FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: desafios da tecnologia no mundo contemporâneo

Autores

Palavras-chave:

Técnica. Tecnologia. Educação. Filosofia. = Keywords, Technique. Technology. Education. Philosophy.

Resumo

O seguinte artigo tem como objetivo tratar das causas e dos impactos da tecnologia na sociedade contemporânea levando em consideração o aspecto filosófico e educacional. Incialmente, utilizamos os conceitos de técnica e tecnologia para estabelecer os pilares que sustentam nosso período. A partir disso, analisaremos as consequências destes pilares no campo educacional. Feito isto, partirmos para a reflexão da racionalidade técnica/instrumental e da racionalidade comunicativa/dialógica. Por fim, relacionamos Filosofia e Educação como dimensões inseparáveis e fundamentais para a existência humana.

 

PHILOSOPHY AND EDUCATION: challenges of technology in the contemporary world

ABSTRACT

This article aims to address the causes and impacts of technology on contemporary society taking into account the philosophical and educational aspect. Initially, we used the concepts of technique and technology to establish the pillars that support our period. From this, we will analyze the consequences of these pillars in the educational field. That done, we start to reflect on technical / instrumental rationality and communicative / dialogical rationality. Finally, we relate Philosophy and Education as inseparable and fundamental dimensions for human existence.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Halwaro Carvalho Freire, Faculdade Católica de Fortaleza

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará. Professor e Coordenador da linha de pesquisa História das Ideias Filosóficas do Brasil da Faculdade Católica de Fortaleza.

Camila Maria Rodrigues, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará

Referências

AQUINO, Francisco. O poder tecnológico no mundo atual: implicações e desafios socioambientais. Horizonte, Belo Horizonte, v. 18, n. 56, p. 703-719, mai./ago. 2020.

BOUFLEUER, J.P. Pedagogia da ação comunicativa: Uma leitura de Habermas. 3. ed. Ijuí RS: UNIJUÍ, 1997. v. 1.

______. Habermas e a educação: sobre a pertinência do conceito de ação comunicativa para a educação. In: FILORDI, Alexandre; AZEREDO, Vânia Dutra (Orgs.). Filosofia e educação no mundo contemporâneo. São Paulo: Humanitas, FAPESP, 2016.

BUNGE, M. Epistemologia. São Paulo: T. A. Queiróz/EDUSP, 1980.

______. La investigación científica. Tradução de Scientifc Research, 1967. Barcelona: Ariel, 1969.

______. Technology as applied science. In: RAPP, F. (Ed.). Contributions to a philosophy of technology. Dordrecht: D. Reidel, 1974.

CUPANI, Alberto. Filosofia da tecnologia: um convite. 3. ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2016.

FRANCO, M. A. do R. S. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.

NEDER, Ricardo T. (org.) Andrew Feenberg: racionalização democrática, poder e tecnologia. Brasília. v. 1, n. 3, 2010.

OLIVEIRA, M. A. Ética e religião. Síntese Nova Fase, v. 43, p. 39-54, 1988.

________. Tecnologia e Intersubjetividade. REV. C. Sociais, v. III, n. 2, 1973.

SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. A formação na perspectiva crítico emancipadora. Linhas Críticas: Revista da Faculdade de Educação. Brasília: FE/UnB, v. 17. n. 32, p. 13-31, jan./abr. 2011.

WEIL, E. Filosofia Moral. Tradução Brasileira, Marcelo Perine. São Paulo: Realizações, 2011.

Downloads

Publicado

2021-07-12

Como Citar

FREIRE, Halwaro Carvalho; RODRIGUES, Camila Maria.
FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: desafios da tecnologia no mundo contemporâneo
. Revista Humanidades & Educação, p. 29–37, 12 Jul 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/16622. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos