A Ilusão do Realismo: Erros Fundamentais na Obra de Maquiavel

Autores

Palavras-chave:

Maquiavelismo, Filosofia política, Moralidade e poder

Resumo

Este artigo visa analisar de forma crítica e aprofundada os erros fundamentais da filosofia política de Maquiavel, tomando como ponto de partida a obra de Carvalho, Maquiavel ou la confusion demoniaque (2011). Segundo o autor, o maquiavelismo não pode ser compreendido como uma ciência política realista e pragmática, mas sim como uma construção contraditória, por vezes até paródica, na qual elementos de natureza moral e religiosa são distorcidos e rearticulados dentro de uma lógica instrumental de poder. Ao introduzir uma concepção de “virtude” desvinculada de qualquer referência moral e ao postular um exercício de poder hostil a toda transcendência, Maquiavel efetuou uma inversão radical dos fundamentos da política clássica e cristã. Assim, seu pensamento inaugurou uma ruptura com a tradição filosófica herdada de Aristóteles e São Tomás de Aquino, na qual a política era concebida como uma continuação da ética e como uma busca do bem comum. Os efeitos históricos e doutrinários dessa empreitada mostraram-se de natureza destrutiva e corrosiva, incompatíveis com a racionalidade filosófica, a dignidade humana e qualquer orientação teleológica da ação política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERLIN, Isaiah. Études sur l'humanité: une anthologie d'essais. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

CARVALHO, Olavo de. Machiavel ou la confusion démoniaque. Richmond : Vide Editorial, 2011.

MACHIAVELLI, Nicolas. Le Prince. Traduction de Lívio Xavier. São Paulo: Martin Claret, 2001.

STRAUSS, Leo. Réflexions sur Machiavel. Chicago: The University of Chicago Press, 1958.

VIROLI, Maurizio. Machiavelli. Oxford: Oxford University Press, 1998.

VOEGELIN, Eric. Hegel : une étude de sorcellerie. Dans : Les œuvres complètes d'Eric Voegelin (Vol. 12). Baton Rouge et Londres : Louisiana University Press, 1990.

Publicado

2025-12-16

Como Citar

Barbosa Soares, T. . (2025). A Ilusão do Realismo: Erros Fundamentais na Obra de Maquiavel. Revista Iluminus, 2(2), 1–9. Recuperado de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/iluminus/article/view/28366

Edição

Seção

Artigos: Temática Livre