Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
ATUAL
ARQUIVOS
NOTÍCIAS
SOBRE
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Buscar
CADASTRO
ACESSO
Folha de Estilo
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 6 n. 14 (2023): KWANISSA - Revista de Estudos Africanos e Afro-brasileiros
v. 6 n. 14 (2023): KWANISSA - Revista de Estudos Africanos e Afro-brasileiros
Publicado:
2023-09-27
Apresentação
LIESAFRO E KWANISSA NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS DIASPÓRICAS E EMANCIPATÓRIOS
Rosenverck Estrela Santos
01-04
PDF
Artigos
RAÇA E CLASSE NA CONFIGURAÇÃO DA PROSTITUIÇÃO
Uma análise interseccional de relato biográfico de uma mulher negra em Nova Olinda, norte do Tocantins
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n14.2023.1
Bruna de Souza da Silva, Olivia Macedo Miranda de Medeiros, Naiane Vieira dos Reis
05-28
PDF
(RE) PENSANDO AS RELAÇÕES BRASIL E PAISES AFRICANOS DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA (PALOP) E DESAFIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n14.2023.2
Ramos João Sacaia Fernando, Flávio Facha Gaspar, Ângela Roberta Lucas Leite
29-45
PDF
ÁFRICA E TRADIÇÃO ORAL
Contribuições teórico-metodológicas para o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n14.2023.3
Luanda Martins Campos
46-59
PDF
O SISTEMA EDUCATIVO NA GUINÉ-BISSAU
Uma análise do processo de evasão escolar e o currículo nas escolas do ensino secundário
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n14.2023.4
Nelsio Gomes Correia
60-82
PDF
MEMÓRIA, RACISMO E POLÍTICA
Uma análise de 1912, Voces para un silencio, de Gloria Rolando, 2010-2013
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n14.2023.5
Alexsandro de Sousa e Silva
83-99
PDF
OS SABERES LOCAIS E O DIREITO COSTUMEIRO NO CURRÍCULO EM MOÇAMBIQUE
Uma fundamentação epistemológica
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n14.2023.6
Guilherme Basilio
100-120
PDF
ENTRE PRESERVAR E TRANSFORMAR
Práticas culturais de crianças quilombolas no Sertão nordestino
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n14.2023.7
Lisa Victória Lopes Gonzaga de Souza, Suzana Santos Libardi
121-144
PDF
ESPAÇO, LUGAR E APROPRIAÇÃO EM NARRATIVAS COLONIAIS
O caso da feira de Kassanje, Angola (século XIX)
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n14.2023.8
Felipe Vilas Bôas
145-163
PDF
AUTA DE SOUZA
Poesia afro-feminina no século XIX
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n14.2023.9
Mara Lívia Farias Cardoso
164-176
PDF
AS CORES DEBAIXO DA FARDA
contribuições da Psicologia para o enfrentamento do racismo institucional na polícia militar
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n14.2023.10
Jayne Thereza Nascimento Avelar, Ramon Luis de Santana Alcântara
177-196
PDF
TALVEZ EU SEJA “PRETA DEMAIS”
quando falta amor, sobra melanina
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n14.2023.11
Josenaide Engracia dos Santos, Ana Laura Gomes Moura, Jessica Daiane Matias Silva, Micaele Bastos Avelar
197-212
PDF
SOMOS A NEGRITUDE?
A participação do Brasil no I Festival Mundial de Artes Negras
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n14.2023.12
Matheus Miranda Monteiro
213-239
PDF
AS SEGUNDAS NÚPCIAS DE FORROS
Justificações de Viuvez e a atuação de vigários-gerais numa sociedade escravista (Maranhão, 1781 e 1795)
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n14.2023.13
Pollyanna Gouveia Mendonça Muniz
240-253
PDF
Ensaios
SISTEMAS TRADICIONAIS AFRICANOS DE MEDICINA E SEU LEGADO À CULTURA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n14.2023.14
Carlos Alexandre Rodrigues Pereira
254-275
PDF
Notas de Pesquisa
CAMINHOS METODOLÓGICOS EM UMA DISSERTAÇÃO SOBRE PROFESSORAS PRETAS
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n14.2023.15
Izabel Espindola Barbosa, Raquel Pereira Quadrado, Eliane Almeida de Souza
276-287
PDF
Relatos de Experiências
UBUNTU
Experiências em um curso híbrido de formação docente para a educação étnico-racial
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n14.2023.16
Josenilda Rodrigues de Lima, Zezito de Araújo, Regina Maria Ferreira da Silva Lima, Denise Aparecida Rocha Silva
288-303
PDF
(RE)ESISTÊNCIA, MARGEM E COMUNIDADES TRADICIONAIS
Narrativas insurgentes entre jovens da Escola de Formação Política do Maranhão em tempos de pandemia/Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-1033v6n14.2023.17
Dayanne da Silva Santos, Gleydson de Castro Oliveira, Joércio Pires da Silva
304-316
PDF
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Edição Atual
Palavras-chave
racismo
escravidão
África
Moçambique
ancestralidade
gênero
Brasil
sincretismo
Euráfrica
gestão escolar
Formação
Ensino
pardo
Gurupá
Informações
Para Leitores
Para Autores
Idioma
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
ARTIGOS MAIS LIDOS DO ANO
POPULAÇÃO AFRO-MEXICANA: da luta pelo fim da escravização à existência no século XXI
785
O NEOCOLONIALISMO E A EMANCIPAÇÃO DA AFRICA: uma leitura a partir de Kwame Nkrumah
688
ENTRE O COLONIZADOR E O COLONIZADO: a concepção de colonialismo e de relações de poder nas obras de Frantz Fanon, Albert Memmi e Paulo Freire
686
MATRIARCADO VERSUS PATRIARCADO
666
EDUCAÇÃO BÁSICA EM MOÇAMBIQUE: significados conceptuais, direito e políticas educativas
665
UM OLHAR SOBRE A MULHER NEGRA NO CONTO MARIA, DE CONCEIÇÃO EVARISTO
660
MASCULINIDADE NEGRA E A COLONIZAÇÃO: ecos do passado no presente
565
AS BOLSAS DE MANDINGA NA BAHIA: diáspora africana e objetos de poder (século XVIII)
552
O PARDO EM QUESTÃO: a mestiçagem como dispositivo político e como processo de tensão das identidades
443
A LITERATURA MOÇAMBICANA: da reivindicação à consciência nacional em breves excertos
433
PONCIÁ VICÊNCIO: Rastros de memória e ficção
427
RACISMO RELIGIOSO E IDEOLOGIA DO BRANQUEAMENTO NO BRASIL
418
DESIGUALDADE SOCIAL E VIOLÊNCIA NA LITERATURA NEGRA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE DA INFÂNCIA PERDIDA EM CONTOS DE CONCEIÇÃO EVARISTO
353
NATUREZA NO COSMOSENTIR BANTU E A QUESTÃO AMBIENTAL
342
A DIÁSPORA ATRAVÉS DA POESIA NAVIO NEGREIRO DE SOLANO TRINDADE
332
SISTEMAS TRADICIONAIS AFRICANOS DE MEDICINA E SEU LEGADO À CULTURA BRASILEIRA
312
MULHERES NEGRAS: memórias da trajetória de luta e resistência dos movimentos de mulheres negras do Maranhão a partir do “Grupo de Mulheres Negras Mãe Andresa”
298
A ALIENAÇÃO EM FRANTZ FANON: da consciência a descolonização
297
O ENSINO DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
294
O NEGRO NO TEATRO DE BONECOS: das tradições africanas ao Teatro Popular de Bonecos do Brasil
292