EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA: um estudo de caso

Autores/as

  • Liliane Faria Corrêa Pinto

Palabras clave:

Educação patrimonial, Patrimônio cultural, Ensino de história

Resumen

Em 2006, foi realizada na disciplina de história, na Escola Dona Josephina Wanderley Azeredo, Nova Lima-MG, uma atividade de educação patrimonial com os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Cada turma foi dividida em grupos que receberam um bem patrimonial de natureza material ou imaterial e de momentos diferentes da história local. Os alunos desenvolveram atividades de campo, entrevistas e visitas aos bens, além de pesquisas bibliográficas e arquivísticas. Elaboraram um cartaz com textos históricos e fotografias antigas e atuais dos bens, que foram dispostos em uma exposição na praça da cidade. Esse projeto durou dois bimestres e os alunos puderam conhecer novas formas de aprendizado da história e os conceitos de patrimônio cultural. Essa proposta foi interativa e trouxe uma novidade na educação patrimonial local, já que foram os estudantes que construíram o conhecimento acerca da história regional patrimonial, o que fortaleceu os laços com a identidade.

Palavras-chave: Educação patrimonial. Patrimônio cultural. Ensino de história.

CULTURAL HERITAGE EDUCATION AND HISTORY TEACHING IN SCHOOL: a case study

Abstract

In 2006, it was carried out at Dona Josephina Wanderley Azeredo School, Nova Lima-MG, a cultural heritage education activity with the students of Elementary and High Schools. Each class was divided into groups that received a heritage of material or immaterial nature from different moments of local history. The Students developed field activities, interviews and visits to the cultural heritage, as well as bibliographic and archival researches. They prepared a poster with historical texts and old and current pictures of the cultural heritage which were arranged in an exhibition in the town square. This project lasted two marking periods and the students were able to learn new ways of learning history and the cultural heritage concepts. This proposal was interactive and brought something new for the local heritage education, as the students themselves built the knowledge about the regional cultural heritage history, which strengthened ties with identity.

Keywords: Cultural heritage education. Cultural heritage. History teaching.

EDUCACIÓN PATRIMONIAL Y ENSEÑANZA DE LA HISTORIA EN LA ESCUELA: un estudio de caso

Resumen

En 2006 se llevó a cabo, en la disciplina de historia, en la Escuela de Doña Josefina Wanderley Azeredo, Nova Lima-MG, una actividad de educación sobre el patrimonio con los alumnos de educación primaria y secundaria. Cada clase se dividió en grupos y recibieron un bien patrimonial, de naturaleza material o inmaterial, de momentos diferentes de la historia local. Los estudiantes desarrollaron trabajos de campo, entrevistas y visitas al patrimonio cultural, así como investigación bibliográfica y archivística. Prepararon un cartel con textos históricos y fotografías antiguas y actuales de los bienes y los presentaron en una exposición en la plaza de la ciudad. Este proyecto tuvo una duración de dos bimestres y los estudiantes fueron capaces de aprender nuevas formas de aprendizaje de la historia y los conceptos de patrimonio cultural. Esta propuesta fue interactiva e innovó en la educación del patrimonio local, ya que los mismos estudiantes construyeron el conocimiento de la historia del patrimonio regional fortaleciendo los lazos con la identidad.

Palabras clave: Educación patrimonial. Patrimonio cultural. Enseñanza de la historia.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Liliane Faria Corrêa Pinto

Historiadora, doutora em História, Política e Bens Culturais, mestre em História Econômica e Professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus de Codó-MA.

Publicado

2017-01-05

Cómo citar

PINTO, Liliane Faria Corrêa.
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA: um estudo de caso
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 2, n. 2, p. 72–83, 5 ene. 2017 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/5937. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos