Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou OpenOffice  (desde que não ultrapassem 2MB).
  • O texto está em Fonte Georgia, tamanho 12, papel formato A-4, espaço interlinear 1,5, margem superior e esquerda 3cm e inferior e direita 2,5cm.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Normas para publicação: instruções ao autores, na página Sobre a Revista.

     

  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • ORCID de cada um dos autores obrigatoriamente inserido nos metatados da submissão.

Diretrizes para Autores

Normas para publicação: instruções aos autores

 

Sobre os artigos

Os artigos estarão no formato da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), no caso de artigo em espanhol, seguirá a normalização do país em do (s) autor (es).

Os artigos enviados para a publicação devem ser inéditos, adequados à norma padrão da Língua Portuguesa, ou espanhol, e conter no mínimo 12 e no máximo 15 laudas, incluindo referências, notas e resumos.

O resumo deve ter no mínimo 100 e no máximo 250 palavras,na língua do texto (português ou espanhol), com tradução em inglês.

As palavras-chave (no mínimo 3 e no máximo 5) devem vir na língua do texto (português ou espanhol)com tradução em inglês.

Somente serão aceitos os artigos que estiverem dentro das exigências de conteúdo e de forma da Revista.

Formato do texto

Deve ser utilizado o Editor Word for Windows ou OpenOffice, seguindo a seguinte configuração:

Fonte Georgia, tamanho 12, papel tamanho A-4, espaço interlinear 1,5, margem superior e esquerda 3cm e inferior e direita 2,5cm;

Título em caixa alta, tamanho 14, em negrito e centralizado. Subtítulo em minúsculo, negrito e centralizado;

Traduzido para o inglês seguindo o mesmo padrão da formatação anterior

Autor (es):Nome completo, tamanho 10, Georgia, itálico, espaçamento 1,5 após o título. E em nota de rodapé: titulação, instituição e email.

Resumo e Abstract em espaço simples, espaçamento antes e depois zero;

Palavras-chave: de 3 (três) a 5 (cinco) palavras separadas por ponto.

Traduzidas para o inglês seguindo o mesmo padrão de formatação anterior.

Tópicos em letra minúscula, fonte 12, em negrito.

Subtópicos em letra minúscula, fonte 12, em itálico.

Citação em destaque (mais de três linhas), fonte Georgia, tamanho 10, espaço interlinear simples, recuo à direita em 4,0cm;

As citações curtas de até três linhas deverão aparecer no corpo do texto, na mesma fonte do texto (sem itálicos) e entre aspas duplas;

Palavras estrangeiras em itálico

Parágrafo recuado em 1,25 à direita, espaço interlinear de 1,5 e espaçamento antes e depois zero.

As citações devem vir no corpo do texto no sistema autor-data (SOBRENOME DO AUTOR, ano, p. ).

As notas explicativas devem vir em notas de rodapé. A numeração das notas explicativas é feita em algarismos arábicos, devendo ter numeração única e consecutiva para cada capítulo ou parte. Não se inicia a numeração a cada página.

As referências completas devem ser apresentadas no final do artigo no seguinte formato:

Livro: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título em negrito: subtítulo. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora, ano.

Coletânea: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título do ensaio. In: SOBRENOME, Nome (abreviado) do(s) organizador(es). Título da coletânea em itálico: subtítulo. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora, ano.

Artigo em periódico: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título do artigo. Nome do periódico em itálico, local da publicação, volume, número do periódico, intervalo de páginas (inicial-final)  do artigo, ano da publicação.

Dissertações e teses: SOBRENOME, Nome (abreviado). Título em itálico. ano de depósito. Tipo de trabalho Dissertação (Mestrado em   ) ou Tese (Doutorado em   ) -  Instituição em que foi apresentada, Local e data de apresentação ou defesa.

Documentos em meio eletrônico (Internet): SOBRENOME, Nome (abreviado). Título em itálico. Local de publicação: Editora, ano. Disponível em: endereço eletrônico.  Acesso em: data de acesso.

Sobre os relatos

Os relatos de experiência destinam-se à apresentação de práticas pedagógicas, experiências de viagens e trabalhos de campo realizados no âmbito de cursos de graduação e pós-graduação na área de Ciências Humanas.

O texto deve ter de 10 a 15 laudas, seguido as mesmas orientações de formatação dos artigos, com a seguinte estrutura composicional: título, resumo, introdução, referencial teórico-metodológico, apresentação, descrição e discussão das atividades vivenciadas, considerações finais e referências.

Estrutura (sugerida)

Título

Título traduzido

Resumo

Palavras-chave

Abstract/ Resumen

Keywords/ Palabras clave

 

Introdução

Deve apresentar uma contextualização da experiência, descrevendo brevemente o objeto do relato (atividades desenvolvidas), os sujeitos envolvidos e o local e momento da realização das atividades.

Nela, devem constar ainda referências teóricas que fundamentaram a prática desenvolvida e o objetivo do relato.

Desenvolvimento

No desenvolvimento, os/as autoras/es devem incluir seções para:

  • exposição do referencial teórico e metodológico que norteou o desenvolvimento da experiência relatada;
  • apresentação do contexto da experiência;
  • relato propriamente dito da experiência com explicitação de dados do processo, com apresentação, descrição e discussão das atividades vivenciadas.

Ressalta-se que o relato de experiência deve fazer a apresentação das atividades por meio de uma descrição crítica e reflexiva da experiência relatada, na qual sejam pontuados tanto os aspectos positivos quanto os negativos da experiência vivenciada.

Considerações finais

Para concluir o relato, devem ser apontadas as contribuições da experiência para a prática pedagógica da área em questão, bem como suas limitações.

Referências

Todos os textos citados no relato devem constar na lista de referências segundo o que orientam as normas da ABNT para apresentação de trabalhos acadêmicos.

 

Sobre resenhas

As resenhas devem apresentar criticamente o conteúdo de uma obra que tenha relação com a temática da Revista, contendo no mínimo 1 lauda e no máximo 3, obedecendo as mesmas orientações de formatação dos artigos.

O formato deve conter a palavra Resenha, seguida das Referências, conteúdo e, ao final, o nome completo do resenhista.

Sobre os autores

Os autores devem ser mestres ou doutores em alguma das áreas de Ciências Humanas. Somente serão aceitos artigos de pesquisadores iniciantes, tais como estudantes de graduação, graduados e mestrandos, em edições especiais ou em coautoria com pesquisadores mestres ou doutores.

Os artigos deverão ter no máximo cinco autores.

Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Humanidades & Educação e os conteúdos publicados serão de inteira e exclusiva responsabilidade dos seus autores.

Artigos

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.