NARRATIVAS DE PROFESSORES INICIANTES E A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA EAD

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2.202128

Palabras clave:

Formação, Professor iniciante, Narrativas

Resumen

Esse artigo tem como foco compreender como se dá o início da carreira docente para professores que realizaram o curso de Pedagogia EaD e como eles analisam essa formação. Buscou-se compreender como se deu o ingresso na carreira docente de cinco professores iniciantes, acerca dos espaços formativos e das narrativas sobre sua formação. Esse artigo compõe uma tese de doutorado no formato multipaper, realizada com financiamento CAPES. Os dados foram produzidos a partir de entrevistas narrativas e identificou-se, nas narrativas dos depoentes, a incerteza do que é o “fazer docente” e como os conhecimentos teóricos se aproximam das práticas do professor em sala de aula.

Palavras-chave: formação; professor iniciante; narrativas.

NARRATIVES OF BEGINNING TEACHERS AND PEDAGOGY EDUCATION THROUGH DISTANCE LEARNING

Abstract

This paper is part of a doctoral thesis in the multi-paper format, carried out with CAPES funding. It focuses on the beginning of the teaching career of teachers who studied Pedagogy through a Distance Education (DE) program and their analysis of this training. We sought to understand how five teachers entered the teaching career, how they perceive this formative space and their education narratives. In narrative interviews that generated the data for the research, the interviewees revealed their uncertainty about the nature of the “teaching activity” and how theoretical knowledge approaches the teacher's practices in the classroom.

Keywords: professional education; teacher; narrative.

NARRATIVAS DE PROFESORES PRINCIPIANTES Y LA LICENCIATURA EN PEDAGOGÍA A DISTANCIA

Resumen

Este artículo, el cual forma parte de una tesis doctoral en formato multi-paper llevada a cabo con fondos CAPES, se centra en el comienzo de la carrera docente de los profesores que hicieron la licenciatura en Pedagogía en la modalidad EaD y en cómo ellos analizan esa formación. Intentamos comprender cómo cinco profesores ingresaron a la carrera docente, cómo perciben ese espacio formativo y las narrativas sobre su formación. En las entrevistas narrativas que generaron los datos para la investigación, los entrevistados revelaron la incertidumbre sobre lo que es el "quehacer docente" y la forma en que los conocimientos teóricos se acercan a las prácticas del profesor en el aula.

Palabras clave: formación; profesor principiante; narrativas.  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Flavia Aparecida Machado Fortes, Universidade São Francisco - USF

Graduada em Pedagogia e Psicologia, mestre em Semiótica, Tecnologia da Informação e Educação e doutoranda em Educação pela Universidade São Francisco (USF), campus Itatiba/SP.

Adair Mendes Nacarato, Universidade São Francisco - USF

Licenciada em Matemática, mestre e doutora em Educação pela Unicamp, atua no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, campus Itatiba/SP, na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Processos Formativos.

Publicado

2021-06-29

Cómo citar

FORTES, Flavia Aparecida Machado; NACARATO, Adair Mendes.
NARRATIVAS DE PROFESSORES INICIANTES E A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA EAD
. Cadernos de Pesquisa, v. 28, n. 2, p. 318–343, 29 jun. 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/15039. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.