Gamificação no processo de aprendizagem de algoritmos no curso técnico em Redes de Computadores no Centro de Excelência em Ensino Profissionalizante José Figueiredo Barreto, em Sergipe

Auteurs-es

Mots-clés :

Algoritmo; Aprendizagem Significativa; Ensino Profissionalizante; Gamificação.

Résumé

A abordagem do ensino profissionalizante no Brasil tem sido confrontada com desafios significativos, especialmente no que diz respeito à eficácia do aprendizado, à motivação e à questão da evasão escolar dos estudantes. Nesse contexto, a integração da gamificação com a educação profissionalizante emerge como uma estratégia inovadora e promissora na tentativa de engajar os estudantes no aprendizado da disciplina de algoritmo. Assim, a proposta dessa pesquisa é compreender como a gamificação pode auxiliar no processo de aprendizagem dos discentes da disciplina de Algoritmo do Centro de Excelência em Ensino Profissional José Figueiredo Barreto. Quanto à metodologia adotada, pautou-se na abordagem qualitativa, de natureza exploratória, no que tange aos procedimentos de pesquisa-formação. Os resultados apresentados geram resultados valiosos para pesquisas futuras, bem como a sugestão de revisão em pontos da gamificação.

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Bibliographies de l'auteur-e

Elinario Santos Costa, Universidade Tiradentes (UNIT)

Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes, UNIT

Alana Danielly Vasconcelos, Universidade Tiradentes (UNIT)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo (PRODEMA-UFS). Doutora em Educação pelo PPGED (UFS). Pós- Graduada em Gestão, Educação e Segurança em Trânsito e Transportes pela Universidade Tiradentes. Pós- Graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade UniBF, Brasil. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Contemporaneidade (EDUCON). Membro do SEMINALIS - Grupo de Pesquisa em Tecnologias Intelectuais e Aprendizagens Contemporâneas. Revisora Técnica na Revista Internacional EDUCON. Coordenadora Editorial da Revista Internacional EDUCON. Atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Educacional, Pedagogia de Projetos, Meio Ambiente (Educação Ambiental e Gestão Ambiental), Mobilidade Urbana (Educação para o Trânsito, Acessibilidade), Educação Especial e Inclusiva e Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação -TDIC, Metodologias Ativas e Ensino Híbrido. Ocupou o cargo de Assessora Técnica do Programa UFS Ambiental pela Portaria de número 2101 de 21 de agosto de 2012. Nota: (Programa UFS Ambiental: Programa de Gestão Ambiental da Universidade Federal de Sergipe institucionalizado pela Portaria 0420 de 23 de fevereiro de 2012). Foi a primeira Secretaria Geral do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Aracaju, nomeada pelo Decreto de 28 de maio de 2013 onde atuou por 2 anos e foi a primeira Coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aracaju com atuação de 4 anos neste cargo. Atuou como docente na da Faculdade São Luís de França (FSLF) em Aracaju,Se, onde foi Membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FSLF pela portaria n02/2018 e Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Pedagogia na Faculdade São Luís de França, além de Membro do Conselho Superior na Faculdade São Luís de França. Atuou como Assessora Pedagógica na EAD/UNIT. Atualmente, é Professora Adjunta na Universidade Tiradentes nos cursos de Pedagogia, Psicologia, Ed. Física, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED). (Texto informado pelo autor)

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Publié-e

2025-12-08

Comment citer

Santos Costa, E., & Vasconcelos, A. D. (2025). Gamificação no processo de aprendizagem de algoritmos no curso técnico em Redes de Computadores no Centro de Excelência em Ensino Profissionalizante José Figueiredo Barreto, em Sergipe. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 546–566. Consulté à l’adresse https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/25235

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Rubrique

Artigos Área Livre