A crise da escola ao olhar pós-moderno
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n29.2022.21Parole chiave:
Pós-modernidade, Modernidade, Mudanças, Escola, Filosofia da EducaçãoAbstract
O artigo se propõe analisar a situação da escola contemporânea num contexto de dificuldades de múltiplas ordens das quais enfatizamos desafios postos pelo pensamento pós-moderno. Interessa-nos avaliar se ainda há necessidade da escola e se a sua força é crível. Buscamos saber o que há realmente de novo na vida pós-moderna para gerar, impulsionar a “crise” ou sair dela. Procuramos esclarecer os conceitos envolvidos na pós-modernidade e modernidade intentando compreender o processo que se deu até atingirmos a contemporaneidade. Crise do sujeito e razão, reviravolta linguística em tempos pós-metafísicos ajudam a entende-la? Autores ofereceram ferramentas teóricas para o que buscamos entender.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BAUMAN, Zygmunt. Turistas e vagabundos: os heróis e as vítimas da pós-modernidade. In: O mal estar da pós-modernidade. Trad. Mauro, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998, 106-120.
GALLO, Silvio. Modernidade/pós-modernidade: tensões e repercussões na produção de conhecimento em educação. Educação e Pesquisa, 32(3), 551-565, set/dez, 2006.
GHIRARDELLI Jr., Paulo. A teoria educacional no ocidente – entre a modernidade e pós-modernidade. Revista São Paulo em Perspectiva, 14(2), 2000, 32-36. https://www.scielo.br/j/spp/a/5gw78CMTv9PpLqF3NkTpg4b/?lang=pt.
NIETZSCHE, Friedrich. Obras completas. Col. Os Pensadores, vol. XXXII. Trad. Rubens Rodrigues Torres Filho. 2a ed. São Paulo: Abril S. A. Cultural e Industrial, 1974.
QUINTERO, Pablo; Figueira, Patrícia; Elizalde, Paz Concha. Uma breve história dos estudos decoloniais. São Paulo: MASP, 2019. https://www.masp.org.br/uploads/temp/temp- QE1LhobgtE4MbKZhc8Jv.pdf
RORTY, Richard. Contingência, ironia e solidariedade. Trad. Nuno Ferreira da Fonseca. Lisboa: Presença, 1994.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 5a ed. São Paulo: Cortez, 2008.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Tratado lógico-filosófico – Investigações filosóficas. Trad. M. S. Lourenço. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1995.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Cadernos Zygmunt Bauman
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Direitos autorais Cadernos Zygmunt Bauman
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.