Gamification in the algorithm learning process in the Computer Networks technical course at the José Figueiredo Barreto Center of Excellence in Vocational Education in Sergipe

Authors

Keywords:

Algorithm; Meaningful Learning; Vocational Education; Gamification.

Abstract

The approach to vocational education in Brazil has been faced with significant challenges, especially with regard to learning effectiveness, motivation and the issue of student dropout. In this context, the integration of gamification with professional education emerges as an innovative and promising strategy in an attempt to engage students in learning the algorithm discipline. Therefore, the purpose of this research is to understand how gamification can help in the learning process of students in the Algorithm discipline at the José Figueiredo Barreto Center for Excellence in Professional Education. As for the methodology adopted, it was based on a qualitative approach, of an exploratory nature, with regard to research-training procedures. The results presented generate valuable results for future research, as well as suggestions for reviewing gamification points.

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Author Biographies

Elinario Santos Costa, Universidade Tiradentes (UNIT)

Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes, UNIT

Alana Danielly Vasconcelos, Universidade Tiradentes (UNIT)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo (PRODEMA-UFS). Doutora em Educação pelo PPGED (UFS). Pós- Graduada em Gestão, Educação e Segurança em Trânsito e Transportes pela Universidade Tiradentes. Pós- Graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade UniBF, Brasil. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia (NUCA). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Contemporaneidade (EDUCON). Membro do SEMINALIS - Grupo de Pesquisa em Tecnologias Intelectuais e Aprendizagens Contemporâneas. Revisora Técnica na Revista Internacional EDUCON. Coordenadora Editorial da Revista Internacional EDUCON. Atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Educacional, Pedagogia de Projetos, Meio Ambiente (Educação Ambiental e Gestão Ambiental), Mobilidade Urbana (Educação para o Trânsito, Acessibilidade), Educação Especial e Inclusiva e Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação -TDIC, Metodologias Ativas e Ensino Híbrido. Ocupou o cargo de Assessora Técnica do Programa UFS Ambiental pela Portaria de número 2101 de 21 de agosto de 2012. Nota: (Programa UFS Ambiental: Programa de Gestão Ambiental da Universidade Federal de Sergipe institucionalizado pela Portaria 0420 de 23 de fevereiro de 2012). Foi a primeira Secretaria Geral do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Aracaju, nomeada pelo Decreto de 28 de maio de 2013 onde atuou por 2 anos e foi a primeira Coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aracaju com atuação de 4 anos neste cargo. Atuou como docente na da Faculdade São Luís de França (FSLF) em Aracaju,Se, onde foi Membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FSLF pela portaria n02/2018 e Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Pedagogia na Faculdade São Luís de França, além de Membro do Conselho Superior na Faculdade São Luís de França. Atuou como Assessora Pedagógica na EAD/UNIT. Atualmente, é Professora Adjunta na Universidade Tiradentes nos cursos de Pedagogia, Psicologia, Ed. Física, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED). (Texto informado pelo autor)

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Published

2025-12-08

How to Cite

Santos Costa, E., & Vasconcelos, A. D. (2025). Gamification in the algorithm learning process in the Computer Networks technical course at the José Figueiredo Barreto Center of Excellence in Vocational Education in Sergipe. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 546–566. Retrieved from https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/25235

Issue

Section

Artigos Área Livre