PLANEJAMENTO CURRICULAR:
CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n4.2023.74Parole chiave:
currículo, planejamento, prática pedagógicaAbstract
Este estudo analisou concepções de professoras sobre o planejamento curricular, de modo a compreender como ele é materializado no exercício docente por meio de suas práticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo campo de estudo foi uma escola pública do município de Vitória da Conquista, tendo como sujeitos quatro docentes que lecionam no Ensino Médio. Para o levantamento das informações, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, as quais foram analisadas por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciam que, na concepção das professoras, o planejamento curricular é de fundamental importância, pois direciona a atividade docente, dando segurança ao professor frente aos desafios e incertezas que permeiam a ação pedagógica. Contudo, as professoras destacaram que o planejamento pode ser influenciado por diversos fatores, como falta de estrutura das escolas, que contribuem negativamente para prática pedagógica; a ausência de coordenador pedagógico, bem como as condições de trabalho também foram aspectos evidenciados como desmotivadores no exercício da docência. Nesse sentido, as docentes afirmam que planejam em conformidade com as deliberações da escola, no entanto, a relevância dos conteúdos abordados para o aluno é o principal critério que consideram. Desse modo, o investimento na formação, a valorização docente e a melhoria da infraestrutura escolar foram os fatores apontados como fundamentais e que precisam ser priorizados para possibilitar condições favoráveis ao desenvolvimento da docência. Tais resultados realçam a complexidade do papel do professor, ultrapassando a percepção de mero executor do currículo, uma vez que ele é o protagonista de todo o processo educativo.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ACOSTA, J. M. O currículo interpretado: o que as escolas, os professores e as professoras ensinam? In: SACRISTÁN, J. G. (org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 188-207.
APPLE, M. W. Ideologia e Currículo. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BAHIA. Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Atividade Complementar. Disponível em: http://educadores.educacao.ba.gov.br/atividadecomplementar. Acesso em: 20 dez. 2016.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
CARMO, E. M.; SELLES, S. E.; ESTEVES, M. Concepções de professores de Biologia sobre a profissão docente. In: Educação, Sociedade & Culturas, v. 44, p. 87-106, 2015. Disponível em: https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/ESC44_Medeiros.pdf. Acesso em: 10 set. 2016.
CRUSOÉ, N. M. C. Prática pedagógica interdisciplinar na escola fundamental: sentidos atribuídos pelas professoras. 1. ed. Curitiba, PR: CRV, 2014.
CUNHA, E. V. R. A prática de planejamento curricular de professoras do 1º ciclo do ensino fundamental no contexto da implantação de ciclos na rede pública municipal de Rondonópolis/MT. 2005. Cuiabá, Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=120563. Acesso em: 05 maio 2024.
FERNANDES, J. A. B. A seleção de conteúdos: o professor e sua autonomia na construção do currículo. São Carlos: EdUFSCar, 2010.
FRANCO, M. L. P. B. Análise de Conteúdo. 2. ed. Brasília: Liber Livro Editora, 2007.
FREITAG, B.; COSTA, W. F.; MOTTA, V. R. O livro didático em questão. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997.
GARCIA, R. L.; MOREIRA, A. F. B. Começando uma conversa sobre currículo. In: ______; ______ (Orgs.). Currículo na Contemporaneidade: incertezas e desafios. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 9-44.
GIL, J. M. S.; HERNÁNDEZ, F. H. Dos “porquês” e “comos” por trás de uma pesquisa sobre apender a ser docente de ensino fundamental. In: ______. (Orgs.). Professores na incerteza: aprender a docência no mundo atual. Porto Alegre: Penso, 2016. Disponível em: https://www.google.com.br/books/edition/Professores_na_Incerteza/B5BvDQAAQBAJ?hl=pt-BR&gbpv=1. Acesso em: 10 set. 2016.
GOODSON, I. Currículo, Teoria e História. Petrópolis: Vozes, 2013.
______. Dar voz ao professor: as histórias de vida dos professores e o seu desenvolvimento profissional. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992, p. 63-78
LINEUSA, M. C. Elaborar o currículo: prever e representar a ação. In: SACRISTÁN, J. G. (org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 226-247.
MENEGOLLA, M.; SANT’ANA I. M. Por que planejar? Como planejar?: currículo, área, aula. 22 ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
MUÑOZ, F. I. A formação dos professores e o desenvolvimento do currículo. In: SACRISTÁN, J. G. (org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 494-507.
NÓVOA, A. Os professores e as histórias da sua vida. In: ______ (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992, p. 11-30.
PEDRA, J. A. Currículo e conhecimento: níveis de seleção do conteúdo. In: Em Aberto, Brasília, ano 12, n. 58, abr/jun, 1993.
SACRISTÁN, J. G. O que significa o currículo? In: ______. (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 16-35.
______. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ArtMed, 2000.
SAKAY, L. Ensino e aprendizagem do número racional positivo na forma decimal: análise de uma experiência de inversão curricular. 2012. Brasília, Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília.
SELLES, S. E.; ANDRADE, E. P. de. Políticas curriculares e subalternização do trabalho docente. In: Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 21, p. 39-64, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/edufoco/article/view/19654. Acesso em: 14 out. 2016.
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
STENHOUSE, L. Investigación y desarrollo del curriculum. Madrid: Morata, 1984.
VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico – elementos metodológicos para elaboração e realização. 18 ed. São Paulo: Libertad Editora, 2008.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Cadernos de Pesquisa
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
A Cadernos de Pesquisa está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.