O PAPEL DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA ALFABETIZAÇÃO E NO LETRAMENTO INFANTIL

Autori

Parole chiave:

Biblioteca escolar, Alfabetização, Letramento

Abstract

A biblioteca escolar e o seu papel para a construção de um aluno crítico, capaz de exercer e exigir seus direitos. O objetivo deste artigo é abordar a importância da biblioteca escolar para o incentivo à alfabetização e ao letramento infantil e propor ações para a sua eficácia. Realiza pesquisa bibliográfica orientada pelo diálogo com Tfouni (2006), Soares (2012) e Durban Roca (2012), entre outros, que discorrem sobre o tema e os conceitos essenciais para a análise. Constata a pertinência da biblioteca escolar, do bibliotecário e dos recursos desse ambiente para a escolarização e o letramento infantil, bem como os instrumentos que podem ser desenvolvidos para que a biblioteca escolar execute com qualificação sua missão na instituição educacional.

Palavras-chave: Biblioteca escolar. Alfabetização. Letramento.

THE ROLE OF SCHOOL LIBRARY IN LITERACY AND CHILD LETTERING 

Abstract

The school library and its role in building a critical student capable of exercising and demanding his rights. The objective of this article is to address the importance of the school library in encouraging literacy and child literacy and to propose actions for its effectiveness. It conducts bibliographic research oriented by dialogue with Tfouni (2006), Soares (2012) and Durban Roca (2012), among others, who discuss the theme and the essential concepts for analysis. It notes the relevance of the school library, the librarian and the resources of this environment for schooling and child literacy, as well as the tools that can be developed for the school library to perform its mission in the educational institution with qualification.

Keywords: School library. Literacy. Literacy.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Talita de Cassia Lima Paiva, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Bacharel e licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Especialização em Biblioteconomia e Gestão de Biblioteca Escolar pela Universidade Cândido Mendes (UCAM).

Riferimenti bibliografici

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 12.244 de 24 de maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. Brasília, DF: Casa Civil, 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12244.htm. Acesso em: 2 ago. 2019.

CÔRTE, Adelaide Ramos e; BANDEIRA, Suelena Pinto. Biblioteca escolar. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2011.

DURBAN ROCA, Glòria. Biblioteca escolar hoje: recurso estratégico para a escola. Porto Alegre: Penso, 2012.

MORAES, Fabiano; VALADARES, Eduardo; AMORIM, Marcela Mendonça. Alfabetizar letrando na biblioteca escolar. São Paulo: Cortez, 2013.

ORTIZ, Renato (org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1983

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SOARES, Magda Becker; BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Alfabetização e letramento: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2001%20Alfabetizacao_Letramento.pdf. Acesso em: 2 ago. 2019.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e alfabetização. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES. Gestão de biblioteca escolar. Rio de Janeiro: Instituto Prominas, 2019.

VÁLIO, Else Benetti Marques. Biblioteca escolar: uma visão histórica. Transinformação, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 15-24, jan./abr. 1990. Disponível em: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/view/1670/1641. Acesso em: 2 ago. 2019.

Pubblicato

2020-06-30

Come citare

PAIVA, Talita de Cassia Lima.
O PAPEL DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA ALFABETIZAÇÃO E NO LETRAMENTO INFANTIL
. Revista Bibliomar, v. 19, n. 1, p. 27–37, 30 giu. 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bibliomar/article/view/14277. Acesso em: 17 mag. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i