam. Nesse cenário, identifica-se a poesia visual da escritora Clarice Freire, publicada no Instagram, como um exemplo de gênero que combina múltiplas semioses para a construção de sentidos. Diante disso, o presente artigo se justifica pela necessidade de aprofundar as pesquisas acerca das práticas discursivas digitais e tem como objetivo discutir sobre o discurso multissemiótico da poesia visual de Clarice Freire no Instagram e suas contribuições para o processo de leitura de textos digitais. Para alcançá-lo, a metodologia adotada foi a qualitativa, do tipo estudo de caso, acerca da poesia visual da autora Clarice Freire no Instagram. A fundamentação teórica se baseia na Análise Dialógica do Discurso de Bakhtin e nas suas concepções de gêneros, bem como no aporte teórico de Santaella para a caracterização da multimodalidade e dos tipos de leitores. Como resultados, houve a seleção de quatro textos, sobre os quais se realizou a discussão acerca dos aspectos multissemióticos do discurso da autora. Por fim, concluiu-se que a articulação de múltiplas semioses aliada à veiculação dos textos nos meios digitais potencializa a multimodalidade desse gênero que tem cada vez mais se reinventado na realidade virtual.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cristina Albert Mesquita, Universidade Católica de Pernambuco

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco e bolsista da CAPES. Especialista em Escrita Criativa pela PUC-RS/UNICAP (2020). Graduada em Licenciatura em Letras Português e Inglês pela Universidade Católica de Pernambuco (2022). Graduada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2017).

Roberta Varginha Ramos Caiado

Pós-Doutorado em Linguística Aplicada pela UCPEL. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Mestre em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. rofessora/Pesquisadora da Universidade Católica de Pernambuco. Membro - colaboradora do Centro de Estudos em Educação e Linguagem - CEEL - da UFPE. Pesquisadora do NEHTE - UFPE.

Citas

ALMEIDA; Sandy Tavares de; PEREIRA, Márcia Helena de; AMORIM, Marina Martins Pinchemel. Dialogia da linguagem em Post de Facebook: pressupostos bakhtinianos em gênero discursivo digital. Revista Philologus, Ano 28, n. 82, Rio de Janeiro: CiFEFiL, jan./mai. 2022, p. 86-100.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. 1ª ed. São Paulo: Editora 34,2016.

BAKHTIN, Mikhail. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. São Paulo: Editora 34, 2017.

BRAIT, Beth; MELO, Rosineide de. Enunciado/enunciado concreto/enunciação. In. BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: conceitos-chave. 5ªed. 7ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2021, p. 61-78.

CAVALCANTE, Mônica Magalhães, et al. Linguística textual: conceitos e aplicações. 1ª ed. Campinas: Pontes editores, 2022.

COSCARELLI, Carla Viana. Tecnologias para aprender. 1ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

DENCKER, Klaus Peter. Da poesia concreta à poesia visual: um olhar para o futuro dos meios eletrônicos. In: VIEIRA, André Soares; DINIZ, Thais Flores Nogueira (Org.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. v. 2. Belo Horizonte: Rona Editora: FALE/UFMG, 2012.p. 131-153.

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & Diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. 1ª ed. São Paulo: Parábola, 2020.

FERNANDES, Caroline Bertini. A poesia visual de Clarice Freire e o leitor no Instagram: Estudo de caso sobre a

intermidialidade da poesia publicada na internet. 2019. 160 f.

Mestrado (Estudo de Linguagens) – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul,

FREIRE, Clarice de Souza. O fenômeno da reelaboração da poesia visual contemporânea brasileira: entre as redes sociais e os livros. 2021.

f Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. Mestrado em Ciências da Linguagem, 2021.

FREIRE, Clarice de Souza. Pó de Lua. 1ª ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014.

FREIRE, Clarice de Souza. Pó de Lua nas noites em claro. 1ª ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2016.

FREIRE, Clarice de Souza. Podeluaoficial.instagram. Disponível em: <https://www.instagram.com/podeluaoficial/>. Acesso em: 06 de junho de 2023.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. 3ª ed. 5ª impressão. São Paulo: Contexto, 2011.

MACHADO, Irene. Gêneros Discursivos. In. BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: conceitos-chave. 5ª ed. 7ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2021, p. 151-166.

OLDONI, Cristiano. Práticas discursivas intersemióticas: dos tópicos semantizadores à construção de sentidos em textos multimodais de gêneros digitais. 2020. 150 f Tese (Doutorado) - Universidade de Passo Fundo. Programa de Pós-Graduação em Letras. Doutorado em Letras. 2020

PAVEAU, Marie-Anne. Análise do discurso digital: dicionário das formas e das práticas. Campinas: Pontes, 2021.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Manual de Pesquisa em Estudos Linguísticos. 1ª ed. São Paulo:

Parábola, 2019.

PINTO, Maria do Sameiro Oliveira. A literatura contemporânea no Instagram: a escrita feminina na instapoesia de Rupi Kaur. 2022. Dissertação de Mestrado – Universidade do Minho. Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas. Mestrado em Tradução e Comunicação Multilíngue. 2022.

SANTAELLA, Lucia. Leitura de Imagens. 1ª ed. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.

SANTAELLA, Lucia. Comunicação Ubíqua: Repercussões na cultura e na Educação. São Paulo: Paulus, 2013.

SANTAELLA, Lucia. Humanos hiper-híbridos: linguagens e cultura na segunda era da internet. 1ª ed. São Paulo: Paulus, 2021.

SOUSA, Francisco Diego; PEREIA, Crígina Cibelle. Proposta de leitura do gênero discursivo meme com enfoque nos multiletramentos. Instrumento: Revista de Estudos e Pesquisa em Educação, Juiz de Fora, v. 24, n. 1,

jan./abr. 2022, p. 247-261.

YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e método. 5ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

Publicado

2023-08-30

Cómo citar

MESQUITA, Cristina Albert; CAIADO, Roberta Varginha Ramos.
DA ESCRITA À LEITURA:: O DIALOGISMO DO DISCURSO MULTISSEMIÓTICO DE CLARICE FREIRE NO INSTAGRAM
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 8, n. 23, p. 49–70, 30 ago. 2023 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/21693. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Leitura e escrita: diferentes práticas e concepções