EDUCAÇÃO PARA A MORTE: análise da formação tanatológica dos graduandos de Enfermagem da UFMA
Abstract
Monitoramento da formação acadêmica que o aluno do curso de Enfermagem da UFMA recebe para lidar com a questão da morte e do morrer. Guiada pela Análise de Conteúdo; trata-se de uma pesquisa participante do tipo exploratória-descritiva, de cunho bibliográfico-documental e de levantamento na qual prevaleceu a técnica de monitoramento. Foram analisados o projeto pedagógico do curso, os programas das disciplinas, a vivência acadêmica durante o período de um ano, além de uma página de relacionamentos na internet. A preocupação com a formação tanatológica, embora insuficiente, existe, mas precisa ser aperfeiçoada como prática profissional, pois, a presença concentrada do conteúdo tanatológico e uma formação não sistematizada, pode ser reforçadora de práticas supersticiosas e obstinação terapêutica.Palavras-chave: Enfermagem. Formação. Morte. Tanatologia.
ABSTRACT
Attendance of the academic training which the Nursing students at UFMA receive to deal with the matter of death and dying. Guided by a content analysis, it is a participant research, of exploratorydescriptive kind, of bibliographical-documental nature and survey in which prevailed the attendance technique. The pedagogical Project of the Course, the syllabus of the subjects and the academic experience of the students were analyzed for a one - year period, besides a networking website of relationship. The concern with the thanatological training, exists, however it is insufficient, so it needs to be improved as professional practice, since the strong presence of thanatological content and an inadequate training in that regard may lead to reinforcing superstitious practices and overly therapeutic concerns.
Keywords: Nursing. Training. Death. Thanatology.
RESUMEN
Vigilancia del progreso académico del estudiante de Enfermería de UFMA en términos de hacer frente al tema de la muerte y el morir. Guiados por el análisis de contenido, es una investigación participante de tipo exploratorio y descriptivo, de carácter documental y bibliográfica, en que prevaleció la técnica de vigilancia. Se analizaron el proyecto pedagógico del curso, los programas de las disciplinas, la experiencia académica durante el período de un año, más allá de una página de relaciones en Internet. La preocupación con la formación tanatológica, aunque insuficiente, existe, pero tiene que perfeccionarse en la práctica del trabajo, por lo tanto, la presencia concentrada de contenido tanatologico y una formación no sistematizada, se pueden fortalecer las prácticas supersticiosas y de obstinación terapéutica.
Palabras clave: Enfermería. Formación. Muerte. Tanatología.
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