PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: das propostas às perspectivas no/do processo de interiorização
Palabras clave:
Educação Superior, Universidade, Centro-Periferia, Decolonial.Resumen
O objetivo é analisar propostas e perspectivas do/no processo de interiorização da pós-graduação no Oeste de SC e Sudoeste do PR. A perspectiva decolonial traz bases epistemológicas necessárias à investigação. Duas questões guiaram as análises: 1) que movimentos estiveram presentes na gênese e consolidação da educação superior nas regiões? 2) quais perspectivas emergem dos principais objetivos/orientações/motivações? Há evidente protagonismo da comunidade regional no processo de implantação e consolidação da pós-graduação. As propostas contemplam compromissos e objetivos focados no desenvolvimento regional, mas são atravessadas por demandas construídas a partir do paradigma hegemônico da modernidade/colonialidade. As perspectivas sinalizam uma relação do tipo centro/periferia na reprodução de modelos consolidados. Entretanto, os lugares são possibilidades concretas de construção de perspectivas voltadas às sensibilidades de mundo, o que requer certa dose de desobediência epistêmica.Descargas
Citas
ABDI, A. A. Decolonizing Global Citizenship Education: Critical Reflections on the Epistemic Intersections of Location, Knowledge, and Learning. In: ABDI, Ali A.; SHULTZ, Lynette; PILLAY, Thashika (Eds.). Decolonizing Global Citizenship Education. Boston: Sense Publishers, 2015. p. 11-26.
AGUIAR, L. C. O Processo de Interiorização da Educação Superior Catarinense. In: IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - IX Anped Sul, 2012, Caxias do Sul. Anais da .... Caxias do Sul: UCS, 2012.
AVELLAR, S. O. de C.. Migração interna de mestres e doutores no Brasil: algumas considerações. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, v. 11, n. 24, p. 429-457, 2014. Disponível em: <http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/512/pdf>. Acesso em 31 de julho de 2020.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Qualitative Research for Education: An Introduction to Theory and Methods. 5. Ed. Boston: Allyn & Bacon, 2007.
BRASIL. Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Diário oficial da União, Brasília, Seção 01, p. 10.369. 1968. Disponível em <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-5540-28-novembro-1968-359201-publicacaooriginal-1-pl.html>. Acesso em 25 de agosto de 2020.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, Seção 01, p. 27.833. 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG 2005-2010. Brasília, DF: CAPES, 2004. 91p. Disponível em: < https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/PNPG_2005_2010.pdf>. Acesso em: 31 de julho de 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG 2011-2020. Brasília, DF: CAPES, 2010. v. 1. 309p. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/Livros-PNPG-Volume-I-Mont.pdf>. Acesso em: 31 de julho de 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Análise sobre a Expansão das Universidades Federais 2003 a 2012. Relatório da Comissão Constituída pela Portaria do Ministério da Educação nº 126, de 19 de julho de 2012. Brasília, 2012. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/docman/janeiro-2013-pdf/12386-analise-expansao-universidade-federais-2003-2012-pdf>. Acesso em: 27 de julho de 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. A democratização e expansão da educação superior no país: 2003 – 2014. (Balanço Social 2003/2014) Brasília, 2015. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16762-balanco-social-sesu-2003-2014&Itemid=30192>. Acesso em: 10 de novembro de 2019.
BRASIL. Decreto Lei nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. Diário Oficial da União, Brasília, n. 241, Seção 01, p. 2-5. 2017. Dispónível em <https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-9-235-de-15-de-dezembro-de-2017-1101286-1101286 >. Acesso em 19 de outubro de 2020.
CHARLES, C.; VERGER, J. História das universidades. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista. 1996.
COSTA, D. P. da; ROMERO, M. A. Institutos Federais e migrações laborais: reflexões sobre o tema a partir do estudo de caso do Campus Valparaíso do Instituto Federal de Goiás. In: VII Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población e XX Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2016, Foz do Iguaçu, Paraná. Anais ..., 2016. Disponível em: <http://abep.org.br/xxencontro/files/paper/94-168.pdf>. Acesso em 01 de agosto de 2020.
CROSS, D.; THOMSON, S.; SINCLAIR, A. Research in Brazil: a report for CAPES by Clarivate Analytics. 2018. 73p. Disponível em: <https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/17012018-capes-incitesreport-final-pdf/view>. Acesso em 28 de janeiro de 2020.
DAMO, M. R. S. Análise da descentralização administrativa do governo do Estado e os efeitos da fragmentação territorial no oeste catarinense. 2006. 205p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.
DEMARCO, S. M.; MAIA, C. M. O programa de promoção da sustentabilidade de espaços sub-regionais: um estudo de caso sobre a mesorregião Grande Fronteira do Mercosul. Colóquio, v. 12, n. 1, p. 183-191. 2015. DOI: https://doi.org/10.26767/coloquio.v12i1.228.
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. GEOCAPES - Sistema de Informações Georreferenciadas da CAPES. Disponível em: <https://geocapes.capes.gov.br/geocapes/>. Acesso em 19 de 0utubro de 2020.
GIOLO, J. A educação brasileira: panorama geral e principais desafios. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 15, n. 1, p. 100-119. 2008. Disponível em <http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/7520/4433>. Acesso em 24 de Agosto de 2020.
INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Superior 2003. Brasília : INEP, 2004. Disponível em <http://inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior >. Acesso em 28 de janeiro de 2019.
INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Superior 2014. Brasília : INEP, 2015. Disponível em <http://inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior >. Acesso em 28 de janeiro de 2019.
INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Superior 2018. Brasília : INEP, 2019. Disponível em <http://inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior >. Acesso em 28 de janeiro de 2019.
KREIMER, P. Ciencia y periferia. In: KREIMER, Pablo. El científico es también un ser humano. Buenos Aires: Siglo XXI. 2009. p. 113-138.
KREIMER, P. Internacionalização e tensões da ciência latino-americana. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 63, n. 2, p. 56-59, 2011. Disponível em: <http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252011000200018&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 28 de janeiro de 2020. http://dx.doi.org/10.21800/S0009-67252011000200018.
LIMA, J. F. de; EBERHARDT, P. H. de C. Mesorregião grande fronteira do Mercosul: perfil locacional do desenvolvimento regional. Redes, v. 15, n. 2, p. 134-151, 2010. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/redes/article/download/1304/1528>. Acesso em 28 de janeiro de 2020.
MIGNOLO, W. Desafios decoloniais hoje. Epistemologias do Sul. Foz do Iguaçu/PR, v. 1, n. 1, p. 12-32, 2017.
MUGNAINI, R. Produção e impacto da pesquisa brasileira: confrontando contextos internacional e nacional. Blog SciELO em Perspectiva, 2018. Disponível em: <https://blog.scielo.org/blog/2018/08/27/producao-e-impacto-da-pesquisa-brasileira-confrontando-contextos-internacional-e-nacional/>. Acesso em 25 de outubro de 2020.
NEVES, C. E. B.; MARTINS, C. B. Ensino superior no Brasil: uma visão abrangente. In: DWYER,T.; ZEN, E. L.; WELLER, W.; SHUGUANG, J.; KAIYUAN, G.. (Org.). Jovens universitários em um mundo em transformação: uma pesquisa sino-brasileira. 1. ed. Brasilia; Pequim: IPEA; Social Science Academic Press/ SSAP., 2016, v. 1, p. 95-124.
OLIVEIRA, J. V. de. Interiorização do Ensino Superior: prática profissional, flutuação e políticas de atenção ao docente. 2018. 73p. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido). Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, 2018.
PINHEIRO, C. H. L. Cidade, universidade e percepções docentes no contexto da expansão interiorizada do ensino superior público no estado do Ceará. R. Inter. Interdisc. INTERthesis, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 38-54. 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.5007/1807-1384.2018v15n2p38>. Acesso em 01 de agosto de 2020.
POLI, O. L. Economia Solidária e Educação: experiências de trabalho e educação em agroindústrias familiares associativas no Oeste catarinense. 2006. 336f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.
QUIJANO, A. Ensayos en Torno a La Colonialidad del Poder. In: MIGNOLO, Walter (compilador). Aníbal Quijano: ensayos en torno a la colonialidad del poder. Buenos Aires: Del Signo, 2019.
RISTOFF, D. I. Vinte e um anos de educação superior: expansão e democratização. Cadernos do GEA, Rio de Janeiro, n. 3, p. 1-56. 2013. Disponível em: <http://flacso.redelivre.org.br/files/2015/03/Caderno_GEA_N3.pdf>. Acesso em 25 de agosto de 2020.
RUBIN, M. O. Ensino superior: uma análise da expansão no Sudoeste do Paraná. In: 26ª Reunião Anual da ANPED, 2003, Poços de Caldas. 26ª Reunião Anual da ANPED, 2003. Disponível em: <http://26reuniao.anped.org.br/>. Acesso em 06 de dezembro de 2019.
SANTOS, B. de S. Da Ideia de Universidade a Universidade de Ideias. Coimbra: Centro de Estudos Sociais. Revista Crítica de Ciências Sociais, 27/28, p. 11-62. 1989. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10316/10800>. Acesso em 14 de outubro de 2019.
SANTOS, B. de S. Da ciência moderna ao novo senso comum. In: SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. Vol. 1. São Paulo: Cortez, 2000. p. 55-117.
SANTOS, B. de S. A universidade do século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da universidade. 3. Ed. São Paulo: Cortez. 2011. (Coleção questões de nossa época, v.11).
SGUISSARDI, V. Educação Superior no Brasil. Democratização ou massificação mercantil? Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, n. 133, p. 867-889. 2015. https://doi.org/10.1590/ES0101-73302015155688. Acesso em 24 de agosto de 2020.
TREVISOL, J. V; De BASTIANI, S. C. O cinquentenário da educação superior no oeste de Santa Catarina. Revista Internacional De Educação Superior, Campinas, v.6, p. 1-25. 2019. <https://doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8656167>. Acesso em 06 de dezembro de 2019.
VIEIRA, S. L.; NOGUEIRA, J. F. F. Reformas da educação superior no Brasil: tempo(s) e movimento(s). Revista Lusófona de Educação, Lisboa, n. 35, p. 13-28. 2017. <https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/5911>. Acesso em 24 de agosto de 2020.
WEB OF SCIENCE GROUP. A pesquisa no Brasil: promovendo a excelência. Análise preparada para a CAPES pelo Grupo Web of Science. A Clarivate Analytics Company, 2018. Disponível em: <https://www.sbponline.org.br/arquivos/Promovendo_a_excele%CC%82ncia.pdf>. Acesso em 25 de outubro de 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos autorais Cadernos Zygmunt Bauman
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.