A ECOPEDAGOGIA NA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO ALVES PINHEIRO EM SÃO BENTO/MA
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-9549v7n12.2024.3Parole chiave:
Ecopedagogia, Preservação, Conservação, AlunosAbstract
O presente artigo traz uma investigação sobre a Ecopedagogia na Escola Municipal João Alves Pinheiro no desenvolvimento de práticas pedagógicas sustentáveis como a preservação e a conservação do meio ambiente. Sendo assim, a metodologia deste estudo baseia-se em uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, dividida em duas partes: na primeira, fizemos a pesquisa bibliográfica, a qual buscou-se fundamentar por meio de livros, artigos, dissertações e monografias que discorressem sobre o assunto e, na segunda, a pesquisa de campo, que ocorreu com a aplicação de questionários. Como referencial teórico dessa pesquisa, dialogamos com autores como Freire (1996), Gadotti (2000) e Gutiérrez (2013). Dessa forma, entende-se que é essencial aprendermos na infância a importância do meio ambiente e a preservação do mesmo, visto que, a escola pode ser um espaço fundamental para tratar de questões relevantes como: a sustentabilidade. Como resultado, obteve-se alunos mais conscientes e envolvidos com a preservação e conservação do meio ambiente na aplicação do projeto realizado, os quais puderam ser identificados ao longo dos dados apresentados no estudo de caso deste trabalho.
Downloads
Riferimenti bibliografici
AMORIM, C. D; CESTARI, L. A. dos S. Discursos ambientalistas no campo educacional. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Vol. 30, n. 1, p. 4-22, 2013.
BOFF, Leonardo. Do iceberg a arca de Noé. O nascimento de uma ética planetária. Rio de Janeiro: Garamond, 2002. 159 p.
CHINA, Ana Beatriz Aimbiré; BRAUN, Julio Cesar. O currículo escolar e a ecopedagogia: perspectivas de um movimento social para a prática da cidadania planetária. 2016. Disponível em: http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2016/Simp%C3%B3sio%20Acade mico%202016/Trabalhos%20Completos/Trabalhos/PDF/35%20Ana%20Beatriz%20A.%20C hina.pdf. Acesso em: 10 nov. 2023.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre, RS: Artmed, 2017.
DANTAS, C. Terra registra recordes de calor nos polos; entenda o que há de inédito e o que isso revela sobre a crise climática. Publicado em 23 de março de 2022. Disponível em https://g1.globo.com/meio-ambiente/aquecimento-global/noticia/2022/03/20/antartica-registra-temperatura-30c-acima-do-esperado.ghtml. Acesso em: 18 de set. 2023.
FONTANA, F. Técnicas de pesquisa. In: MAZUCATO, T. (org.). Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Penápolis, SP: FUNEPE, 2018. p. 59-78.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 1967. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/otp/livros/educacao_pratica_liberdade.pdf. Acesso em: 29 de jan. 2024.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 1996. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://nepegeo.paginas.ufsc.br/files/2018/11/Pedagogia-da-Autonomia-Paulo-Freire.pdf. Acesso em: 01 de fev. 2024.
GADOTTI, Moacir. A ecopedagogia como pedagogia apropriada ao processo da Carta da Terra. Revista de Educação Pública, v. 12, n. ja/ju 2003, p. 11-24, 2003Tradução. Acesso em: 01 de fev. 2024.
GADOTTI, Moacir. Pedagogia da terra – ideias centrais para um debate. 2000. Disponível em: https://www.paulofreire.org/Moacir_Gadotti/Artigos/Portugues/Pedagogia_da_Terra/Ped_Terra_ideias_centrais_2000.pdf. Acesso em: 20 de dez. 2023GIROUX, H. A. Los profesores como intelectuales. Hacia una pedagogía crítica del aprendizaje. Tradução de Isidro Arias. Barcelona: Paidós Ibérica, 1990.
GONZAGA, Paolla Danielle Ferreira. Ecopedagogia: uma educação para a sustentabilidade. 2017. Disponível em: http://www.atenas.edu.br/uniatenas/assets/files/spic/monography/ECOPEDAGOGIA__uma_educacao_para_a_sustentabilidade.pdf. Acesso em: 03 de nov. 2023.
GUTIÉRREZ, F.. P., C. Ecopedagogia e Cidadania Planetária. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2013.
LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. As macrotedências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/asoc/a/8FP6nynhjdZ4hYdqVFdYRtx/. Acesso em: 20 de mar. 2024.
LEFF, E. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. 5 ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
LOUREIRO, C. F. B. Educação ambiental: questões de vida. São Paulo: Cortez, 2019.
LOVELOCK, J. Gaia: um novo olhar sobre a vida na Terra. Edições 70, 2020.
LOWY, M. O que é ecossocialismo? 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccrh/a/HkHV5DXbYjDvwYymMPj3pnH/. Acesso em: 28 de jan. 2024.
MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito Ambiental Brasileiro. 25 ed., rev., e ampl. e atual. São Paulo: Malheiros, 2017.
MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3 .ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
MERRIAM, S. B. Qualitative research and case study applications in education. São Francisco, CA: Jossey-Bass, 2013.
MILARÉ, Edis. Direito do Ambiente. 8ª ed. rev., atual e ampli. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2013.
MULLER, Géssica Camargo; CAVALCANTE, Helena Koboldt. O diálogo entre Paulo Freire e a Ecopedagogia. 2018. Disponível em: https://www2.faccat.br/portal/sites/default/files/muller_cavalcante.pdf. Acesso em: 02 de nov. 2023.
PEREIRA, Franciele Guedes S. Ecopedagogia: um modismo ou uma nova teoria da Educação Ambiental. Curitiba: Champagnat, 2017.
SAMPAIO, S. M. V; WORTMANN, M. L. C. Ecoalfabetização: ensinando a ler a natureza. Revista Pesquisa em Educação Ambiental. Vol. 2, n. 2, p. 133-152, 2017.
SCHRAM, Sandra Cristina; CARVALHO, Marco Antonio Batista. O pensar educação em Paulo Freire: para uma pedagogia de mudanças. 2018. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/852-2.pdf. Acesso: 12 de jan. 2024.
SILVA, W. M. F; ALMEIDA, M. C. A; GASPAR, M. M. G. S. Relações entre ecopedagogia e a infância: um estudo sobre memórias, experiências e identidades de um professor de geografia. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Vol. 34, n. 1, p. 108-126, 2017.
SOARES, Simone Cesario. O papel da escola na construção da sustentabilidade ambiental. 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID6367_03092020153518.pdf. Acesso em: 08 de nov. 2023.
SOUSA, N; et al. A ecopedagogia como prática ecopedagógica inclusiva em escolas de Vitória da Conquista na Bahia. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Vol. 32, n. 1, p. 247-269, 2014.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
A Infinitum: Revista Multidisciplinar está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.