DA ESCRITA À LEITURA:
O DIALOGISMO DO DISCURSO MULTISSEMIÓTICO DE CLARICE FREIRE NO INSTAGRAM
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n23.2023.21Palabras clave:
Poesia visual, Gêneros discursivos, Redes Sociais, MultimodalidadeResumen
Os avanços tecnológicos e o surgimento das redes sociais possibilitaram tanto a emergência de novos gêneros discursivos, quanto a reinvenção de gêneros que já existiam. Nesse cenário, identifica-se a poesia visual da escritora Clarice Freire, publicada no Instagram, como um exemplo de gênero que combina múltiplas semioses para a construção de sentidos. Diante disso, o presente artigo se justifica pela necessidade de aprofundar as pesquisas acerca das práticas discursivas digitais e tem como objetivo discutir sobre o discurso multissemiótico da poesia visual de Clarice Freire no Instagram e suas contribuições para o processo de leitura de textos digitais. Para alcançá-lo, a metodologia adotada foi a qualitativa, do tipo estudo de caso, acerca da poesia visual da autora Clarice Freire no Instagram. A fundamentação teórica se baseia na Análise Dialógica do Discurso de Bakhtin e nas suas concepções de gêneros, bem como no aporte teórico de Santaella para a caracterização da multimodalidade e dos tipos de leitores. Como resultados, houve a seleção de quatro textos, sobre os quais se realizou a discussão acerca dos aspectos multissemióticos do discurso da autora. Por fim, concluiu-se que a articulação de múltiplas semioses aliada à veiculação dos textos nos meios digitais potencializa a multimodalidade desse gênero que tem cada vez mais se reinventado na realidade virtual.
Descargas
Citas
ALMEIDA; Sandy Tavares de; PEREIRA, Márcia Helena de; AMORIM, Marina Martins Pinchemel. Dialogia da linguagem em Post de Facebook: pressupostos bakhtinianos em gênero discursivo digital. Revista Philologus, Ano 28, n. 82, Rio de Janeiro: CiFEFiL, jan./mai. 2022, p. 86-100.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. 1ª ed. São Paulo: Editora 34,2016.
BAKHTIN, Mikhail. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. São Paulo: Editora 34, 2017.
BRAIT, Beth; MELO, Rosineide de. Enunciado/enunciado concreto/enunciação. In. BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: conceitos-chave. 5ªed. 7ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2021, p. 61-78.
CAVALCANTE, Mônica Magalhães, et al. Linguística textual: conceitos e aplicações. 1ª ed. Campinas: Pontes editores, 2022.
COSCARELLI, Carla Viana. Tecnologias para aprender. 1ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
DENCKER, Klaus Peter. Da poesia concreta à poesia visual: um olhar para o futuro dos meios eletrônicos. In: VIEIRA, André Soares; DINIZ, Thais Flores Nogueira (Org.). Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. v. 2. Belo Horizonte: Rona Editora: FALE/UFMG, 2012.p. 131-153.
FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & Diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. 1ª ed. São Paulo: Parábola, 2020.
FERNANDES, Caroline Bertini. A poesia visual de Clarice Freire e o leitor no Instagram: Estudo de caso sobre a
intermidialidade da poesia publicada na internet. 2019. 160 f.
Mestrado (Estudo de Linguagens) – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul,
FREIRE, Clarice de Souza. O fenômeno da reelaboração da poesia visual contemporânea brasileira: entre as redes sociais e os livros. 2021.
f Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica de Pernambuco. Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. Mestrado em Ciências da Linguagem, 2021.
FREIRE, Clarice de Souza. Pó de Lua. 1ª ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014.
FREIRE, Clarice de Souza. Pó de Lua nas noites em claro. 1ª ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2016.
FREIRE, Clarice de Souza. Podeluaoficial.instagram. Disponível em: <https://www.instagram.com/podeluaoficial/>. Acesso em: 06 de junho de 2023.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. 3ª ed. 5ª impressão. São Paulo: Contexto, 2011.
MACHADO, Irene. Gêneros Discursivos. In. BRAIT, Beth (org.). Bakhtin: conceitos-chave. 5ª ed. 7ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2021, p. 151-166.
OLDONI, Cristiano. Práticas discursivas intersemióticas: dos tópicos semantizadores à construção de sentidos em textos multimodais de gêneros digitais. 2020. 150 f Tese (Doutorado) - Universidade de Passo Fundo. Programa de Pós-Graduação em Letras. Doutorado em Letras. 2020
PAVEAU, Marie-Anne. Análise do discurso digital: dicionário das formas e das práticas. Campinas: Pontes, 2021.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e. Manual de Pesquisa em Estudos Linguísticos. 1ª ed. São Paulo:
Parábola, 2019.
PINTO, Maria do Sameiro Oliveira. A literatura contemporânea no Instagram: a escrita feminina na instapoesia de Rupi Kaur. 2022. Dissertação de Mestrado – Universidade do Minho. Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas. Mestrado em Tradução e Comunicação Multilíngue. 2022.
SANTAELLA, Lucia. Leitura de Imagens. 1ª ed. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.
SANTAELLA, Lucia. Comunicação Ubíqua: Repercussões na cultura e na Educação. São Paulo: Paulus, 2013.
SANTAELLA, Lucia. Humanos hiper-híbridos: linguagens e cultura na segunda era da internet. 1ª ed. São Paulo: Paulus, 2021.
SOUSA, Francisco Diego; PEREIA, Crígina Cibelle. Proposta de leitura do gênero discursivo meme com enfoque nos multiletramentos. Instrumento: Revista de Estudos e Pesquisa em Educação, Juiz de Fora, v. 24, n. 1,
jan./abr. 2022, p. 247-261.
YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e método. 5ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Afluente: Revista de Letras e Linguística
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Direitos autorais Afluente: Revista Eletrônica de Letras e Linguística
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.