A crise da escola ao olhar pós-moderno
DOI :
https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n29.2022.21Mots-clés :
Pós-modernidade, Modernidade, Mudanças, Escola, Filosofia da EducaçãoRésumé
O artigo se propõe analisar a situação da escola contemporânea num contexto de dificuldades de múltiplas ordens das quais enfatizamos desafios postos pelo pensamento pós-moderno. Interessa-nos avaliar se ainda há necessidade da escola e se a sua força é crível. Buscamos saber o que há realmente de novo na vida pós-moderna para gerar, impulsionar a “crise” ou sair dela. Procuramos esclarecer os conceitos envolvidos na pós-modernidade e modernidade intentando compreender o processo que se deu até atingirmos a contemporaneidade. Crise do sujeito e razão, reviravolta linguística em tempos pós-metafísicos ajudam a entende-la? Autores ofereceram ferramentas teóricas para o que buscamos entender.
Téléchargements
Références
BAUMAN, Zygmunt. Turistas e vagabundos: os heróis e as vítimas da pós-modernidade. In: O mal estar da pós-modernidade. Trad. Mauro, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998, 106-120.
GALLO, Silvio. Modernidade/pós-modernidade: tensões e repercussões na produção de conhecimento em educação. Educação e Pesquisa, 32(3), 551-565, set/dez, 2006.
GHIRARDELLI Jr., Paulo. A teoria educacional no ocidente – entre a modernidade e pós-modernidade. Revista São Paulo em Perspectiva, 14(2), 2000, 32-36. https://www.scielo.br/j/spp/a/5gw78CMTv9PpLqF3NkTpg4b/?lang=pt.
NIETZSCHE, Friedrich. Obras completas. Col. Os Pensadores, vol. XXXII. Trad. Rubens Rodrigues Torres Filho. 2a ed. São Paulo: Abril S. A. Cultural e Industrial, 1974.
QUINTERO, Pablo; Figueira, Patrícia; Elizalde, Paz Concha. Uma breve história dos estudos decoloniais. São Paulo: MASP, 2019. https://www.masp.org.br/uploads/temp/temp- QE1LhobgtE4MbKZhc8Jv.pdf
RORTY, Richard. Contingência, ironia e solidariedade. Trad. Nuno Ferreira da Fonseca. Lisboa: Presença, 1994.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 5a ed. São Paulo: Cortez, 2008.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Tratado lógico-filosófico – Investigações filosóficas. Trad. M. S. Lourenço. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1995.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Cadernos Zygmunt Bauman 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Direitos autorais Cadernos Zygmunt Bauman
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.