POLÍTICAS MONOLÓGICAS, SABERES E FAZERES DIALÓGICOS EM DISPUTA: sentidos em construção na formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2865v28nEp.2024.36Palavras-chave:
Formação de professores, políticas públicas, currículoResumo
O texto discute as políticas de formação de professores em três movimentos: a resistência à imposição da Resolução CNE/CP 02/2019 e a luta pela retomada da Resolução CNE/CP 02/2015; o processo de reforma político-curricular no curso de Pedagogia do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ e a retirada das disciplinas de ciências humanas no currículo do Novo Ensino Médio. Essa discussão propõe a reflexão sobre os processos monológicos impostos pelas políticas públicas, a partir de 2016, e a construção dialógica do enfrentamento dessa realidade silenciadora e opressora. Nesse diálogo, apostamos na possibilidade da heteroglossia, em detrimento da desestabilização e centrifugação monologizante dos processos formativos. A metodologia empregada parte da análise e reflexão sobre as políticas, ações e experiências, em nível nacional e local e sobre os processos militantes nesses movimentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
REVISTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Termo de Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas)
- Declaro que participei da elaboração do trabalho referido, em parte ou no todo; que não omiti qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Declaro tratar-se de texto original, isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Declaro que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto a possibilidade de sua publicação esteja sendo considerada pela RPP;
- Declaro que transfiro os direitos autorais do trabalho especificado para a RPP, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem prévia autorização dessa Revista.
- Declaro que tenho conhecimento que a cessão do texto à RPP é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela sua utilização.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.