ANTROPOLOGIA VISUAL E DOCUMENTÁRIO: Uma análise do documentário Promises

Autores/as

  • Maria Elisa Swarowsky Lisboa Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Palabras clave:

documentário, antropologia visual, alteridade, cotidiano, Promessas de um mundo novo.

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar o documentário Promises (Promessas de um mundo novo) filmado em Jerusalém entre 1995 e 2000. Para isso, será utilizada a metodologia da antropologia visual proposta por Claudina de France (2000). De acordo com a autora, a antropologia visual viabiliza o conhecimento do homem através da imagem e permite o registro do real segundo um dinamismo próprio através do qual se estabelece uma relação entre o antropólogo, a sociedade à qual ele se refere e o seu espaço. Pretende-se verificar se este documentário pode ser avaliado como resultado de um trabalho antropológico, segundo uma poética do encontro, tomando a alteridade como característica principal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Elisa Swarowsky Lisboa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mestranda em Comunicação visual pela Universidade Estadual de Londrina. Graduada em Comunicação Social – habilitação Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Cómo citar

LISBOA, Maria Elisa Swarowsky.
ANTROPOLOGIA VISUAL E DOCUMENTÁRIO: Uma análise do documentário Promises
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 19, n. 14, 4 jun. 2015 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/3513. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos