IMPASSES E DESAFIOS DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA

Autores

  • Ana Maria Marques Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Maria Aparecida da Silva Cabral Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Warley da Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Patrícia Bastos de Azevedo Universidade Federal Rural do Río de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865.v26nEp495-513

Palavras-chave:

Formação inicial e continuada de Professores, ensino de História, estágio Supervisionado, subversão Pedagógica

Resumo

O artigo trata da formação dos professores de História em suas modalidades inicial e continuada. Os duros ataques a esta formação têm colocado em xeque a autonomia da universidade pública e a garantia da qualidade no ensino superior brasileiro. É urgente garantir a formação como um momento de subversão do trabalho alienado e promoção do pensamento democrático, autônomo e laico. Destaca a relevância do estágio supervisionado, assim como os desafios e as possibilidades enfrentadas para a realização deste na forma remota, como estratégia de “sobrevivência” experimentadas no período pandêmico. A estes, se alinham as reflexões sobre a formação continuada, aqui pelo viés do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), cujo público-alvo são, justamente, os professores da disciplina História, que atuam na educação básica

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

SANTOS, Ana Maria Marques; CABRAL, Maria Aparecida da Silva; COSTA, Warley da; AZEVEDO, Patrícia Bastos de.
IMPASSES E DESAFIOS DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA
. Revista de Políticas Públicas, v. 26, n. Especial, p. 495–513, 30 Dez 2022 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/20298. Acesso em: 4 nov 2024.