RELATO DE EXPERIÊNCIA
uso de aplicativos digitais nas aulas de Língua Portuguesa na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-9549v6n11.2023.12Palavras-chave:
Relato de experiência, Ensino remoto, Aplicativos digitais, Poemas visuaisResumo
O presente trabalho trata-se de um relato de experiência sobre oficinas de leitura e produção textual do gênero poema visual, na modalidade de ensino remoto. A pesquisa objetiva analisar a importância de aplicativos digitais, tais como, WhatsApp, Quiz e Padlet, nas aulas de Língua Portuguesa, no Ensino Fundamental. Como desdobramento do objetivo geral, temos os seguintes objetivos específicos: a) relatar atividades de leitura e produção textual do gênero poema visual realizadas a partir de aplicativos digitais, na Educação Básica, em turmas de 9º ano do Ensino Fundamental; b) discutir a importância dos multiletramentos, dentre eles, o letramento digital nas práticas de leitura e de escrita; c) relacionar o letramento literário com o letramento digital, como forma de aproximar a escola das práticas linguageiras da contemporaneidade digital. Diante disso, temos como questão problema: como os recursos digitais podem contribuir com estratégias de leitura e produção textual na educação básica? A metodologia consta de um relato de experiência sobre a realização de oficinas de leitura e produção textual do gênero poema visual, usando aplicativos digitais. As atividades foram desenvolvidas com alunos do ensino fundamental, na cidade de São Bernardo-MA. Dentre as técnicas de pesquisa utilizadas, destacamos a observação no contexto escolar, e a análise de textos de alunos, produzidos nas oficinas, por meio de aplicativos digitais, tais como: Padlet, Quiz, WhatsApp. As discussões propostas nos ajudam a entender como os aplicativos digitais contribuem para o desenvolvimento de multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesa.
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