O desenvolvimento da memória no processo pedagógico da conscientização segundo Jean-Jacques Rousseau
Palabras clave:
Educação, Memória, Processo Pedagógico, Conscientização, RousseauResumen
Este trabalho trata do desenvolvimento da memória no processo pedagógico da conscientização segundo Jean-Jacques Rousseau. Além das aquisições de memórias fisiológicas com o tempo cronológico da vida humana, investiga-se a ação delas no processo ensino-aprendizado do artista enquanto ser capaz de emprestar seu corpo para as personagens teatrais. Ele adquire a capacidade de aprender utilizar o corpo, seu instrumento de trabalho, para acessar diretamente as memórias na projeção temporal das personagens que figuram a cena teatral. Dadas as lembranças advindas do desenvolvimento sensorial, o corpo apreende no ato cênico o movimento para a transmutação da persona humana para a própria obra de arte teatral. Para que a ação cênica seja fiel à composição teatral cabe a memória tornar, no corpo do ator, expressões significativas da imitação com vistas à aparência. Neste intento investiga-se no Emílio o desenvolvimento pedagógico pensado por Rousseau afim de estabelecer o movimento físico e intelectual até o ápice cênico, seja ele dado no teatro ou na sociedade. Além do romance pedagógico utilizar-se-á a Carta a D’Alembert sobre os Espetáculos Teatrais; o Ensaio Sobre a Origem das Línguas; o Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens; Do Contrato Social ou Princípios do Direito Político. No íntimo das caracterizações das personagens utilizar-se-á a tríade que dá vida a personagem do compositor que é o próprio Rousseau em seus escritos: Os Devaneios do Caminhante Solitário; as Confissões; os Diálogos: Rousseau Juiz de Jean-Jacques e por fim o conceito das palavras teatrais no Dicionário de Música. Assim, ver-se-á nestas obras uma abrangência de personagens que compõem a trama teatral rousseauista, que configura o pedagógico, o político e o estético. Como o teatro é limitado a um espaço temporal, textual e figurado, dada as circunstâncias prescritas para a sua existência, cabe entender o papel da consciência diante da educação estética.
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Citas
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Tradução: Alfredo Bosi. Tradução dos novos textos: Ivone Castilho Benedetti. São Paulo. Martins Fontes, 2000.
FAÇANHA, Luciano da Silva. Filosofia e Literatura: da antiguidade clássica à modernidade da ilustração. São Luís. EDUFMA, 2024.
PAIVA, Wilson Alves de. O Emílio de Rousseau: e a formação do cidadão do mundo moderno. Belo Horizonte. Editora Dialética, 2021.
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ROUSSEAU, Jean-Jacques. Confissões. Tradução livros I a X: Raquel de Queiroz; livros XI e XII: José Benedicto Pinto. Bauru, SP. EDIPRO, 2008.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Diálogos: Rousseau Juiz de Jean-Jacques. Tradução: Jacira de Freitas e Claudio A. Reis. São Paulo. Editora da UNESP, 2022.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Dicionário de Música. Tradução, apresentação e notas por Fabio Stieltjes Yashshima. Editora Unesp. São Paulo, 2021.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens. Introduções e notas: Paul Arbousse-Bastide e Lourival Gomes Machado. São Paulo. Abril Cultural, 1983b.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da Educação. Tradução: Roberto Leal Ferreira. São Paulo. Martins Fontes, 2004.
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