“A TERRA E SUA MÃE: A DUPLA QUE LHE DÁ VIDA”: leituras a partir de Carolina de Jesus em uma escola pública em Marabá-PA

Autores/as

  • Tayanná Santos de Jesus Sbrana
  • Coracy Ferreira Barbosa
  • Maria da Luz Rodrigues da Silva
  • Maria Raimunda Santana Fonte

Palabras clave:

Projeto escolar de leitura. Carolina de Jesus. Folha 33. Marabá-PA.

Resumen

Este artigo analisa significações da realização de projeto escolar voltado para estudos étnico-raciais na Escola Estadual de Ensino Médio Gaspar Vianna Anexo I, em Marabá-PA. Desde 2016 vem sendo efetuado um projeto de leitura que busca incentivar nos estudantes a compreensão de suas condições sociais e históricas a partir do debate de questões como racismo, pobreza, gênero e identidade, tendo como base as leis 10.639/03 e 11.645/08, bem como obras de Carolina Maria de Jesus. A proposta deste artigo é analisar de que maneiras estudantes egressos e vinculados à escola que participaram do projeto incorporaram e significaram estas leituras, relacionando à realidade periférica da escola, situada na Folha 33 da cidade, suas trajetórias individuais e perspectivas de futuro. Nossa metodologia e fontes baseiam-se na História Oral, com a confecção de entrevistas e respectiva análise temática, tendo como referenciais autores dos campos da História, Educação e Ciências Sociais.

Palavras-chave: Projeto escolar de leitura. Carolina de Jesus. Folha 33. Marabá-PA.

"THE LAND AND ITS MOTHER: THE PAIR THAT GIVES IT LIFE": readings from Carolina de Jesus in a public school in Marabá-PA

Abstract

This article analyzes meanings of the achievement of a school project centered on ethnic-racial studies in the Gaspar Viana State High School - Annex I, at Marabá-PA. Since 2016, it is being carried out a lecture Project that seeks to encourage students to understand their social and historical conditions. It is based on a debate on issues such as racism, poverty, gender, and identity, according to the law. 10,639 / 03 and 11.645 / 08, as works by Carolina Maria de Jesus. The purpose of this article is to analyze how students who graduate and students linked to the school who will participate in the project will incorporate and mean these lectures, related to the external reality of the school, located on Folha 33 of the city, its individual tray and future perspectives. Our methodology and sources are based on oral history and on the preparation of interviews and thematic analysis, having as reference the authors of the history's fields, education, and social sciences.

Keywords: School lecture project. Carolina de Jesus. Sheet 33. Marabá-PA.

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Biografía del autor/a

Tayanná Santos de Jesus Sbrana

Bacharel em História (UFMA), licenciada em História (Unicsul), mestra em História Social (PPGHIS/UFMA) e doutoranda em História Social da Amazônia (PPHIST/UFPA); pesquisadora do Grupo de Estudos: Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente GEDMMA (UFMA/CLACSO).

Coracy Ferreira Barbosa

Graduada em Pedagogia (UNAMA) e especialista em Psicopedagogia (EADCON); professora e técnica em educação da rede estadual de ensino do Pará.

Maria da Luz Rodrigues da Silva

Graduada em Pedagogia (UFPA) e especialista em Ciências da Educação (UNISUL); educadora da rede municipal em Marabá-PA e da rede estadual de ensino do Pará.

Maria Raimunda Santana Fonte

Graduada em História (UFPA) e especialista em História e Cultura Afro-brasileira (Uniasselvi); professora da rede municipal em Marabá-PA e da rede estadual de ensino do Pará.

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Publicado

2019-11-20

Cómo citar

SBRANA, Tayanná Santos de Jesus; BARBOSA, Coracy Ferreira; SILVA, Maria da Luz Rodrigues da; FONTE, Maria Raimunda Santana.
“A TERRA E SUA MÃE: A DUPLA QUE LHE DÁ VIDA”: leituras a partir de Carolina de Jesus em uma escola pública em Marabá-PA
. Revista Humanidades & Educação, p. 100–116, 20 nov. 2019 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/12817. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos