O DISCURSO DA NEUTRALIDADE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NUMA ANÁLISE DE GÊNERO

Autores/as

  • Luana Dias dos Santos Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Luiz Carlos Bento Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Palabras clave:

Gênero, educação, neutralidade, neoliberalismo.

Resumen

O presente tem como objetivo compreender os discursos e os projetos desenvolvidos por grupos neoconservadores e fundamentalistas religiosos, que tem o propósito de resguardar a moralidade e a família tradicional brasileira, implicando na existência de um pretenso ensino neutro. Para isso, o Movimento pelo Escola Sem Partido, propõe que debates em torno da identidade de gênero, sexualidade e movimentos sociais sejam inviabilizados nos espaços universitários e escolares, acreditando na despolitização da educação. Para tal análise, partimos das contribuições de feministas pesquisadoras que conceituaram o gênero e contrapõe os discursos sobre “ideologia de gênero”, criado, principalmente, pela Igreja Católica. Os debates sobre a neutralidade de ensino estão inseridos também dentro de uma lógica neoliberal, que implica na liberdade individual de escolha dos indivíduos. Portanto, os ataques à educação precisam ser contextualizados dentro de uma análise histórica e social dos acontecimentos globais, como o desenvolvimento do capitalismo e do surgimento de movimentos neoconservadores.

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Biografía del autor/a

Luana Dias dos Santos, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduada em História pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Luiz Carlos Bento, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutor em História PPGH-UFG (2015), professor Adjunto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tutor do PET História Conexões de Saberes CPTL.

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Publicado

2021-11-18

Cómo citar

Santos, L. D. dos, & Bento, L. C. (2021). O DISCURSO DA NEUTRALIDADE NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NUMA ANÁLISE DE GÊNERO. Cadernos Zygmunt Bauman, 11(27). Recuperado a partir de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/17949