Crescimento e contribuições do setor cooperativista no município de Concórdia, Santa Catarina
Résumé
O cooperativismo é uma das características inerentes a sociedade humana. Entende-se que a constituição de cooperativas tende a minimizar os impactos socioeconômicos, promovem a participação, a inclusão social e o desenvolvimento regional, este último compreendido como melhoria da qualidade de vida das pessoas, com geração de trabalho, distribuição de renda, saúde, e bem-estar humano associado ao uso sustentável dos bens naturais. No artigo é analisado o processo histórico de constituição e contribuições do cooperativismo para o desenvolvimento socioeconômico no município de Concórdia, localizado no Oeste de Santa Catarina. A elaboração foi pautada primeiramente em revisão de literatura e posteriormente, na investigação e obtenção in loco de dados das cooperativas do município de Concórdia, SC. Na pesquisa buscou-se saber o ano da fundação da cooperativa, número de sócios cooperados, quantos trabalhadores/colaboradores estão vinculados e as influências deste setor para a contribuição ou não para o desenvolvimento local.
Téléchargements
Références
ALVES, André Gustavo de M. P. As cooperativas agropecuárias e o BRDE – Histórico, Situação Atual e Perspectivas. Diretoria de Planejamento, BRDE. Novembro/2003.
ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO ALTO URUGUAI CATARINENSE (AMAUC). Municípios associados. 2019. Disponível em: <https://www.amauc.org.br/index /municipios-associados/codMapaItem/42427>. Acesso em 05 nov 2019.
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Cooperativismo. Brasília: Mapa/SDC/DENACOOP, 2008.
BRASIL. Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Censo demográfico 2010. Acesso em 10 out 2019.
BRASIL. Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cidades, Concórdia, SC. 2018 Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil /sc/concordia /pesquisa/23/27652?detalhes=true. Acesso em 15 julho de 2019.
BRASIL. Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dados municipais. 2006. Disponível em: . Acesso em 13 out 2019.
BRASIL. Instituto de Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dados agropecuários. 2017. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas/eco nomicas/agricultura-e-pecuaria.html>. Acesso em 13 out 2019.
CANÇADO, Airton Cardoso. Cooperativismo. In: BOULLOSA, Rosana de Freitas (Org.) Dicionário para a formação em Gestão social. Salvador: CIAGS/UFBA, 2014. p. 39 – 41.
CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
CHAVES, Luiz Carlos. Cooperativas autogestionárias: novas perspectivas para as relações de trabalho no Brasil e na Argentina. Concórdia: Faculdade Concórdia (SC), 2009.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL de 05 de outubro de 1988. São Paulo: Atlas, 1989.
HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 17. Ed. São Paulo: Loyola, 2008.
FEDERAÇÃO CATARINENSE DE MUNICÍPIOS (FECAM). Índice de Desenvolvimento Sustentável dos Municípios Catarinenses – 2018. Disponível em: <https://indicadores.fecam.org.br/indice/estadual/ano/2019>. Acesso em 05 nov 2019.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 2. Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.
MARCHESAN, Jairo. A questão ambiental na produção agrícola: um estudo sócio-histórico-cultural no Município de Concórdia (SC). Ijuí: Unijuí, 2003.
MIOR, Luiz Carlos e ESTEVAN, Dimas de Oliveira (Orgs.). Inovações na Agricultura Familiar - As cooperativas descentralizadas em Santa Catarina. Florianópolis (SC): Insular, 2014.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CONCÓRDIA. Anuário Estatístico do Município de Concórdia. ASPLAN. Disponível em: www.concordia.sc.gov.brasplan_estat istica/meioambiente.doc. Acesso em 10 de setembro de 2019.
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, P. B. Metodologia de pesquisa. 3. ed. São Paulo: MacGraw-Hill, 2006.
SALATINO, Alba Cristina Couto dos Santos. “O pequeno padre e pai dos colonos” as representações sociais de Theodor Amstad e suas práticas no Sul do Brasil. Métis: história & cultura, v. 16, n. 32, p. 175-198, 2017.
SEBRAE. Santa Catarina em números: Concórdia/Sebrae (SC). Florianópolis: SEBRAE (SC), 2013.
SERRA, Elpídio. A participação do Estado na formação e desenvolvimento das cooperativas agrícolas no Brasil. Campo-Território: revista de geografia agrária, v. 8, n. 16, p. 6-37, ago., 2013.
VELOSO, Fernando, FERREIRA, Pedro, GIAMBIAGI, Fabio, PESSÔA, Samuel. Desenvolvimento Econômico – Uma perspectiva Brasileira. 1. Ed. Rio de Janeiro: Campus, 2012.