Sexualidade e educação sexual nos cursos de licenciatura em Pedagogia: um eixo formativo desafiador

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DOI :

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.4

Mots-clés :

sexualidade, educação sexual, gênero, currículo, formação de professores, licenciatura em pedagogia

Résumé

Trata-se de estudo que abordou as relações entre formação de Pedagogos/as e Educação Sexual. Teve o objetivo de analisar o modo como os cursos de Licenciatura em Pedagogia concebem e orientam a formação docente, visando a abordagem da Sexualidade como uma demanda fundamental da formação humana a ser realizada nos espaços educacionais. O tema é complexo, multidimensional e necessita ser adequado à fase de desenvolvimento dos educandos, portanto, os docentes necessitam de formação inicial e continuada. O estudo é parte de uma pesquisa mais ampla (Malagi, 2020), de abordagem qualitativa (Flick, 2009; Minayo, 2016), do tipo bibliográfica e documental e analisou os currículos dos 118 cursos de Licenciatura em Pedagogia ofertados por 93 Universidades Públicas Federais brasileiras. Buscou pelos componentes curriculares (CCRs) ligados à formação docente para a abordagem da Sexualidade e Educação Sexual na infância. O estudo explicitou dados relevantes que permitiram inferir sobre a influência positiva das políticas curriculares recentes sobre a formação de pedagogos/as, no sentido de promover o estudo da temática e temas afins, nos cursos de Licenciatura em Pedagogia. Além disto, os dados justificam fortemente a inclusão desta temática em uma agenda nacional de pesquisa sobre a formação docente para os anos iniciais da escolaridade.

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Aline Malagi, Universidade Federal da Fronteira Sul

É Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE/UFFS, Campus de Chapecó /SC (2020). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Campus de Francisco Beltrão/PR (2012). É pós-graduada em Organização pedagógica da escola: gestão escolar (2015), Educação Especial em Deficiência Intelectual (2018) e Psicopedagogia Institucional (2018). Atualmente é Professora da Rede Municipal de Ensino de Francisco Beltrão, Paraná. Tem experiência na área de Educação e Formação de Professores, com ênfase na Educação Étnico-Racial, cultura e diversidade; Infância; Currículo; Sexualidade e Educação Sexual, Gênero, Diversidade e Violência Sexual; a Brincadeira, o Brincar e a Brinquedoteca; Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental.

Iône Inês Pinsson Slongo, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduada em Ciências Biológicas pela UPF (1986), Mestre em Educação/Ensino de Ciências pela UFSC (1996) e Doutora em Educação pela UFSC (2004). Professora Associada I da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Docente Permanente do Programa de Mestrado em Educação, Linha de Pesquisa Formação de Professores: conhecimentos e práticas educacionais. Atuou como Coordenadora de Gestão de Processos Educacionais do PIBID-UFFS no período de 2014 a 2018. Diretora de Pós-Graduação da UFFS no período de 2018-2019. Líder do grupo de pesquisa Educação matemática, científica e tecnológica. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Educação em Ciências na Educação Básica, Formação de professores, Epistemologia de Fleck e Pesquisas do estado do conhecimento nas áreas de Educação e Ensino de Ciências.

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Publié-e

2024-06-28

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MALAGI, Aline; SLONGO, Iône Inês Pinsson.
Sexualidade e educação sexual nos cursos de licenciatura em Pedagogia: um eixo formativo desafiador
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–30, 28 juin 2024 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/18315. Acesso em: 20 déc. 2024.

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