O desenvolvimento da memória no processo pedagógico da conscientização segundo Jean-Jacques Rousseau

Autori

  • Geraldo Márcio da Silva Universidade Federal de Goiás (UFG)

Parole chiave:

Educação, Memória, Processo Pedagógico, Conscientização, Rousseau

Abstract

Este trabalho trata do desenvolvimento da memória no processo pedagógico da conscientização segundo Jean-Jacques Rousseau. Além das aquisições de memórias fisiológicas com o tempo cronológico da vida humana, investiga-se a ação delas no processo ensino-aprendizado do artista enquanto ser capaz de emprestar seu corpo para as personagens teatrais. Ele adquire a capacidade de aprender utilizar o corpo, seu instrumento de trabalho, para acessar diretamente as memórias na projeção temporal das personagens que figuram a cena teatral. Dadas as lembranças advindas do desenvolvimento sensorial, o corpo apreende no ato cênico o movimento para a transmutação da persona humana para a própria obra de arte teatral. Para que a ação cênica seja fiel à composição teatral cabe a memória tornar, no corpo do ator, expressões significativas da imitação com vistas à aparência. Neste intento investiga-se no Emílio o desenvolvimento pedagógico pensado por Rousseau afim de estabelecer o movimento físico e intelectual até o ápice cênico, seja ele dado no teatro ou na sociedade. Além do romance pedagógico utilizar-se-á a Carta a D’Alembert sobre os Espetáculos Teatrais; o Ensaio Sobre a Origem das Línguas; o Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens; Do Contrato Social ou Princípios do Direito Político. No íntimo das caracterizações das personagens utilizar-se-á a tríade que dá vida a personagem do compositor que é o próprio Rousseau em seus escritos: Os Devaneios do Caminhante Solitário; as Confissões; os Diálogos: Rousseau Juiz de Jean-Jacques e por fim o conceito das palavras teatrais no Dicionário de Música. Assim, ver-se-á nestas obras uma abrangência de personagens que compõem a trama teatral rousseauista, que configura o pedagógico, o político e o estético. Como o teatro é limitado a um espaço temporal, textual e figurado, dada as circunstâncias prescritas para a sua existência, cabe entender o papel da consciência diante da educação estética.

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Biografia autore

Geraldo Márcio da Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutorando PPGE/FE/UFG – Bolsista da FAPEG/GO

Riferimenti bibliografici

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Pubblicato

2025-12-08

Come citare

da Silva, G. M. (2025). O desenvolvimento da memória no processo pedagógico da conscientização segundo Jean-Jacques Rousseau. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 73–83. Recuperato da https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/28290

Fascicolo

Sezione

Dossiê Temático "Rousseau, Kant & Diálogos - Seção Educação, Ética e Estética"