O diagnóstico do “declínio do progresso” no Século XVIII a partir da iluminação de Rousseau

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2966-1196v1n2.2024.32

Palavras-chave:

Rousseau, Progresso, Decadência, Iluminismo, Enciclopédia

Resumo

O presente artigo é decorrente da discussão em torno da decadência do progresso no século das luzes, enfocando o advento da Encyclopédie, como símbolo do progresso, com ênfase no Iluminismo francês. Não se constitui, portanto, num espaço analítico, mas oferece uma observação crítica sobre os progressos sofridos naquele momento, a partir da crítica realizada pelo filósofo genebrino, Jean-Jacques Rousseau.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano da Silva Façanha, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão.

Referências

D’Alembert, Jean Le Rond. Discours préliminaire de l’Encyclopédie. Oeuvre complètes. Vol I. Paris, 1964.

DERATHÉ, R. Le Rationalisme de Rousseau. Paris: PUF, 1948.

DIDEROT, D. & D’ALEMBERT, J. Enciclopédia ou Dicionário Raciocinado das Ciências, das Artes e dos ofícios, por uma sociedade de letrados. Discurso preliminar e outros textos (bilíngüe). Tradução: Fúlvia M. L. Moretto. São Paulo: Editora UNESP, 1989.

FAÇANHA, Luciano da Silva. A questão do Progresso / Antiprogresso na filosofia política de Jean-Jacques Rousseau. Revista Paradigmas. Ano V (maio-jun), n. 26, 2005, p. 3-5.

FAÇANHA, Luciano da Silva. Para ler Rousseau: uma interpretação de sua narrativa confessional por um leitor da posteridade. São Paulo: Edições Inteligentes, UFMA, e FAPEMA, 2006.

FAÇANHA, Luciano da Silva. Poética e Estética em Rousseau: corrupção do gosto, degeneração e mimesis das paixões. 2010. 530 fls. Tese (Doutorado em Filosofia) – Programa dePós-Graduação em Filosofia, Pontifícia UniversidadeCatólica de São Paulo, São Paulo, 2010.

FORTES, Luíz Roberto Salinas. O Iluminismo e os Reis Filósofos. São Paulo: Brasiliense, 1993. p. 72.

HAZARD, Paul. La Penseé Européenne au XVIII Sècle – De Montesquieu à Lessing. Paris: Fayard, 1963. p. 38.

NASCIMENTO, Milton Meira do. Prefácio. In: Rousseau: a educação na infância. CERIZARA, Beatriz. São Paulo: Scipione, 1990.

ROUANET, Sérgio Paulo. As razões do iluminismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. As Confissões. Volume único. Tradução: Wilson Lousada. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1948.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Tradução: Lourdes Santos Machado; Introdução e notas de Paul Arbousse-Bastide e Lourival Gomes Machado e consultoria de Marilena Chauí. 2. ed. Os Pensadores, São Paulo: Abril Cultural, 1978a.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre as ciências e as artes. Tradução: Lourdes Santos Machado; Introdução e notas de Paul Arbousse-Bastide e Lourival Gomes Machado e consultoria de Marilena Chauí. 2. ed. Os Pensadores, São Paulo: Abril Cultural, 1978b.

SOUZA, Maria das Graças de. Ilustração e história: o pensamento sobre a história no Iluminismo francês. São Paulo: Discurso Editorial. 2001.

Downloads

Publicado

2024-12-14

Edição

Seção

Revisões de Literatura