O GÊNERO COMENTÁRIO ONLINE NA REDE SOCIAL X (TWITTER): possibilidades para o ensino de língua materna

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2595-9549v7n14.2024.24

Palavras-chave:

Comentário online, Ensino, Gêneros digitais, X (Twitter)

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo compreender o funcionamento social do gênero comentário online sobre notícias na rede social X(Twitter), bem como propor estratégias de leitura e escrita voltadas para o ensino desse gênero na Educação Básica visando o desenvolvimento de habilidades para a formação de um leitor e escritor crítico e ético. Considerando que o comentário online é um espaço que permite a sociedade a liberdade para opinar e se auto-expressar nos questionamos: Qual o funcionamento social do comentário online sobre notícias na rede social X(Twitter) e como pode ser usado como objeto na Educação Básica de modo a contribuir para o desenvolvimento de habilidades de leitura, argumentação crítica e civilidade no espaço digital? A partir do objetivo geral discutiremos os seguintes objetivos específicos: 1) investigar relações dialógicas presentes na construção de sentido do comentário online; 2) Conhecer os aspectos temáticos, estilísticos e composicionais de comentários sobre notícias retiradas da rede social X (Twitter); 3) Elaborar uma proposta de ensino para o gênero comentário online. Como fundamentação teórica faremos uso de Bakhtin (2011;2016), Volóchinov (2018),Cunha (2011;2013), Dudeney (2016), Rojo e Moura (2012;2019), Lopes-Rossi (2006;2011), dentre outros. Diante dos resultados obtidos consideramos de suma importância trabalhar e propor reflexões sobre práticas educativas de leitura e escrita na Educação Básica do gênero comentário online, objetivando formar não apenas o pensamento crítico do aluno, mas também, a sua responsabilidade ética e cidadania digital em ambientes virtuais. Destacamos ainda, a sugestão da proposta de sequência didática que tem como eixo condutor: o gênero comentário online.

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Biografia do Autor

Erinara Meneses Carvalho, Universidade Federal do Maranhão - Campus de São Bernardo

Graduada no Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) no Centro de Ciências de São Bernardo - MA. Integrante do grupo de Estudo e Pesquisa Sobre Formação e Prática Docente de Línguas, Práticas de Linguagem e Memórias do Ensino de espanhol no Maranhão (GEPFMEM) e pesquisadora voluntária/bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Eliane Pereira Santos, Universidade Federal do Maranhão - Campus de São Bernardo


Possui graduação em Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí (2005), mestrado em Letras/ Linguística pela Universidade Federal do Piauí (2013) e doutorado em Letras/ Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2018).  Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Maranhão (UFMA-Campus São Bernardo). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Ensino; Gêneros discursivos impressos e digitais; Textos multimodais, Análise do Discurso com foco na teoria dialógica.

Maria Francisca da Silva, Universidade Federal do Maranhão - Campus de São Bernardo

Doutorado e mestrado em Letras Neolatinas Espanhol (UFRJ); Graduada em Letras Língua Espanhola (UFRR); Professora Adjunta do Curso de Linguagens e Códigos Língua Portuguesa Centro de Ciências de São Bernardo –MA.

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Publicado

2024-11-17

Como Citar

CARVALHO, Erinara Meneses; SANTOS, Eliane Pereira; SILVA, Maria Francisca da.
O GÊNERO COMENTÁRIO ONLINE NA REDE SOCIAL X (TWITTER): possibilidades para o ensino de língua materna
. Infinitum: Revista Multidisciplinar , v. 7, n. 14, p. 148–186, 17 Nov 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/infinitum/article/view/23046. Acesso em: 22 dez 2024.

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