O PAPEL DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA ALFABETIZAÇÃO E NO LETRAMENTO INFANTIL
Parole chiave:
Biblioteca escolar, Alfabetização, LetramentoAbstract
A biblioteca escolar e o seu papel para a construção de um aluno crítico, capaz de exercer e exigir seus direitos. O objetivo deste artigo é abordar a importância da biblioteca escolar para o incentivo à alfabetização e ao letramento infantil e propor ações para a sua eficácia. Realiza pesquisa bibliográfica orientada pelo diálogo com Tfouni (2006), Soares (2012) e Durban Roca (2012), entre outros, que discorrem sobre o tema e os conceitos essenciais para a análise. Constata a pertinência da biblioteca escolar, do bibliotecário e dos recursos desse ambiente para a escolarização e o letramento infantil, bem como os instrumentos que podem ser desenvolvidos para que a biblioteca escolar execute com qualificação sua missão na instituição educacional.
Palavras-chave: Biblioteca escolar. Alfabetização. Letramento.
THE ROLE OF SCHOOL LIBRARY IN LITERACY AND CHILD LETTERING
Abstract
The school library and its role in building a critical student capable of exercising and demanding his rights. The objective of this article is to address the importance of the school library in encouraging literacy and child literacy and to propose actions for its effectiveness. It conducts bibliographic research oriented by dialogue with Tfouni (2006), Soares (2012) and Durban Roca (2012), among others, who discuss the theme and the essential concepts for analysis. It notes the relevance of the school library, the librarian and the resources of this environment for schooling and child literacy, as well as the tools that can be developed for the school library to perform its mission in the educational institution with qualification.
Keywords: School library. Literacy. Literacy.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 12.244 de 24 de maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País. Brasília, DF: Casa Civil, 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12244.htm. Acesso em: 2 ago. 2019.
CÔRTE, Adelaide Ramos e; BANDEIRA, Suelena Pinto. Biblioteca escolar. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2011.
DURBAN ROCA, Glòria. Biblioteca escolar hoje: recurso estratégico para a escola. Porto Alegre: Penso, 2012.
MORAES, Fabiano; VALADARES, Eduardo; AMORIM, Marcela Mendonça. Alfabetizar letrando na biblioteca escolar. São Paulo: Cortez, 2013.
ORTIZ, Renato (org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1983
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
SOARES, Magda Becker; BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Alfabetização e letramento: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Col.%20Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20e%20Letramento/Col%20Alf.Let.%2001%20Alfabetizacao_Letramento.pdf. Acesso em: 2 ago. 2019.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e alfabetização. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES. Gestão de biblioteca escolar. Rio de Janeiro: Instituto Prominas, 2019.
VÁLIO, Else Benetti Marques. Biblioteca escolar: uma visão histórica. Transinformação, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 15-24, jan./abr. 1990. Disponível em: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/view/1670/1641. Acesso em: 2 ago. 2019.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Senhores editores da Revista Bibliomar,
Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:
a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;
b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;
c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.
Respeitosamente,
Loca/data____________, ______/_____/_____
Assinatura do autor(es)
DIREITOS DE PUBLICAÇÃO
Qualquer usuário poderá ter direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.