RELATO DE EXPERIÊNCIA

uso de aplicativos digitais nas aulas de Língua Portuguesa na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-9549v6n11.2023.12

Palavras-chave:

Relato de experiência, Ensino remoto, Aplicativos digitais, Poemas visuais

Resumo

O presente trabalho trata-se de um relato de experiência sobre oficinas de leitura e produção textual do gênero poema visual, na modalidade de ensino remoto. A pesquisa objetiva analisar a importância de aplicativos digitais, tais como, WhatsApp, Quiz e Padlet, nas aulas de Língua Portuguesa, no Ensino Fundamental. Como desdobramento do objetivo geral, temos os seguintes objetivos específicos: a) relatar atividades de leitura e produção textual do gênero poema visual  realizadas a partir de aplicativos digitais, na Educação Básica, em turmas de 9º ano do Ensino Fundamental; b) discutir a importância dos multiletramentos, dentre eles, o letramento digital nas práticas de leitura e de escrita; c) relacionar o letramento literário com o letramento digital, como forma de aproximar a escola das práticas linguageiras da contemporaneidade digital. Diante disso, temos como questão problema: como os recursos digitais podem contribuir com estratégias de leitura e produção textual na educação básica? A metodologia consta de um relato de experiência sobre a realização de oficinas de leitura e produção textual do gênero poema visual, usando aplicativos digitais. As atividades foram desenvolvidas com alunos do ensino fundamental, na cidade de São Bernardo-MA. Dentre as técnicas de pesquisa utilizadas, destacamos a observação no contexto escolar, e a análise de textos de alunos, produzidos nas oficinas, por meio de aplicativos digitais, tais como: Padlet, Quiz, WhatsApp. As discussões propostas nos ajudam a entender como os aplicativos digitais contribuem para o desenvolvimento de multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesa. 

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Biografia do Autor

Pamela Rayssa Silva Pinho Viana, Universidade Federal do Maranhão

Graduada no curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos – Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Eliane Pereira Santos, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí (2005), mestrado em Letras/ Linguística pela Universidade Federal do Piauí (2013) e doutorado em Letras/ Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2018).  Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Maranhão (UFMA-Campus São Bernardo). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Ensino; Gêneros discursivos impressos e digitais; Textos multimodais, Análise do Discurso com foco na teoria dialógica.

Maria Francisca da Silva, Universidade Federal do Maranhão

Doutorado e mestrado em Letras Neolatinas Espanhol (UFRJ); Graduada em Letras Língua Espanhola (UFRR);  Professora Adjunta do Curso de Linguagens e Códigos Língua Portuguesa Centro de Ciências de São Bernardo – MA.

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Publicado

2024-01-28

Como Citar

VIANA, Pamela Rayssa Silva Pinho; SANTOS, Eliane Pereira; SILVA, Maria Francisca da.
RELATO DE EXPERIÊNCIA: uso de aplicativos digitais nas aulas de Língua Portuguesa na Educação Básica
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 6, n. 11, p. 115–128, 28 Jan 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/21943. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiências