O conceito de “lugar de fala” e a Comunicação/comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2176-5111v18n31.2023.4

Palavras-chave:

lugar de fala, mídia, comunicação, pensamento afrodiaspórico

Resumo

A proposta deste trabalho é discutir a importância do conceito de “lugar de fala” na comunicação, tanto enquanto área de conhecimento quanto setor do mercado de trabalho. Partimos da ideia de que a Comunicação foi fundada em uma estrutura racista, principalmente ao analisar a realidade brasileira. Por essa razão, vemos que há baixa representatividade de pessoas negras na mídia e suas representações são controversas. Acreditamos que é através de um exercício crítico, fundado na epistemologia afrodiaspórica, que podemos alterar o quadro contemporâneo rumo a uma plenitude comunicativa da população negra.

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Biografia do Autor

Pedro Henrique Conceição dos Santos, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Mídia e Cotidiano (PPGMC/UFF). Mestre em Comunicação (PPGCOM/UFF). Bacharel em Produção Cultural (UFF). Editor do periódico Mídia e Cotidiano.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

SANTOS, Pedro Henrique Conceição dos.
O conceito de “lugar de fala” e a Comunicação/comunicação
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 18, n. 31, 30 Jun 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos