UBUNTU

Experiências em um curso híbrido de formação docente para a educação étnico-racial

Autori

  • Josenilda Rodrigues de Lima Universidade Federal de Alagoas
  • Zezito de Araújo Universidade Federal de Alagoas
  • Regina Maria Ferreira da Silva Lima Universidade Federal de Alagoas
  • Denise Aparecida Rocha Silva Secretaria Municipal de Educação

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n14.2023.16

Parole chiave:

África, história afro-brasileira, educação étnico-racial, formação docente, interfaces digitais

Abstract

A lei 10.639/2003 instituiu o ensino de história e cultura afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares no Brasil. Entretanto, algumas universidades não oferecem este conteúdo em seus cursos de licenciatura, necessitando assim de capacitações como o “Curso Conhecendo a África e fortalecendo nossa identidade”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed)/Maceió, para os/as professores/as da rede municipal, no período de 20 de outubro a 07 de dezembro de 2021. O objetivo deste artigo é relatar a experiência de oferta de três turmas deste curso, na modalidade de ensino híbrido e remoto, com tecnologias digitais. Metodologicamente, descreve-se a experiência, com a reação de cursistas e equipe pedagógica; segue uma abordagem qualitativa, com observação participante; baseia-se em relatos, observações in loco e relatórios finais. O curso possibilitou revisão da história, apresentando o continente africano e sua diversidade histórica e cultural e evidenciando a africanidade no estado de Alagoas e também na capital, Maceió. Conclui-se que, além de possibilitar um conhecimento ampliado da diversidade histórica, cultural e linguística da herança africana que compõe a formação social brasileira, desafiou todos a aprenderem também a utilizar tecnologias nas práticas pedagógicas, mostrando que podemos ser Ubuntu mesmo distanciados e nos mais diversos espaços.

 

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Biografie autore

Zezito de Araújo, Universidade Federal de Alagoas

Graduação em História pela Universidade Federal de Alagoas (1979), mestrado em História pela Universidade Federal de Alagoas (2008). Atualmente é técnico pedagógico da Secretaria de Educação de Alagoas. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afrodescendentes e em História da África, atuando principalmente nas seguintes temáticas: Quilombo, Comunidade Remanescente de Quilombolas e Relações Étnico Raciais. 

Regina Maria Ferreira da Silva Lima, Universidade Federal de Alagoas

Professora na educação superior, na área jurídica, lecionando atualmente na Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Maceió - FAMA. Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/CEDU/UFAL, na linha de pesquisa sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, Grupo de Pesquisa TICFORPRO (Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores). Coordenadora do Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior (Proford/Prograd/UFAL). Atua na pesquisa na área de direitos fundamentais e de direito civil. Advogada licenciada com inscrição na OAB/AL. Bacharela em Direito pela Universidade Federal de Alagoas (2007), especialista em Direito Constitucional, Pedagoga (licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Maurício de Nassau); Mestra em Ciências da Educação pela Universidad Internacional Tres Fronteras - UNINTER/Py com diploma revalidado pela Universidade Federal de Alagoas/UFAL, em 2015. Com experiência em tutoria a distância pela Universidade Aberta do Brasil - UAB/UFAL. Professora aprovada na seleção para professor temporário (bolsista) - Administração Pública/UAB/UFAL em 2017 e para professor bolsista da UAB/UFAL na área de Educação, curso de Química, em 2018. Tutora pela UAB/UFAL desde 2019, no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação.

Denise Aparecida Rocha Silva, Secretaria Municipal de Educação

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (2005). Pós-Graduada em Gestão em Educação Ambiental, pelo Instituto Lagoa Viva e Universidade Federal de Alagoas- UFAL(2009).

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Pubblicato

2023-09-27

Come citare

Lima, J. R. de ., Araújo, Z. de, Lima, R. M. F. da S. ., & Silva, D. A. R. (2023). UBUNTU: Experiências em um curso híbrido de formação docente para a educação étnico-racial. Kwanissa: Revista De Estudos Africanos E Afro-Brasileiros, 6(14), 288–303. https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n14.2023.16