Estudos Culturais e feminismo: deslocamentos teóricos e conceituais

Autores

  • Fernanda Perez Mendonça Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Rafael Medeiros Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Guilherme Curi Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Palavras-chave:

Estudos Culturais, feminismo, comunicação.

Resumo

Este artigo tem como objetivo perceber os deslocamentos teóricos e conceituais da inserção dos estudos feministas nos Estudos Culturais. O trabalho foi feito a partir de revisão bibliográfica, buscando uma compreensão história, política e social dos Estudos Culturais e do feminismo, percebendo os pontos de discordância e as contribuições para a proposição de novas pautas. O feminismo possibilitou investigações voltadas para formas identitárias relegadas, inserindo a categoria gênero para flexionar os efeitos e oposições à dominação sexisista. Os campos convergem na potência da cultura popular e do feminismo como significados e resistências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Perez Mendonça, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Culturais e Audiovisualidades (UFSM).

Rafael Medeiros, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria(UFSM). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Membro do Grupo de Pesquisa Usos Sociais da Mídia (UFSM) e do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo
(ConJor – UFOP).

Guilherme Curi, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Pós-doutorando e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (POSCOM/UFSM). Doutor em Comunicação e Cultura pela
Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Sociologia pela University College Dublin.

Downloads

Publicado

2019-12-27

Como Citar

MENDONÇA, Fernanda Perez; MEDEIROS, Rafael; CURI, Guilherme.
Estudos Culturais e feminismo: deslocamentos teóricos e conceituais
. Cambiassu: Estudos em Comunicação, v. 14, n. 24, p. 34–49, 27 Dez 2019Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 14 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos