Reflexões sobre a Filosofia Existencialista

Autores

  • Felipe Sávio Cardoso Teles Monteiro UFMA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Palavras-chave:

Existencialismo. Nietzsche. Kierkegaard. Camus. Sartre

Resumo

O presente artigo apresenta as raízes da filosofia existencialistas e os debates que a mesma elencou no século XX e os principais representantes dessa corrente de pensamento, as premissas da corrente filosófica e literária existencialista surgem com Kierkegaard e Nietzsche no século XIX, apresentaremos os principais conceitos da filosofia de Martin Heidegger e Jean-Paul Sartre representantes do que comumente agrupamos como existencialismo ateu, Karl Jaspers com o existencialismo cristão e Albert Camus filósofo franco-argeliano que nomeou seu pensamento de absurdista. O século XX sendo marcados conflitos armados e ideológicos as inquietações que surgiram possuíam uma estreita relação com o momento histórico: guerras, revoluções, transformações sociais, o homem moderno despertou para problemas como a banalização da morte, a liberdade o homem diante de sua própria existência tanto Sartre quanto Camus debateram a constituição de uma existência autêntica na modernidade fazendo reflexões com os problemas atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Sávio Cardoso Teles Monteiro, UFMA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

Felipe Sávio Cardoso Teles MonteiroBacharel em Psicologia - (UFPI)Professor  Adjunto - Universidade Federal do  Maranhão - UFMA. Campus São Bernardo - Maranhão. Curso  de Turismo.Doutor em Filosofia - UERJ.Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPI).Especialista em Saúde PúblicaPós - Doutorando em Psicologia - UFPI/UFDPAR/LabaPCV: http://lattes.cnpq.br/0586821085096772

Referências

CAMUS, Albert. A peste. Trad. Valerie Rumjanek. 24° ed. Rio de Janeiro: Record, 2018.

_____. O homem revoltado. Trad. Valerie Rumjanek. 12° ed. Rio de janeiro: Record, 2018.

GILES, Thomas Ransom. História do existencialismo e da fenomenologia. São Paulo: EPU, 1989.

PENHA, Joao da. O que é existencialismo. São Paulo: Brasiliense, 2001.

REYNOLDS, Jack. Existencialismo. Trad. Caesar Souza. 2° ed. Petrópoles, RJ: Vozes, 2014.

SÁ, Dionísia Maria Rodrigues. Uma leitura de Vergílio Ferreira no contexto do existencialismo. 2009, 122 f. dissertação (Mestrado em Filosofia em Portugal) – Universidade do Porto, Faculdade de Letras, 2009.

SARTRE, Jean-Paul; FERREIRA, Vergílio. O existencialismo é um humanismo. 3° Edição. Coleção Sintese/Editorial Presença, 1970.

SILVA, Franklin Leopoldo e. Arte, subjetividade e história em Sartre e Camus. Revista: Olhar, ano 2, N° 3, 2000.

SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo; A imaginação; Questão de método. Trad. Vergílio Ferreira (etc. al.). São Paulo: Abril Cultural, 1978.

WOODWARD, Ashley. Nietzscheanismo e existencialismo. In: Nietzscheanismo. Trad. Diego Kosbiau Trevisan. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016. p. 51-105.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

Teles Monteiro, F. S. C. (2021). Reflexões sobre a Filosofia Existencialista. Cadernos Zygmunt Bauman, 11(26). Recuperado de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/17064

Edição

Seção

Perspectivas da Filosofia