EXPERIÊNCIA DE LEITURA X PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: a (re) construção da subjetividade

Autores

Palavras-chave:

Leitura, Literatura, Espaço em crise, Mediação.

Resumo

Muitos são os projetos realizados por instituições governamentais e Ongs para levar a leitura literária até aqueles que são considerados pouco leitores. Estes, quase sempre, estão afastados do mundo dos livros, seja por questões econômicas, sociais ou ainda culturais. Atingir os que a escola nem sempre consegue - por conta das muitas dificuldades que enfrenta e dos problemas que fogem ao seu controle - tem se tornado um desafio para os mediadores de leitura. Assim, neste trabalho, pretendemos citar um projeto de leitura desenvolvido com meninos internos da Fundação Case Caxias do Sul, habitantes temporários do que chamaremos aqui de espaço em crise, lugar onde os projetos de leitura normalmente não chegam. Como aportes teóricos, utilizaremos os conceitos de Vicent Jouve, Wolfgang Iser (1979, 1996), Hans Robert Jauss (1994), Michèle Petit (1999, 2005, 2009, Michel Peroni (2003) e Jorge Larrosa (2003, 2011).

 

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Biografia do Autor

Izandra Alves, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutora em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Professora do Curso de Letras do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, campus Feliz. E-mail: izandra.alves@feliz.ifrs.edu.br

Referências

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Publicado

2019-09-08

Como Citar

Alves, I. (2019). EXPERIÊNCIA DE LEITURA X PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: a (re) construção da subjetividade. Cadernos Zygmunt Bauman, 9(20). Recuperado de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/11831

Edição

Seção

Perspectivas do Direito, Literatura e Educação