O GÊNERO COMENTÁRIO ONLINE NA REDE SOCIAL X (TWITTER)
Possibilidades para o ensino de língua materna
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-9549v7n14.2024.24Palavras-chave:
Comentário online. Ensino. Gêneros digitais. X(Twitter ).Resumo
A presente pesquisa tem por objetivo compreender o funcionamento social do gênero comentário online sobre notícias na rede social X(Twitter), bem como propor estratégias de leitura e escrita voltadas para o ensino desse gênero na Educação Básica visando o desenvolvimento de habilidades para a formação de um leitor e escritor crítico e ético. Considerando que o comentário online é um espaço que permite a sociedade a liberdade para opinar e se auto-expressar nos questionamos: Qual o funcionamento social do comentário online sobre notícias na rede social X(Twitter) e como pode ser usado como objeto na Educação Básica de modo a contribuir para o desenvolvimento de habilidades de leitura, argumentação crítica e civilidade no espaço digital? A partir do objetivo geral discutiremos os seguintes objetivos específicos: 1) investigar relações dialógicas presentes na construção de sentido do comentário online; 2) Conhecer os aspectos temáticos, estilísticos e composicionais de comentários sobre notícias retiradas da rede social X (Twitter); 3) Elaborar uma proposta de ensino para o gênero comentário online. Como fundamentação teórica faremos uso de Bakhtin (2011;2016), Volóchinov (2018),Cunha (2011;2013), Dudeney (2016), Rojo e Moura (2012;2019), Lopes-Rossi (2006;2011), dentre outros. Diante dos resultados obtidos consideramos de suma importância trabalhar e propor reflexões sobre práticas educativas de leitura e escrita na Educação Básica do gênero comentário online, objetivando formar não apenas o pensamento crítico do aluno, mas também, a sua responsabilidade ética e cidadania digital em ambientes virtuais. Destacamos ainda, a sugestão da proposta de sequência didática que tem como eixo condutor: o gênero comentário online.
Downloads
Referências
ANDRÉ, M.E.D.A. Etnografia da prática escolar. – 18.ed. – Campinas: Papirus, 2012.
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Paulo Bezerra (Organização, Tradução, Posfácio e Notas); Notas de edição russas: Seguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016. 164p.
BAZERMAN, Charles. Gêneros textuais, tipificação e interação / Charles Bazerman; Angela Paiva Dionisio (Organizadora), Judith Chambliss Hoffnagel (Organizadora); Judith Chambliss Hoffnagel (Tradução) – 2.ed. – Recife: Pipa Comunicação, Campina Grande: EDUFCG, 2020.
BARTON, D; LEE, Carmen. Linguagem online: textos e práticas digitais. Traduzido por Milton Camargo Mota. 1. Ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. 270 p.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.
CEREJA, William. Significação e tema. In: BRAIT, Beth. Bakhtin: conceitos chave/ Beth Brait, (org). 2.ed. – São Paulo: Contexto, 2005.
CUNHA, D. de A. Violência verbal nos comentários de leitores publicados em sites de notícia. Calidoscópio, [S.l.], v.11, n.3, p.241-249, 2013
CUNHA, D.A.C. Formas de presença do outro na circulação dos discursos. Bakhtiniana, São Paulo, v.1, n.5, p.116-132, 1° semestre 2011
DUDENEY, Gavin; HOCKLY, Nicky; PEGRUM, Mark. Letramentos digitais. Trad. Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. 352 p.
DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo; Mercado das Letras, 2004.
FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. - São Paulo: Ática, 2011.
FILHO, F.; AUTOR. O tema da enunciação e o tema do gênero no comentário online. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 78-90, abr./jun., 2013.
GOMES, Luiz Fernando. Hipertexto no cotidiano escolar. -1. ed. - São Paulo: Cortez, 2011.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da Inteligência – O futuro do pensamento na era da informática. São Paulo. Editora 34. Tradução de Carlos Irineu da Costa. 1993.
LOPES-ROSSI. Maria Aparecida Garcia. Gêneros discursivos no ensino de leitura e produção de textos.In.KARWOSKI, A.M; GAYDECZKA, B; BRITO, K.S. (org). Gêneros textuais: reflexões e ensino. -4.ed. - São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
LOPES-ROSSI, M. A. G. Procedimentos para estudo de gêneros discursivos da escrita. Revista Intercâmbio, volume XV. São Paulo: LAEL/PUC-SP, ISSN 1806-275X, 2006.
LOPES, Elma dos Santos. Domínio de textos multimodais na era tecnológica para a formação de sujeitos críticos. Língu@ Nostr@, Vitória da Conquista, v. 8, n. 1, p. 181-197, jan-julho. 2020.
SOARES, Magda. Letramento: Um tema em três gêneros. – 3. ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
MELO, Caroline Costa de. A heterodiscursividade na construção do gênero comentário online/ Caroline Costa de Melo. - 2018. 30 f.
MINICURSO, Múltiplas linguagens para o ensino médio – aula 2. [S. l. : s. n.], 2020. 1 vídeo (17 minutos e 23 segundos), publicado pelo canal Parábola Editorial. Disponível em https://youtu.be/VARNlGYew6s acesso em: 19 de dezembro de 2023.
MARCUSCHI, L.A. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, L.A. & XAVIER, A. C. (Orgs.) Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de sentido. –2. ed. – Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
PAVEAU, Marie-Anne. Análise do discurso digital: dicionário das formas e das práticas/Marie-Anne Paveau. (Orgs) Julia Lourenço Costa e Roberto Leiser Baronas. 1. ed. -- Campinas, SP : Pontes Editores, 2021.
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias e linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.
ROJO, Roxane Helena R.; MOURA, Eduardo (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo, SP: Parábola Editorial, 2012.
ROJO, Roxane Helena R. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos/Roxane Rojo, Jaqueline Barbosa. -1. ed. - São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
RESENDE, Daniele Conde Peres. Produção Técnica Educacional Sequência Didática de Gêneros "Netiquette On Facebook": O gênero Textual– Comentário Argumentativo do Facebook"/Daniele Conde Peres Resende; orientador Rodrigo de Souza Poletto; co-orientador Eliane Merlin Deganutti de Barros – Cornélio Procópio, 2019. 110 p.
AUTOR. Gênero comentário online:um enfoque axiológico-dialógico do estilo. 2018. Tese (Doutorado em Letras/Linguística) –Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
AUTOR. Estilo e marcas linguísticas: duas faces de um mesmo enunciado. Matraga. Rio de Janeiro, v.26, n.47, p.360-376, mai. /ag. 2019
SILVA, Elayne Cristina da. O GÊNERO MEME NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: possibilidades para o ensino de leitura e produção textual na Educação Básica / Elayne Cristina da Silva. - 2022. 90 f
VOLOCHINOV, V.N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo; ensaio introdutório de Sheila Grillo – São Paulo: Editora 34, 2018 (2° Edição). 376 p.
XAVIER, A. C. S. Letramento digital e ensino. In: SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M. (org.). Alfabetização e letramento: conceito e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007., p. 133- 148.
XAVIER, Antonio Carlos. A (in) sustentável leveza do internetês. Como lidar com essa realidade virtual na escola? In: ELIAS, Vanda Maria (Orgs). Ensino da língua portuguesa: oralidade, escrita e leitura. São Paulo: Contexto, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Erinara Meneses Carvalho, ELIANE PEREIRA SANTOS, Maria Francisca da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Infinitum: Revista Multidisciplinar está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.