Temáticas ambientais e a educação ambiental nos cadernos do currículo do estado de São Paulo na formação continuada de professores

Auteurs-es

Mots-clés :

Política Curricular. Materiais didáticos. Educação Ambiental Crítica.

Résumé

No contexto da Educação Ambiental (EA) escolar questionam-se: qual é o conteúdo da EA na escola? Qual deve ser o seu conteúdo, considerando a perspectiva de EA crítica? A partir dessas e outras questões, foi realizado um curso de formação continuada sobre a relação entre a EA e o currículo oficial do Estado de São Paulo. Assim, o artigo analisa um exercício analítico sobre o material didático deste currículo e reflete alguns desafios para a inserção da EA crítica na escola pública. A pesquisa é qualitativa. Foi feita uma análise de conteúdo temática das produções escrita dos professores participantes do curso e do caderno de campo que acompanhou a pesquisadora. Os docentes apresentaram dificuldades quanto a analisar as concepções e conteúdos do material, focando mais em limitações no plano de sua execução em sala de aula. Suas análises identificaram temáticas ambientais nos materiais das disciplinas de ciências, química, física e biologia, contudo, expressando uma perspectiva conservadora, comportamentalista e técnico-científica de EA, o que não contempla a perspectiva crítica de EA. Isto somado a forma com que a política curricular era organizada e implantada, há limitações à construção crítica e intencional do processo educativo ambiental por parte dos professores e estudantes.

Environmental themes and environmental education in the curriculum notebooks of the state of São Paulo, in the continuous training of teachers

Abstract

In the context of school Environmental Education (EE) the question is: what is the content of EE at school? What should be its content, considering the perspective of critical environmental education? Based on these and other questions, a continuing education course on the relationship between environmental education and the official curriculum of the state of São Paulo was conducted. Thus, the article analyzes an analytical exercise on the didactic material of this curriculum and reflects some challenges for the insertion of critical environmental education in public schools. The research is qualitative. An analysis of the thematic content of the written productions of the teachers participating in the course and of the field notebook that accompanied the researcher was made. The teachers presented difficulties in analyzing the conceptions and contents of the material, focusing more on limitations in the plan of its execution in the classroom. Their analysis identified environmental issues in the materials of the disciplines of science, chemistry, physics and biology, however, expressing a conservative, behavioralist and technical-scientific perspective of environmental education, which does not include the critical perspective of environmental education. This, together with the way in which the curricular policy was organized and implemented, there are limitations to the critical and intentional construction of the environmental educational process by teachers and students.


Keywords: Curriculum Policy. Didactic materials. Critical Environmental Education.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Metrics

Chargements des mesures ...

Biographie de l'auteur-e

Daniele Cristina Souza, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Formação em Ciências Biológicas, com mestrado e doutorado na área de ensino de ciências. As linhas de pesquisa envolvem O ensino de ciências e a educação ambiental; Ensino de Biologia e História e Filosofia da Ciência; Formação de Professores; Educação do Campo

Références

AMARAL, I. A. Educação Ambiental e o Ensino de Ciências: Uma história de controvérsias. Pro-posições. v.12, mar. 2001, p.73-93

CABRAL, M. C. R. O Paradigma Mecanicista e a Educação Ambiental nas Diretrizes Curriculares Oficiais de Ciências do Estado do Pará. 2000. 122p. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de Campinas, Campinas, 2000.

CONTRERAS, J. A autonomia de professores. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

DUARTE, N.; ASSUMPCAO, M. C.; DERISSO, J. L.; FERREIRA, N. B.P. ; SACCOMANI, M. C. O Marxismo e a Questão dos Conteúdos Escolares. In: IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas 'História, Sociedade e Educação no Brasil', 2012, João Pessoa. História da Educação Brasileira: Experiências e Possibilidades. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2012. v. 1. p. 3953-3979.

GRÜN, M. Ética e Educação Ambiental: a conexão necessária. Campinas: Papirus, 2011.

JUNQUEIRA, H.; KINDEL, E. A. I. Leitura e escrita no ensino de ciências e biologia. Cadernos de Aplicação (UFRGS), v. 22, p. 145-161, 2009.

LAMOSA, R. A. C.; LOUREIRO, C.F. B. Educação ambiental à brasileira e o contexto de robustecimento das escolas públicas. Em: VI Encontro “Pesquisa em Educação Ambiental”, Ribeirão Preto, p.1-15, 2011, Anais..., 2011. CD-ROM.

LAYRARGUES, P. P. Identidades da educação ambiental brasileira Diretoria de Educação Ambiental. LAYRARGUES, P. P. (coord.) – Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.

LOUREIRO, F.B.C. O Movimento Ambientalista e o Pensamento Crítico: uma abordagem política. 2 ed., Rio de Janeiro: Quartet, 2006.

MINAYO, M. C. de S. O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. Hucitec-Abrasco, São Paulo-Rio de Janeiro, 1992.

NEVES, J. P. ; TOZONI-REIS, M. F. C. . Desafios Para A Inserção Da Educação Ambiental Na Escola: Em Questão A Carência Formativa Do Professor A Partir De Duas Pesquisas Diagnósticas. In: Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis; Jorge Sobral da Silva Maia. (Org.). Educação Ambiental a várias mãos: educação escolar, currículo e políticas públicas. 1ed.Araraquara: Junqueira & Marins Ltda, 2014, v. , p. 58-69.

OKUBO, T. C. de A. Q. Currículo em contextos: permeabilidades discursivas na proposta curricular do estado de São Paulo (2008). 2012. 154 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000878015>. Acesso em: 28 de abr. de 2013.

PALMA FILHO, J. C. A política educacional do Estado de São Paulo (1983-2008). Educação & Linguagem, v.. 13, n° 21, 2010.

PIMENTA, S. G. O Estágio na formação de professores. Unidade Teoria e Prática?. São Paulo: Cortez, 1994.

RIBEIRO, R. A autonomia proposta na LDBEN e a nova proposta curricular das escolas públicas estaduais de São Paulo. Revista IberoAmericana de Estudos em Educação, v. 3, p. 1 e 2, 2008.

SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000

SANFELICE, J.L. A política educacional do estado de São Paulo: apontamentos. Nuances: estudos sobre Educação. Ano XVII, v. 17, n. 18, p. 146-159, jan./dez. 2010

SANTOS, R.; FRENEDOZO, R. de C.. A educação ambiental no ensino de biologia do currículo oficial da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Revista Eletrônica Mestrado Educação Ambiental. E-ISSN 1517-1256, v. 30, n.2, p. 107-126, jul./dez. 2013.

SÃO PAULO, Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.

SATO, M. Debatendo os desafios da educação ambiental. In: I Congresso de Educação Ambiental Pró Mar de Dentro. Rio Grande: Mestrado em Educação Ambiental, FURG & Pró Mar de Dentro, 2001.

SAUVÉ, L. Educação Ambiental: possibilidades e limitações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 317-322, maio/ago. 2005.

SAVIANI, D. Escola e Democracia, 4ª ed, Campinas: Editores Associados; Editora Cortez, 1981

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-crítica. Primeiras aproximações. 11º ed. Campinas: Editores associados, 2011.

SAVIANI, N. Saber escolar, currículo e didática. Problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico. 6ª ed. Campinas: Autores Associados, 2010.

SILVA, A. L. A temática ambiental no currículo do Ensino Fundamental do estado de São Paulo a partir de 2008. 2011. 127f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2011.

Autor, 2014.

Autor, 2010.

TAVARES, L. H. W. Analisando a autonomia do professor na nova Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino de Química. Ciência em Tela, v.2, n.1, p.1-10, 2009. Disponível em:< www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/0109tavares.pdf > Acesso em 18/10/2011.

TOZONI-REIS, M. F. C., TALAMONI, J. B. L., SPAZZIANI, M. L., TRENTO, A. M., MAIA, J. S. S, MUNHOZ, R. H., TEIXEIRA, L. A., FOSSALUZA, A. S., GONÇALVES, C. E.,SOUZA, D. C. de, PINTO, E. A. T., NEVES, J. P., CASSINI, L. F., AGUDO, M. M., FRANZI, S. Conteúdos curriculares da educação ambiental na escola: contribuições da pedagogia histórico-crítica In: VII Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, 2013, Rio Claro. Anais do VII Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental. , 2013. p.1 - 15

TOZONI-REIS, M. F. de C. (Re)Pensando a Educação Ambiental. In: Metodologias Aplicadas à Educação Ambiental. São Paulo: IESDE, 2006.

TOZONI-REIS, M. F. de C. A pesquisa-ação-participativa em educação ambiental como práxis investigativa e educativa. 2008. 169f. Tese de Livre-docência. Universidade Estadual Paulista, Botucatu, 2008b.

TOZONI-REIS, M. F. de C. Educação Ambiental: natureza, razão e história. 2ª ed. Campinas: Autores associados, 2008ª.

VEIGA, A.; AMORIM, É.; BLANCO, M. Um Retrato da Presença da Educação Ambiental no Ensino Fundamental Brasileiro: o percurso de um processo acelerado de expansão. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2005.

Téléchargements

Publié-e

2021-03-13

Comment citer

SOUZA, Daniele Cristina.
Temáticas ambientais e a educação ambiental nos cadernos do currículo do estado de São Paulo na formação continuada de professores
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 4, n. 2, p. 82–101, 13 mars 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/14739. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos