INFÂNCIAS QUILOMBOLAS, CURRÍCULOS E ETNOMATEMÁTICA:

DA INVISIBILIDADE ÀS POSSIBILIDADES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n4.2023.65

Palavras-chave:

etnomatemática, currículos, formação de professores/as, infâncias quilombolas, cultura

Resumo

O presente artigo se propõe a investigar as contribuições da Etnomatemática visando currículos escolares e de formação de professores/as que evidenciem a dimensão cultural, em face da seguinte problemática: Quais as contribuições da Etnomatemática para currículos em que o ensinar e o aprender, de forma contextualizada, considerem a cultura e as infâncias quilombolas? A abordagem metodológica é de cunho qualitativo com base no levantamento bibliográfico acerca do tema em evidência. Os resultados e as considerações apontam que a Etnomatemática procura considerar a realidade dos diferentes grupos e possibilita uma ação pedagógica diferenciada, o que pode auxiliar na formação integral do sujeito como um ser imerso no mundo real e, partindo desse, realçar sua cultura, como é o caso das comunidades quilombolas. Este estudo também apresenta reflexões acerca da necessidade de os currículos e a formação de professores/a que contemplarem em sua essência as diversidades culturais, especialmente das infâncias, de modo a contribuir para a emancipação dos sujeitos. Ademais, é preciso ampliar e intensificar a discussão a respeito tanto de infâncias nos currículos, práticas educativas, formação docente, quanto de políticas públicas, sobretudo dos grupos historicamente invisibilizados como os quilombolas, entre outros.

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Biografia do Autor

Andréia Regina Silva Cabral Libório, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).  Professora (EBTT) do (IFSP) Campus Registro. Integrante do Grupo de Pesquisa (CNPq) – Formação de Professores e Cotidiano Escolar. Bolsista – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Tiago Marques de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Registro

 

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Publicado

2024-05-21

Como Citar

FELDMANN, Marina Graziela; LIBÓRIO, Andréia Regina Silva Cabral; KILLNER, Gustavo Isaac; OLIVEIRA, Tiago Marques de.
INFÂNCIAS QUILOMBOLAS, CURRÍCULOS E ETNOMATEMÁTICA: : DA INVISIBILIDADE ÀS POSSIBILIDADES
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 4, p. 197–217, 21 Mai 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23462. Acesso em: 22 nov 2024.