PERCURSOS LINGUÍSTICOS ENTRE A CIDADE E O SERTÃO: uma análise comparativa das adaptações na linguagem de alunos outeirenses na Escola de Ensino Médio Cactáceas, Aracati-CE
Palabras clave:
Adaptações linguísticas. Trajetos linguísticos. Variações linguísticas.Resumen
Este trabalho analisa os trajetos linguísticos na fala de alunos da localidade do Outeiro, em Aracati-CE, que estão no Ensino Médio e, simultaneamente, conectados com outras formas de falar. Tal abordagem se justifica pela necessidade de entender as adaptações na linguagem feitas pelos estudantes para se comunicar de maneira objetiva, bem como investigar as particularidades no modo de fala dos alunos no que toca os procedimentos de comunicação. Esse propósito foi conseguido através da pesquisa bibliográfica e exploratória, com base em dados encontrados em estudo de campo e de caso, evidenciando o caráter qualitativo. A metodologia utilizada foi a aplicação de um questionário subjetivo com seis questões abertas, com quatro jovens com idades entre 17 e 18 anos, baseando-se nas implicações dos estudos de Bagno (1999), Alkmin (2001), César (2017) e Labov (2007), entre outros autores. A pesquisa comprovou que os participantes sentem muita dificuldade em se desvencilhar do modo de falar trazido do interior para a cidade, e que,porvezes, foram corrigidos ou constrangidos por alunos da sede ou de outras localidades que não entendem as variações de determinadas palavras.
Palavras-chave: Adaptações linguísticas. Trajetos linguísticos. Variações linguísticas.
LANGUAGE COURSES BETWEEN CITY AND HINTERLAND: a comparative analysis of outeirenses students language adaptations in Cactáceas High School, Aracati-CE
Abstract
This paper analyzes the linguistic paths in the speech of students from Outeiro, Aracati-CE, who are in high school and in contact with other ways of speaking. Such an approach is justified by the necessity of understanding the language adaptations used by students to communicate clearly, as well as to investigate the particularities in students' speech during the communication process. This purpose was achieved through bibliographic and exploratory research, based on data from field and case study, highlighting its qualitative character. The used methodology was the application of a subjective questionnaire with six open questions, with four young people aged 17 to 18 years old, based on the implications of studies of Bagno (1999), Alkmin (2001), César (2017), Labov (2007), and other authors. Research has shown that participants find it very difficult to turn off themselves from the way of speaking brought from the countryside to the city, and that they have been corrected or embarrassed by students form the city or elsewhere who do not understand the variations of certain words.
Keywords: Language and speech. Preconception. Linguistic variation.
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