PRODUÇÃO COLABORATIVA NO PROCESSO DE MUDANÇAS E CENÁRIOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS UNIVERSIDADES
Palabras clave:
Produção colaborativa, Ensino-aprendizagem, Universidades, Tecnologias, Unidades de informaçãoResumen
Estudo sobre a produção colaborativa e suas contribuições na mudança no cenário de ensino-aprendizagem nas universidades. Explana sobre a evolução da prática do ensino colaborativo desde o século XIII até a atualidade e aborda como os suportes tecnológicos contribuíram para a evolução dessa prática. Expõe os panoramas das mudanças e cenários das instituições de ensino superior no contexto atual e relata como as unidades de informações são campos ativos dessas mudanças. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, que teve como objetivo discutir a importância da produção colaborativa no processo de mudanças e cenários do ensino-aprendizagem nas universidades. Conclui que as unidades de informação precisam encontrar meios de adequar-se às mudanças no cenário de transmissão e assimilação dessas informações, situando-se nas novas tecnologias, por meio da inclusão digital e da livre e expressiva produção do conhecimento.
Palavras-chave: Produção colaborativa. Ensino-aprendizagem. Universidades. Tecnologias. Unidades de informação.
Abstract
Study on the collaborative production and its contributions in the change in the teaching-learning scenario in the universities. Explaining the evolution of the practice of collaborative teaching from the 13th century to the present and discusses how the technological supports contributed to the evolution of this practice. It exposes scenarios of changes and scenarios of higher education institutions in the current context and reports how information units are active fields of these changes. The research is characterized as bibliographical, whose objective was to discuss the importance of collaborative production in the process of changes and scenarios of teaching-learning in universities. It concludes that information units need to find ways of adapting to the changes in the scenario of transmission and assimilation of this information, being located in the new technologies, through digital inclusion and free and expressive production of knowledge.
Keywords: Collaborative production. Teaching-learning. Universities. Technologies. Information Units.
Descargas
Citas
ALVES, Ana Paula Meneses. Competência em informação para a gestão da mudança nas bibliotecas universitárias. BIBLIOS: Revista do Instituto de Ciência Humanas e da Informação, Rio Grande, v.29, n.2, 2015.
ARAÚJO, M. I. de M. Uma abordagem sobre as tecnologias da informação e da comunicação na formação do professor. In: MERCADO, L.; KULLOK, M. (Org.). Formação de professores: política e profissionalização. Maceió: EDUFAL, 2004.
COLOSSI, Nelson; CONSENTINO, Aldo; QUEIROZ, Etty Guerra de. Mudanças no contexto do ensino superior no Brasil: uma tendência ao ensino colaborativo. Revista da FAE, Curitiba, v.4, n.1, p. 49-58, jan./abr.2011. Disponível em: <https://revistafae.fae.edu/revistafae/article/view/458>. Acesso em: 23 out. 2017.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3. ed. São Paulo: Ed. 34, 2010.
MARTENDAL, Fabiana; LAGO, Sandra Mara Stocker. Uma reflexão sobre a Inclusão digital como forma de transformação e capacitação dos indivíduos. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL EM GESTÃO DE NEGÓCIOS, 16-18 nov. 2015, Cascavel. Anais... Cascavel: Unioeste, 2015. p. 1 - 14. Disponível em: <http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/uma_reflexao_sobre_a_inclusao_digital_como_forma_de_transformacao_e_capacitacao_dos_individuos.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2018.
ROCHA, Carlos Alves. Mediações tecnológicas na educação superior. Curitiba: Ibpex, 2009. v. 5.
SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2009. Disponível em: < http://files.leadt-ufal.webnode.com.br/200000026-4d5134e4ca/Milton_Santos_A_Natureza_do_Espaco.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2018.
SILVA, Rosa Danielle de Santana. Nativos e imigrantes digitais no contexto educacional. 2014. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação) − Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/9711/1/PDF%20-%20Rosa%20Danielle%20de%20Santana%20Silva.pdf>. Acesso em: 21 nov. 2018.
SILVA FILHO, Antonio Mendes da. Os três pilares da inclusão digital. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, ano 3, n. 24, maio 2003. Disponível em: <http://bogliolo.eci.ufmg.br/downloads/SILVA%20FILHO%20Os%20tres%20pilares.pdf>. Acesso em: 20 out. 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Senhores editores da Revista Bibliomar,
Declaro que submeti o artigo __________________________________ para avaliação e parecer, e que estou ciente das condições para publicação nesta revista, entre as quais destaco:
a) não há omissão de ligações ou acordo de financiamento entre aqueles que venham a se interessar pela publicação deste trabalho;
b) o trabalho é original e inédito e que não foi enviado nenhum texto similar a este, sob minha autoria, a outro periódico, durante o período em que este texto estiver sob a avaliação da Revista Bibliomar;
c) este trabalho é fruto de pesquisas por mim realizadas e não há omissão de nenhum autor por mim citado.
Respeitosamente,
Loca/data____________, ______/_____/_____
Assinatura do autor(es)
DIREITOS DE PUBLICAÇÃO
Qualquer usuário poderá ter direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.