PERSPECTIVAS SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2675-0805v5n8.2023.9

Palavras-chave:

Estágio Curricular Supervisionado, Pedagogia, Educação a Distância , Pandemia

Resumo

O presente relato de experiência apresenta as vivências experimentadas durante a realização da Segunda Licenciatura em Pedagogia realizada na modalidade EAD, em uma instituição de ensino particular, no período da pandemia, em 2021. Fazemos aqui as considerações sobre a constituição do curso e a modalidade no que diz respeito ao processo formativo dedicado ao Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório, sua relevância para o processo formativo do professor e as relações entre teoria e prática em meio ao contexto pandêmico mundial que exigiu readequações e ajustes nas constituições dos cursos. Ao longo do texto, destacamos as bases legais nas quais se fundamenta essa a etapa do estágio supervisionado, as especificidades no contexto da oferta da modalidade a distância e a aplicabilidade dos requisitos formativos necessários para os discentes em meio ao período pandêmico. Concluímos, por fim, que os possíveis prejuízos causados pelas ausências de práticas acadêmicas presenciais são uma lacuna na formação acadêmica que precisa de estratégias para serem superadas na prática pedagógica e docente. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZEVEDO, L. M. F. de. O estágio supervisionado: uma análise crítica. 1980. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1980.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Casa Civil da Presidência da República, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 27, de 02 de outubro de 2001. Dá nova redação ao item 3.6, alínea c, do Parecer CNE/CP 9/2001, que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, DF, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/027.pdf. Acesso em: 14 novembro de 2022.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Pedagogia, licenciatura. Brasília: MEC/CNE, 2006.

CANANÉA, Fernando A. Abath L. Cardoso. Supervisão escolar: o delicado processo de atualização do fazer profissional. In: CANANÉA, Fernando, A. A. L. Cardoso (Org.). Educação Dialogada. João Pessoa: Imprell, 2012. p. 95-108.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996 [Coleção Leitura].

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.

PICONEZ, Stela C. Bertholo. A prática de ensino e o estágio supervisionado: a aproximação da realidade escolar e a prática da reflexão. In: PICONEZ, Stela C. Bertholo. A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24ª ed. São Paulo: Papirus, 2015. p. 13-34.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria do Socorro Lucena. Estágio e Docência. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

Downloads

Publicado

2023-08-21

Como Citar

PEIXOTO, Márcia Maria Silva.
PERSPECTIVAS SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA
. Revista Humanidades & Educação, v. 5, n. 8, p. 106–111, 21 Ago 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/20799. Acesso em: 27 nov 2024.

Edição

Seção

Dossiê