PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: das propostas às perspectivas no/do processo de interiorização
Parole chiave:
Educação Superior, Universidade, Centro-Periferia, Decolonial.Abstract
O objetivo é analisar propostas e perspectivas do/no processo de interiorização da pós-graduação no Oeste de SC e Sudoeste do PR. A perspectiva decolonial traz bases epistemológicas necessárias à investigação. Duas questões guiaram as análises: 1) que movimentos estiveram presentes na gênese e consolidação da educação superior nas regiões? 2) quais perspectivas emergem dos principais objetivos/orientações/motivações? Há evidente protagonismo da comunidade regional no processo de implantação e consolidação da pós-graduação. As propostas contemplam compromissos e objetivos focados no desenvolvimento regional, mas são atravessadas por demandas construídas a partir do paradigma hegemônico da modernidade/colonialidade. As perspectivas sinalizam uma relação do tipo centro/periferia na reprodução de modelos consolidados. Entretanto, os lugares são possibilidades concretas de construção de perspectivas voltadas às sensibilidades de mundo, o que requer certa dose de desobediência epistêmica.Downloads
Riferimenti bibliografici
ABDI, A. A. Decolonizing Global Citizenship Education: Critical Reflections on the Epistemic Intersections of Location, Knowledge, and Learning. In: ABDI, Ali A.; SHULTZ, Lynette; PILLAY, Thashika (Eds.). Decolonizing Global Citizenship Education. Boston: Sense Publishers, 2015. p. 11-26.
AGUIAR, L. C. O Processo de Interiorização da Educação Superior Catarinense. In: IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - IX Anped Sul, 2012, Caxias do Sul. Anais da .... Caxias do Sul: UCS, 2012.
AVELLAR, S. O. de C.. Migração interna de mestres e doutores no Brasil: algumas considerações. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 11, n. 24, p. 429-457, 2014. Disponível em: <http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/512/pdf>. Acesso em 31 de julho de 2020.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Qualitative Research for Education: An Introduction to Theory and Methods. 5. Ed. Boston: Allyn & Bacon, 2007.
BRASIL. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Diário oficial da União, Brasília, Seção 01, p. 10.369. 1968. Disponível em <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-5540-28-novembro-1968-359201-publicacaooriginal-1-pl.html>. Acesso em 25 de agosto de 2020.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, Seção 01, p. 27.833. 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG 2005-2010. Brasília, DF: CAPES, 2004. 91p. Disponível em: < https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/PNPG_2005_2010.pdf>. Acesso em: 31 de julho de 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG 2011-2020. Brasília, DF: CAPES, 2010. v. 1. 309p. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/Livros-PNPG-Volume-I-Mont.pdf>. Acesso em: 31 de julho de 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Análise sobre a Expansão das Universidades Federais 2003 a 2012. Relatório da Comissão Constituída pela Portaria do Ministério da Educação nº 126, de 19 de julho de 2012. Brasília, 2012. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/docman/janeiro-2013-pdf/12386-analise-expansao-universidade-federais-2003-2012-pdf>. Acesso em: 27 de julho de 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. A democratização e expansão da educação superior no país: 2003 – 2014. (Balanço Social 2003/2014) Brasília, 2015. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16762-balanco-social-sesu-2003-2014&Itemid=30192>. Acesso em: 10 de novembro de 2019.
BRASIL. Decreto Lei nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. Diário Oficial da União, Brasília, n. 241, Seção 01, p. 2-5. 2017. Dispónível em <https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-9-235-de-15-de-dezembro-de-2017-1101286-1101286 >. Acesso em 19 de outubro de 2020.
CHARLES, C.; VERGER, J. História das universidades. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista. 1996.
COSTA, D. P. da; ROMERO, M. A. Institutos Federais e migrações laborais: reflexões sobre o tema a partir do estudo de caso do Campus Valparaíso do Instituto Federal de Goiás. In: VII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población e XX Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2016, Foz do Iguaçu, Paraná. Anais ..., 2016. Disponível em: <http://abep.org.br/xxencontro/files/paper/94-168.pdf>. Acesso em 01 de agosto de 2020.
CROSS, D.; THOMSON, S.; SINCLAIR, A. Research in Brazil: a report for CAPES by Clarivate Analytics. 2018. 73p. Disponível em: <https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/17012018-capes-incitesreport-final-pdf/view>. Acesso em 28 de janeiro de 2020.
DAMO, M. R. S. Análise da descentralização administrativa do governo do Estado e os efeitos da fragmentação territorial no oeste catarinense. 2006. 205p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.
DEMARCO, S. M.; MAIA, C. M. O programa de promoção da sustentabilidade de espaços sub-regionais: um estudo de caso sobre a mesorregião Grande Fronteira do Mercosul. Colóquio, v. 12, n. 1, p. 183-191. 2015. DOI: https://doi.org/10.26767/coloquio.v12i1.228.
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. GEOCAPES - Sistema de Informações Georreferenciadas da CAPES. Disponível em: <https://geocapes.capes.gov.br/geocapes/>. Acesso em 19 de 0utubro de 2020.
GIOLO, J. A educação brasileira: panorama geral e principais desafios. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 15, n. 1, p. 100-119. 2008. Disponível em <http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/7520/4433>. Acesso em 24 de Agosto de 2020.
INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Superior 2003. Brasília : INEP, 2004. Disponível em <http://inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior >. Acesso em 28 de janeiro de 2019.
INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Superior 2014. Brasília : INEP, 2015. Disponível em <http://inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior >. Acesso em 28 de janeiro de 2019.
INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Superior 2018. Brasília : INEP, 2019. Disponível em <http://inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior >. Acesso em 28 de janeiro de 2019.
KREIMER, P. Ciencia y periferia. In: KREIMER, Pablo. El científico es también un ser humano. Buenos Aires: Siglo XXI. 2009. p. 113-138.
KREIMER, P. Internacionalização e tensões da ciência latino-americana. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 63, n. 2, p. 56-59, 2011. Disponível em: <http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252011000200018&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 28 de janeiro de 2020. http://dx.doi.org/10.21800/S0009-67252011000200018.
LIMA, J. F. de; EBERHARDT, P. H. de C. Mesorregião grande fronteira do Mercosul: perfil locacional do desenvolvimento regional. Redes, v. 15, n. 2, p. 134-151, 2010. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/redes/article/download/1304/1528>. Acesso em 28 de janeiro de 2020.
MIGNOLO, W. Desafios decoloniais hoje. Epistemologias do Sul. Foz do Iguaçu/PR, v. 1, n. 1, p. 12-32, 2017.
MUGNAINI, R. Produção e impacto da pesquisa brasileira: confrontando contextos internacional e nacional. Blog SciELO em Perspectiva, 2018. Disponível em: <https://blog.scielo.org/blog/2018/08/27/producao-e-impacto-da-pesquisa-brasileira-confrontando-contextos-internacional-e-nacional/>. Acesso em 25 de outubro de 2020.
NEVES, C. E. B.; MARTINS, C. B. Ensino superior no Brasil: uma visão abrangente. In: DWYER,T.; ZEN, E. L.; WELLER, W.; SHUGUANG, J.; KAIYUAN, G.. (Org.). Jovens universitários em um mundo em transformação: uma pesquisa sino-brasileira. 1. ed. Brasilia; Pequim: IPEA; Social Science Academic Press/ SSAP., 2016, v. 1, p. 95-124.
OLIVEIRA, J. V. de. Interiorização do Ensino Superior: prática profissional, flutuação e políticas de atenção ao docente. 2018. 73p. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido). Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, 2018.
PINHEIRO, C. H. L. Cidade, universidade e percepções docentes no contexto da expansão interiorizada do ensino superior público no estado do Ceará. R. Inter. Interdisc. INTERthesis, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 38-54. 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.5007/1807-1384.2018v15n2p38>. Acesso em 01 de agosto de 2020.
POLI, O. L. Economia Solidária e Educação: experiências de trabalho e educação em agroindústrias familiares associativas no Oeste catarinense. 2006. 336f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.
QUIJANO, A. Ensayos en Torno a La Colonialidad del Poder. In: MIGNOLO, Walter (compilador). Aníbal Quijano: ensayos en torno a la colonialidad del poder. Buenos Aires: Del Signo, 2019.
RISTOFF, D. I. Vinte e um anos de educação superior: expansão e democratização. Cadernos do GEA, Rio de Janeiro, n. 3, p. 1-56. 2013. Disponível em: <http://flacso.redelivre.org.br/files/2015/03/Caderno_GEA_N3.pdf>. Acesso em 25 de agosto de 2020.
RUBIN, M. O. Ensino superior: uma análise da expansão no Sudoeste do Paraná. In: 26ª Reunião Anual da ANPED, 2003, Poços de Caldas. 26ª Reunião Anual da ANPED, 2003. Disponível em: <http://26reuniao.anped.org.br/>. Acesso em 06 de dezembro de 2019.
SANTOS, B. de S. Da Ideia de Universidade a Universidade de Ideias. Coimbra: Centro de Estudos Sociais. Revista Crítica de Ciências Sociais, 27/28, p. 11-62. 1989. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10316/10800>. Acesso em 14 de outubro de 2019.
SANTOS, B. de S. Da ciência moderna ao novo senso comum. In: SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. Vol. 1. São Paulo: Cortez, 2000. p. 55-117.
SANTOS, B. de S. A universidade do século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. 3. Ed. São Paulo: Cortez. 2011. (Coleção questões de nossa época, v.11).
SGUISSARDI, V. Educação Superior no Brasil. Democratização ou massificação mercantil? Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, n. 133, p. 867-889. 2015. https://doi.org/10.1590/ES0101-73302015155688. Acesso em 24 de agosto de 2020.
TREVISOL, J. V; De BASTIANI, S. C. O cinquentenário da educação superior no oeste de Santa Catarina. Revista Internacional De Educação Superior, Campinas, v.6, p. 1-25. 2019. <https://doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8656167>. Acesso em 06 de dezembro de 2019.
VIEIRA, S. L.; NOGUEIRA, J. F. F. Reformas da educação superior no Brasil: tempo(s) e movimento(s). Revista Lusófona de Educação, Lisboa, n. 35, p. 13-28. 2017. <https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/5911>. Acesso em 24 de agosto de 2020.
WEB OF SCIENCE GROUP. A pesquisa no Brasil: promovendo a excelência. Análise preparada para a CAPES pelo Grupo Web of Science. A Clarivate Analytics Company, 2018. Disponível em: <https://www.sbponline.org.br/arquivos/Promovendo_a_excele%CC%82ncia.pdf>. Acesso em 25 de outubro de 2020.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Direitos autorais Cadernos Zygmunt Bauman
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.