LETRAMENTO CRÍTICO CULTURAL, LEITURA DE MUNDO E FORMAÇÃO DA CIDADANIA

proposta didático-metodológicas em tempos de pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v7n20.2022.14

Palabras clave:

Letramento crítico cultural, Leitura de mundo, Formação de Cidadania, Propostas didático-metodológica.

Resumen

Objetivo do artigo é demonstrar a contribuição da teoria crítica cultural para constituição de um letramento de caráter crítico cultural para a formação da cidadania. Essa pesquisa foi desenvolvida no contexto da pandemia do Covid-19 em aulas remotas e a metodologia empregada foi bibliográfica, explicativa e descritiva de abordagem qualitativa, para embasar a noção do letramento, utilizou-se os trabalhos de: (STREET, 2003); (KLEIMAN,1995); (SOARES, 2002); (ROJO, 2009), já no âmbito da Crítica cultural: (SANTOS, 2016); (VIEIRA, 2016); (SEIDEL, 2008); (RICHARD, 2002). Na proposta didático-metodológica foram esquematizados roteiros de estudos e diários de bordo. Os estudos que abordam os letramentos e a crítica cultural estão relacionados a um projeto de emancipação do sujeito. Entre as principais contribuições do referencial, destaca-se a construção de um conceito para o letramento crítico cultural. Participaram das aulas remotas, quinze (15) estudantes e dez (10) fizeram o diário de bordo. A teoria Crítica Cultural aplicada nos encontros remotos tem mostrado como resultado uma proposta promissora para se pensar no projeto humano de emancipação, pois durante os encontros e anotações colhidas dos diários de bordo foram comprovadas ações como: protagonismo juvenil envolvidos no ato de reconhecimento das fragilidades locais e dos poderes locais, de falar em nome das minorias e de se posicionar pelo reconhecimento de valores universais, como ética, liberdade, democracia e justiça social. Esses resultados de mediação e intervenção crítico cultural abre caminhos para a formação da cidadania e formação de leitor crítico do mundo.

 

 

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Biografía del autor/a

Wellington Neves Vieira, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutorando em Crítica Cultural – Universidade do Estado da Bahia- UNEB- Campus-II- Alagoinhas- Professor da Educação Básica do estado de Alagoas. É membro do Grupo de Pesquisa “UBUNTU - Educação Contextualizada, Processos Teóricos, Metodológicos e Tecnológicos Aplicados à Produção de Dispositivos Didáticos” - CNPQ, na Linha de Pesquisa “Políticas Educacionais, Gestão Educacional, Currículo e Diversidade Cultural”, pela Universidade do Estado da Bahia- UNEB. 

Licia Soares de Souza, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Bahia (1976), mestrado em Letras Modernas - Université de Toulouse II - Le Mirail (1977) e doutorado em Semiologia - Universite du Quebec (1989). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação Crítica Cultural da UNEB (1984), e professora associada na Université du Québec à Montréal . Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: americanidade, literatura comparada, literatura brasileira, telenovela e Canudos. Membro do GT Relações interamericanas da ANPOLL, membro de FIGURA (estudos do imaginário) na UQAM, membro do ateliê de goepoética LA TRAVERSÉE, na UQAM, membro do Centro de Estudos em Literatura Quebequense (CRLICQ). Vice-presidente da Association Internationale d'Études Québécoises, para as Américas. Finalista do prêmio Roberto Santos (FAPESB) na área de Letras, em 2017. Oficial da Ordem do Rio Branco, condecoração do governo brasileiro por serviços prestados no exterior à cultura nacional ( Canadá, França, Alemanha).

Citas

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Publicado

2022-02-28

Cómo citar

VIEIRA, Wellington Neves; DE SOUZA, Licia Soares.
LETRAMENTO CRÍTICO CULTURAL, LEITURA DE MUNDO E FORMAÇÃO DA CIDADANIA: proposta didático-metodológicas em tempos de pandemia
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, p. 278–300, 28 feb. 2022 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/16721. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Estudos Literários