DOCÊNCIA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: cenário e desafios

Autores

Palavras-chave:

Educação a distância. Informação x Conhecimento. Formação continuada. Professor = Keywords, Distance education. Information x Knowledge. Ongoing training.Teacher..

Resumo

O presente artigo aborda o desafio de ser professor, especificando alguns dos saberes imprescindíveis a uma prática educativa eficaz, bem como defende a necessidade de valorização da formação continuada, consubstanciada em um olhar consciente quanto aos problemas enfrentados pela implementação da Educação a Distância no Brasil, ao enfocar as diferentes abordagens pedagógicas utilizadas, com vistas a que esse profissional repense sua prática e procure recriar sua ação pedagógica com ética e estética, estabelecendo uma pedagogia fundamentada na inclusão, no respeito à autonomia e à dignidade do educando, visto que o docente resplandece como um espelho para seu discente.

 

TEACHING AND DISTANCE EDUCATION IN HIGHER EDUCATION: scenarios and challenges

ABSTRACT

The treadmill article seeks to address the challenge of being a teacher, specifying some of the essential knowledge for effective educational practice, as well as the need for it to value continuing education, embodied in a conscious look at the problems faced by the implementation of Education a Distance in Brazil, with a focus on the different pedagogical approaches used, with a view to this professional rethink his practice and try to recreate his pedagogical action with ethics and aesthetics, establishing a pedagogy based on inclusion, respecting the autonomy and dignity of the student, seen that the teacher shines like a mirror for his student.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Ivoneide de Lima Brito, Universidade de Brasília

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde da Faculdade de Ceilândia (FCE/UnB). Mestra em Educação pela Universidade de Brasília (2013). Especialista em Gestão Universitária pela UnB (2011) e em Linguística e Língua Portuguesa pela Faculdade da Terra de Brasília (2006). Graduada em Pedagogia, com ênfase em Orientação Educacional (2008), e em Letras pela Faculdade da Terra de Brasília (2003). Atualmente exerce a função de Ouvidora e técnico em assuntos educacionais da Universidade de Brasília. Atua como professora voluntária no curso de Terapia Ocupacional e no Programa de Extensão Universidade do Envelhecer (UniSer). ambos da FCE. Professora do IFB (bolsista Pronatec). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Margô Gomes de Oliveira Karnikowski, Universidade de Brasília

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), mestrado em Ciência e Tecnologia Farmacêuticas pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) e doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Patologia Molecular da Universidade de Brasília (2001). Atualmente é Professora adjunta do curso de Farmácia da Universidade de Brasília e orientadora de Mestrado/Doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde UnB, membro da Comissão de Ensino do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da Comissão de Ensino do Conselho Regional de Farmácia do DF (CRF-DF), no qual também foi Vice-Presidente (2014 a 2017). Foi Diretora de Avaliação da Educação Superior no INEP/MEC e Coordenadora de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação do Ministério da Educação (MEC). Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gerontologia e envelhecimento humano, assistência farmacêutica, uso racional de medicamentos, farmácia clínica, promoção em saúde, educação superior e educação para saúde

Zaíra Nascimento de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar e Matérias pedagógicas pela Universidade Cruzeiro do Sul (1998), especialização em Educação Infantil e Educação Especial pela Faculdades Integradas de Amparo (2000), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2002); foi doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Atou como Pró-reitora de Extensão, cultura e assuntos Comunitários na Universidade Federal do Tocantins. Atualmente é professora assistente - nível II da Fundação Universidade Federal do Tocantins no curso de Pedagogia e atua como Assessora da UFT em Brasília - DF. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais e Educação especial atuando principalmente nos seguintes temas: prática pedagógica, formação docente, prática social, educação especial, educação de jovens e adultos e ensino fundamental

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Tradução Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BRASIL. Presidência da República. Secretaria Geral. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto n. 9057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 8o da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996 , que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015­2018/2017/decreto/d9057.htm. Acesso em: 1 fev. 2021.

DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 56. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.

MALTEMPI, Marcus Vinicius. Educação a distância... Interface (Botucatu), São Paulo, v. 7, n. 12, p. 139­-148, fev. 2003.

MORAN, José Manuel. Contribuições para uma pedagogia da educação a distância no ensino superior. Interface (Botucatu), São Paulo, v. 7, n. 12, p. 7-­8, fev. 2003.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. In: BRASIL. Educação e sociedade. Brasília: MEC, 2014.

RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e Ensinar: por uma docência da melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2006.

VALENTE, J. A. Educação a distância no ensino superior: soluções e flexibilizações. Interface (Botucatu), São Paulo, v. 7, n. 12, p. 139­-142, fev. 2003.

VALENTE, J. A. Réplica: os desafios da implantação da EAD. Interface (Botucatu), São Paulo, v. 7, n. 12, p. 147­-147, fev. 2003.

Downloads

Publicado

2021-07-12

Como Citar

BRITO, M. I. de L.; KARNIKOWSKI, M. G. de O.; OLIVEIRA, Z. N. de. DOCÊNCIA E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: cenário e desafios. Revista Humanidades & Educação, Imperatriz(MA), p. 17–28, 2021. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/humanidadeseeducacao/article/view/15486. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos