POLÍTICAS MONOLÓGICAS, SABERES E FAZERES DIALÓGICOS EM DISPUTA: sentidos em construção na formação de professores

Autores

  • Patrícia Bastos de Azevedo
  • Ana Maria Marques Santos
  • Lucilia Augusta Lino

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2865v28nEp.2024.36

Palavras-chave:

Formação de professores, políticas públicas, currículo

Resumo

O texto discute as políticas de formação de professores em três movimentos: a resistência à imposição da Resolução CNE/CP 02/2019 e a luta pela retomada da Resolução CNE/CP 02/2015; o processo de reforma político-curricular no curso de Pedagogia do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ e a retirada das disciplinas de ciências humanas no currículo do Novo Ensino Médio. Essa discussão propõe a reflexão sobre os processos monológicos impostos pelas políticas públicas, a partir de 2016, e a construção dialógica do enfrentamento dessa realidade silenciadora e opressora. Nesse diálogo, apostamos na possibilidade da heteroglossia, em detrimento da desestabilização e centrifugação monologizante dos processos formativos. A metodologia empregada parte da análise e reflexão sobre as políticas, ações e experiências, em nível nacional e local e sobre os processos militantes nesses movimentos.

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Publicado

2024-10-22

Como Citar

AZEVEDO, Patrícia Bastos de; SANTOS, Ana Maria Marques; LINO, Lucilia Augusta.
POLÍTICAS MONOLÓGICAS, SABERES E FAZERES DIALÓGICOS EM DISPUTA: sentidos em construção na formação de professores
. Revista de Políticas Públicas, v. 28, n. Especial, p. 633–652, 22 Out 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/24514. Acesso em: 21 dez 2024.