Série Desalma - GloboPlay

uma discussão sobre transnacionalização e matrizes culturais

Autores

  • Ligia Prezia Lemos Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18764/2176-5111v18n31.2023.8

Palavras-chave:

Ficção televisiva seriada brasileira, Transnacionalização, Matrizes Culturais, Globoplay, Desalma

Resumo

A consolidação das plataformas de streaming expandiu a ficção seriada televisiva para novos mercados consumidores, além de estimular, nas próprias produções, o surgimento de estratégias criativas relacionadas a temáticas locais, com aspectos de universalidade. A partir de breve contextualização do fenômeno da transnacionalização (CHALABY, 2005; STRAUBHAAR, 1991, 2007; SINCLAIR, 2004, 2009), o objetivo do presente artigo é compreender identidades e as representações das matrizes culturais (MARTÍN BARBERO, 2009) presentes na gênese da primeira temporada de Desalma (Globoplay, 2020). Para sustentar nossa discussão realizamos estudo de caso a partir da observação deste produto de ficção seriada televisiva brasileira, realizado notadamente para públicos amplificados. Como conclusão, entende-se que as matrizes culturais, enquanto mediações, são ferramentas para a “vontade de experimentação” de um processo de transnacionalização do Globoplay.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

LEMOS, Ligia Prezia.
Série Desalma - GloboPlay: uma discussão sobre transnacionalização e matrizes culturais
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 18, n. 31, 30 Jun 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/21041. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos