O ENSINO DO LÉXICO EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CATALÃO-GO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v7n21.2022.20

Palabras clave:

Léxico, Livro didático, Ensino

Resumen

Nesta pesquisa, analisam-se duas coleções de livros didáticos de Língua Portuguesa – uma do Ensino Fundamental e outra do Ensino Médio – utilizados em uma escola pública de Catalão-GO, a fim de compreender qual o lugar dedicado ao léxico. Para tanto, realizou-se a quantificação e análise das atividades lexicais neles presentes, verificando-se os conteúdos lexicais abordados, a sua gradação – do mais simples para o mais complexo (DIAS, 2004) e se elas estão em consonância com os documentos oficiais nacionais. Realizou-se também o cotejo temático entre as atividades das coleções. Os estudos de Biderman (2001), Villalva e Silvestre (2014), Antunes (2012), Correia (2011) e Liska (2018) serviram de referencial teórico sobre o léxico, seu ensino e a ampliação lexical. Observou-se que o espaço dedicado ao léxico no Ensino Fundamental é maior que no Ensino Médio e, consequentemente, há mais possibilidades de ampliação lexical naquele, pois existem mais atividades e aspectos lexicais abordados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernanda Mendes Pereira, Universidade Federal de Goiás (Universidade Federal de Catalão - em transição)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.

Vanessa Regina Duarte Xavier, Universidade Federal de Goiás (Universidade Federal de Catalão - em transição)

Professora doutora na Unidade Acadêmica Especial de Letras e Linguística (UAELL) e no Progrma de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.

Citas

ANTUNES, I. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

ANTUNES, I. O território das palavras: estudo do léxico em sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

ASSUNÇÃO, C. D. de. Ampliação vocabular: Glossário e textos do Livro Didático de Língua Portuguesa “Vontade de saber Português” do 9º Ano. 2015. 118 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Letras, Uberlândia.

BIDERMAN, M. T. C. Teoria lingüística: teoria lexical e lingüística computacional. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: 1998.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília, 2000.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica Semtec. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - Linguagens Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o Ensino Médio: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, 2006.

BRITTO, L. P. L. A sombra do caos: ensino de língua x tradição gramatical. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1997.

CEREJA, W. R; MAGALHÃES, T. C. Português linguagens, 1. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2013a.

______. Português linguagens, 2. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2013b.

______. Português linguagens, 3. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2013c.

COELHO, B. J. A comunicação verbal e suas implicações didático-pedagógicas. 3. ed. Goiânia: Trilhas Urbanas, 2005.

CORREIA, M. Produtividade lexical e ensino da língua. In: VALENTE, A. C.; PEREIRA, M. T. G. (Orgs.). Língua Portuguesa: descrição e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. p. 224-237.

DIAS, E. O ensino do léxico: do livro didático às oficinas de vocabulário. 2004. 204 f. Tese (Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista. São Paulo.

FARACO, C. E; MOURA, F. M. de. Português nos dias de hoje, 8° ano. São Paulo: Leya, 2012a.

______. Português nos dias de hoje, 9° ano. São Paulo: Leya, 2012b.

LEFFA, V. J. Aspectos externos e internos da aquisição lexical. In: LEFFA, Vilson J. (Org.) As palavras e sua companhia: o léxico na aprendizagem das línguas. Pelotas: EDUCAT, 2000. p. 15-44.

LISKA, G. J. R. O estudo do léxico na sala de aula: Investigação do ensino dos processos semânticos de formação de palavras sob a perspectiva da Semântica de Contextos e Cenários (SCC). 2018. 265 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte.

MAGALHÃES, I. C. A. V. Campos lexicais e desenvolvimento de vocabulário na educação pré-escolar. 2015. Departamento de Educação, Universidade de Aveiro.

RIBEIRO, C. G. Estudo sobre o uso de dicionários nas salas de 4º e 5º anos da rede pública de Catalão-GO. 2014. 112 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem). Universidade Federal de Goiás, Regional Catalão.

SALZANO, J. T. Análise de um livro didático em língua portuguesa. Integração, São Paulo, n. 42, p. 285-293, jul./set. 2004.

VILLALVA, A; SILVESTRE, J. P. Introdução ao estudo do léxico: descrição e análise do Português. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

Publicado

2022-09-17

Cómo citar

PEREIRA, Fernanda Mendes; XAVIER, Vanessa Regina Duarte.
O ENSINO DO LÉXICO EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CATALÃO-GO
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 7, n. 21, p. 95–119, 17 sep. 2022 Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/16697. Acesso em: 23 nov. 2024.