CONTRASTES CURRICULARES DE CURSOS DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO DO BRASIL E PORTUGAL:

A INOVAÇÃO PEDAGÓGICA EM PAUTA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18764/2178-2229v30n4.2023.63

Mots-clés :

Currículo, Inovação Pedagógica, Mestrado em Educação

Résumé

O artigo aborda a inovação pedagógica no currículo de cursos de formação de profissionais da educação no âmbito da pós-graduação stricto sensu, mais precisamente do Mestrado Profissional em Educação do Programa de Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas da Universidade Federal da Bahia, e do Mestrado em Educação com especialidade em Inovação Educacional do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Apresenta resultados de um estudo delineado metodologicamente pela Pesquisa Contrastiva, traçada por uma bricolagem de abordagem multirreferencial que, em sua primeira fase, objetivou compreender contrastes da inovação pedagógica, conforme expressas nas propostas dos referidos cursos, tendo como esteio a análise documental. Como resultados, destacam-se: 1. a aproximação das concepções de inovação expressas nas propostas pedagógicas e vinculadas à formação objetivada pelos cursos; 2. o distanciamento entre os desenhos curriculares; e 3. as similidades quanto à prospecção de seus impactos sociais, em contrapartida ao espaçamento dos horizontes de intervenção. O estudo destaca, ainda, que ante suas especifidades, ambos os programas se preocupam em alicerçar a produção de conhecimento sobre os/nos percursos de criação de propostas inovadoras nos prórios espaços educativos, ou seja, sobre as inovações pedagógicas em suas dimensões instituintes.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ALMEIDA, Verônica D.; SENA, Ana Beatriz. Concepções de inovação pedagógica e a formação docente em um Mestrado Profissional em Educação. Anais - XXV EPEN - Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste, 2020, Salvador. Educação e (Re)Existência: Desafios da Pesquisa e Produção do conhecimento, 2020.

ALMEIDA, Verônica D.; SÁ, Maria Roseli B. G. de Tessituras curriculares inovantes de um mestrado profissional em Educação. E-Curriculum (PUCSP), v. 19, p. 938-960, 2021. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/49448/35613 Acesso em: 23 out. 2023.

ALMEIDA, Verônica D.; Sá. Maria Roseli G. B. de. Concepções de intervenção do Mestrado Profissional em Educação: tessituras curriculares de uma pesquisa. Anais - ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2017, São Luiz. Democracia em risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência. São Luiz: UFMA, 2017.

ARDOINO, Jacques. Nota a propósito das relações entre a abordagem multirreferencial e a análise institucional (história ou histórias). In: BARBOSA, J.G. (coord.). Multirreferencialidade nas ciências e na educação. São Carlos: Editora da UFSCar, 1998.

BALL, Stephen J. Sociologia das políticas educacionais e pesquisa crítico-social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa em política educacional. Currículo sem Fronteiras, [s.l.], v.6, n.2, p.10-32, jul./dez.2006. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol6iss2articles/ball.pdf Acesso em: 28 out. 2023

BALL, Stephen J.; MAINARDES, Jefferson (Org.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011

BARRERA, T. G. da S. O movimento brasileiro de renovação educacional no início do século XXI. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

CARBONELL, Jaume. A aventura de inovar: a mudança na escola. Trad. Fátima Murad. Porto Alegre: Artimed Editora, 2002.

CORREIA, J. A. Inovação Pedagógica e Formação de Professores. 2. ed. Coleção Biblioteca Básica de Educação e Ensino. Rio Tinto-Portugal: Edições ASA, 1991.

FRÓES BURNHAM, Teresinha. Análise Contrastiva: memória da construção de uma metodologia para investigar a tradução de conhecimento científico em conhecimento público. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, v. 3, n. 3, jun. 2002. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/2985. Acesso em: 07 jun. 2023.

HERNÁNDEZ, Fernando; SANCHO, Juana; CARBONELL, Jaume; ANTONI, Tort; SIMO, Nuria; CORTES-SANCHEZ, Emilia. Aprendendo com as inovações nas escolas. Trad. Ernani Rosa – Porto Alegre: Artes Médicas Sul. 2000.

HUBERMAN, A. M. Como se realizam as mudanças em educação: subsídios para o estudo da inovação. São Paulo: Cultrix, 1973.

KINCHELOE, Joe L.; BERRY, Kathleen S. Pesquisa em Educação: conceituando a bricolagem. Porto Alegre: Artmed, 2007

LEIRO, César A; SANTOS, Adriana P.; REIS, Daniela S. Pesquisa contrastiva pela lente da dialética. Educação em Questão, Natal, v. 61, n. 69, p. 1-26, e-32310, jul./set. 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/32310/17643 Acesso em: 23 out. 2023

MACEDO, Roberto S. Pesquisa Contrastiva e Estudos Multicasos: da crítica à razão comparativa ao método contrastivo em Ciências Sociais e Educação. Salvador: EDUFBA, 2018.

MARTINS, João B. Contribuições epistemológicas da abordagem multirreferencial para a compreensão dos fenômenos educacionais. Revista Brasileira de Educação, n. 26, mai-ago, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/v8cxLQ39KgjGgqKBChvXQSg/# Acesso em: 23 out. 2023

MESSINA, Graciela. Mudança e inovação educacional: notas para reflexão. Cadernos de Pesquisa, n. 114, novembro/ 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/pvQTSjNjyR4nkqGjkLTv9DJ/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 28 out. 2023.

PACHECO, José. Inovação educacional: obstáculos e possibilidades. Oeiras: Edições Mahatma, 2019.

PEREIRA, Carolina Arantes; MASETTO, Marcos; FELDMANN, Marina. Projetos inovadores e a formação de professores: o caso do projeto da Universidade Federal do Paraná-Litoral (UFPR-Litoral). E-Curriculum, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 1057-1081, jan./abr.2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/18833 Acesso em: 10 out. 2023

PINTASSILGO, J.; ANDRADE, A. N. O papel do jornal e das memórias dos alunos na construção da identidade de uma escola diferente: A Torre. In.: Foro de Educación, Salamanca. Vol. 16, n. 25, 2018. p. 9-26. Disponível em: https://www.forodeeducacion.com/ojs/index.php/fde/article/view/662 Acesso em: 03 out. 2023.

PINTASSILGO, Joaquim. Um olhar histórico sobre escolas diferentes: perspectivas teóricas e metodológicas. In.: PINTASSILGO, J.; ALVES, L. A. M. Roteiros da inovação pedagógica: escolas e experiências de referência em Portugal no século XX. Instituto de Educação de Lisboa: Lisboa, 2019.

PINTASSILGO, Joaquim. A escola, entre a tradição e a inovação. Diversidades: [Re]inventar a educação, Funchal, n. 60, p. 35-38 jan-jun, 2022. Disponível em: https://www.madeira.gov.pt/dre/pesquisar/ctl/ReadInformcao/mid/2110/InformacaoId/150369/UnidadeOrganicaId/32/LiveSearch/diversidade Acesso em: 22 out. 2023.

SÁ, Maria Roseli B. G. de ; ALMEIDA, Verônica D. Pesquisas interventivas em currículo para a formação docente em um mestrado profissional em educação. In: Nelson Antonio Gimenes; Lilian Ghiuro Passarelli. (Org.). Formando formadores para a escola básica do século XXI: relatos de pesquisa IV - memórias, lembranças e legado, um tributo à Marli André. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2021, v. , p. 319-338.

TAVARES, Fernando Gomes de Oliveira. O conceito de inovação em educação: uma revisão necessária. Educação, Santa Maria n. 44, p. 1-17, 2019. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/1171/117158942006/html/ Acesso em: 22 out. 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA. Proposta de autoavaliação do Programa de Pós-graduação em Currículo, Línguagens e Inovações pedagógicas, curso de Mestrado Profissional em Educação, 2020-2024. Salvador: UFBA, 2020. Disponível em: http://www.ppgclip.faced.ufba.br/sites/ppgclip.faced.ufba.br/files/proposta_de_autoavalicao_ppgclip_mped.pdf Acesso em: 23 out. 2023

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA. Proposta do Programa de Pós-graduação em Currículo, linguagens e inovações pedagógicas, curso de Mestrado Profissional em Educação. Salvador: UFBA, 2021a.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA. Regimento interno do programa de pós-graduação em Currículo, linguagens e inovações pedagógicas. Salvador, UFBA, 2021b. Disponível em: http://ppgclip.faced.ufba.br/sites/ppgclip.faced.ufba.br/files/regimento_interno_ppgclip_1_0.pdf. Acesso em: 28 out. 2023.

UNIVERSIDADE DE LISBOA - ULisboa. Guia do Estudante do Mestrado em Educação, com Especialidade em Inovação Educacional. Lisboa, ULisboa, 2019. Disponível em: http://www.ie.ulisboa.pt/ensino/mestrados/mestrado-educacao/areas-especialidade/inovacao-em-educacao. Acesso em: 28 out. 2023.

Téléchargements

Publié-e

2024-01-22

Comment citer

ALMEIDA, Verônica Domingues.
CONTRASTES CURRICULARES DE CURSOS DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO DO BRASIL E PORTUGAL: : A INOVAÇÃO PEDAGÓGICA EM PAUTA
. Cadernos de Pesquisa, v. 30, n. 4, p. 183–203, 22 janv. 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/22932. Acesso em: 22 nov. 2024.